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4 dicas para investir em um aplicativo

Os smartphones estão tão intrínsecos aos nossos hábitos que parece muito distante a época que eles eram utilizados apenas para chamadas telefônicas ou para mandar um SMS. A utilização dos smartphones no Brasil tem dado grandes saltos, tanto que nesse ano o número de smartphones superou o número de habitantes em território nacional, segundo a Pesquisa Anual de TI realizada pela FGV.

Com a popularização dos smartphones, por consequência outro mercado é aquecido: o mercado de aplicativos mobile. Um estudo realizado pela App Annie, o Brasil ficou na quarta colocação em download de aplicativos, com mais seis bilhões de downloads realizados em 2017, e as previsões animam quem quer investir nesse mercado: em 2022 é esperado que o número de downloads supere oito bilhões, ficando apenas atrás dos EUA, Índia e China.

Com esse cenário, investir em um aplicativo para seu negócio pode ser algo indispensável para continuar sendo competitivo no mercado. Para isso, é necessário prestar atenção em alguns pontos antes de começar a desenvolver.

Definir um MVP

Investir muito tempo e dinheiro em uma hipótese não validada no mercado é arriscado e não gera um ciclo de aprendizado rápido o suficiente sobre o aplicativo. Por isso, a utilização de um MVP fornece um time-to-market menor e mais feedbacks sobre o serviço. O grande conceito do MVP é uma versão do app que permite uma volta completa o ciclo construir-medir-aprender, com o mínimo de tempo e esforços gastos. O ponto é: o objetivo do MVP não é ser mais barato, e sim, conseguir um feedback do mercado o quanto antes. Essa versão do seu app já deve solucionar o problema que ele propõe a resolver.

Segmentação de mercado

Qualquer negócio tem mais chances de ser bem sucedido quando é claro o motivo de sua existência. Com essa questão clara e alinhada, você identifica também quais são as possíveis pessoas que vão precisar do mesmo, outro ponto fundamental para o desenvolvimento do app.

Uma ferramenta que tem um papel importante nesse momento é a persona: a representação fictícia do seu cliente real (baseada em dados reais de comportamento e características demográficas, juntamente com suas motivações, histórias pessoas, objetivos, preocupações e desafios).

Entendendo melhor o perfil do seu possível cliente, você pode tentar falar especificamente com ele. Quando se trata de um app ainda tem mais variáveis para analisar: onde essa persona toma conhecimento sobre aplicativos? Qual é o sistema operacional mais utilizado? Essa persona está disposta a pagar pelo app? Quanto? Enfim, quanto mais informações você tiver sobre a Persona, mais assertivo pode ser o desenvolvimento e a divulgação.

As empresas geralmente tem mais de uma persona, mas foque em consolidar uma delas e ir ampliando seu mercado de forma sustentável.

User Experience (UX)

Experiência do usuário: esse ponto não tem nem o que negociar. É essencial que um profissional competente dessa área esteja envolvido no seu projeto para o sucesso do app. Deve-se pensar qual o motivo do usuário precisar utilizar o aplicativo, qual a expectativa em relação a sua usabilidade, suas conexões, ações, distrações, enfim, toda e qualquer possibilidade de informação que conecta o cliente ao seu aplicativo deve ser imaginada e estudada, a fim que o design do app e sua funcionalidade esteja de acordo com o esperado. A criação da persona também se faz extremamente importante nessa etapa. E claro, esteja sempre aberto a feedbacks do usuário!

Contratar uma equipe capacitada para o desenvolvimento

Pode ser que a sua empresa tenha uma equipe que consiga direcionar esforços (que não são poucos) para o desenvolvimento do aplicativo. Se não for o caso, você deve fazer a escolha da empresa que será seu braço tecnológico. Cumprir prazos, entregar um serviço de qualidade e ter visão de negócio são pontos importantes que você deve observar na empresa. Além disso, procure uma empresa que considere o seu projeto como se fosse dela, totalmente focada no ótimo resultado do aplicativo. Isso com certeza fará toda diferença!


Esses são alguns dos principais pontos que se deve pensar ao investir em um aplicativo. Aqui na Shift Code direcionamos uma atenção especial à concepção do projeto pois o mesmo influencia muito em todo desenvolvimento. Se você ainda tem dúvidas se um aplicativo é necessário para o seu negócio, já falamos sobre isso aqui no blog, confira.

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