A internet mudou o comportamento dos consumidores e a forma como as empresas fazem a exposição dos seus produtos ou serviços. Sites, blogs, mídias sociais e outros canais de comunicação vêm se mostrando como excelentes alternativas para divulgar seu negócio.
Porém, a presença digital não se restringe apenas à criação dos canais de comunicação. É necessário também traçar uma estratégia que leve em consideração as necessidades da sua empresa e oriente todo o trabalho na web. Ser encontrado na internet exige esforço e planejamento.
Neste artigo, separamos algumas dicas para te ajudar a divulgar seu negócio na web. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!
1. Sites otimizados para busca
O primeiro passo para se criar uma presença online relevante é montar o site para a sua empresa. Mas é necessário ir além da programação e promover um trabalho de Search Engine Optimization (SEO), um conceito voltado para a otimização de sites para os mecanismos de buscas.
Isso se faz necessário pois a maioria das pesquisas na web acontecem em serviços como o Google e o Bing. Dessa forma, o SEO é um conjunto de ações — tanto internas quanto externas — para criar boa experiência para os usuários e esses buscadores entendem e “premiam” esse esforço.
Portanto, quanto mais otimizado for o site, melhor será seu posicionamento nas pesquisas feitas em serviços como Google e Bing. Um bom ranqueamento faz com que o seu portal tenha mais visibilidade na web.
2. Marketing de conteúdo
Além de contar com os seus sites, as empresas também podem usar os blogs. Muitas pessoas estão na internet buscando soluções para os seus problemas — e não necessariamente os produtos ou serviços de uma corporação. E o marketing de conteúdo é pensado para dar essas soluções.
Com um blog, uma empresa tem a possibilidade de compartilhar conteúdos específicos, como, por exemplo, dicas administrativas ou manual de como conduzir a reforma de uma casa. Ao oferecer as soluções para esses problemas, o negócio passa a ser conhecido e consegue captar clientes.
3. Anúncios em páginas contextuais
A internet está recheada de sites e páginas que de alguma forma se relacionam com o seu negócio. Você, por exemplo, é o proprietário de uma distribuidora de bebidas, logo pode promover publicidade da sua empresa em sites voltados para festas, especializados em buffets, entre outros.
Essas páginas contextuais são excelentes alternativas para levar o seu trabalho a um público que pode estar interessado em seu negócio e que até então não era alcançado pelo seu trabalho de divulgação. Quanto maior a exposição dos seus anúncios, mais chances de ser encontrado na web.
4. Mídias sociais
A melhor forma de ser encontrado na web é se fazer presente nos locais em que o seu público está, ou seja, nas mídias sociais. Para se ter ideia, atualmente o Facebook já conta com 2 bilhões de usuários registrados no mundo e o Instagram já bateu a marca de 700 milhões de perfis criados.
Esses números mostram a força das mídias sociais e o potencial de divulgação que elas proporcionam a um negócio. Criar perfis, produzir conteúdos e estabelecer um sistema de relacionamento com o público são essenciais para as empresas que pretende fortalecer a sua presença digital.
5. Integre os canais de comunicação
Neste artigo, citamos três canais de comunicação que devem ser usados para criar presença online e fazer com que a sua empresa seja encontrada na rede: site, blog e mídias sociais. Além de criar e produzir conteúdo para essas páginas, é preciso integrá-las para fortalecer o trabalho.
Esses canais possuem botões que os interligam, possibilitando a divulgação do site ou blog em seus perfis nas mídias sociais; ou, quem sabe, usar a sua página do Facebook para direcionar as pessoas para o seu portal. Portanto, não deixe de trabalhar a integração.
Gostou deste artigo sobre como divulgar seu negócio e ser encontrado na web? Então leia este texto sobre como inovar no mercado de produtos e serviços.
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