cover2.png

6 motivos para fazer um aplicativo para seu sistema web

Você já parou para pensar que fazer um aplicativo pode gerar ainda mais valor para o seu negócio? É por isso que tantas lojas, sites de notícias e restaurantes estão sempre lançando uma versão mobile de seus serviços!

Os aplicativos para smartphone apresentam várias vantagens, tanto para o usuário quanto para o empresário. E a mesma lógica vale para empresas que já têm um sistema web.

Um aplicativo integrado ao sistema web cria novas interações com os clientes, utilizadores do serviço, e garante à empresa um diferencial frente aos concorrentes. Afinal, hoje em dia, muita gente já deixou o computador de lado e só usa o celular. De fato, é muito mais fácil e prático, certo?

Por isso, neste post vamos explicar melhor o que são os aplicativos integrados a sistemas web e elencar 6 bons motivos para você adotar essa estratégia no seu negócio. Então acompanhe a lista e boa leitura!

O que é um app integrado ao sistema web?

Essa parte é simples de entender, fique tranquilo! Até porque um aplicativo integrado ao sistema web é muito parecido com um app normal.

Trata-se de um software com funções específicas, e desenvolvido para funcionar em um smartphone. A diferença para os apps comuns é que ele reflete no smartphone as mesmas, ou até mais funcionalidades que o sistema desenvolvido para desktop.

Alguma vez você já pagou uma conta por meio de um aplicativo? Então, provavelmente, você notou que o app tinha as mesmas funcionalidades oferecidas no site do banco, como conferir extrato e transferir dinheiro, não é mesmo?

Pois um app integrado a um sistema web é exatamente isso. Ele permite que você ofereça para o seu cliente, no smartphone, todos os serviços que ele já pode fazer no computador.

Por que fazer um aplicativo integrado ao sistema web?

Não faltam benefícios para quem expande as possibilidades de um sistema web aos smartphones.

Se, antes, os clientes só conseguiam aproveitar o software em um desktop com acesso à internet, agora podem fazer tudo isso na palma das mãos. Basta ter um smartphone — como já fazem mais de 100 milhões de brasileiros.

Bom, agora que você entendeu bem o que é um aplicativo integrado, vejamos os benefícios de desenvolver um desses para o seu negócio e como você pode aproveitar isso para melhorar o seu negócio:

1. Aumenta o engajamento

Com sistemas web comuns, os usuários só conseguem acessar as informações diante de um equipamento desktop ou laptop. Em outras palavras, eles ficam “presos” ao computador. E essa limitação tende a reduzir a participação e as interações dos usuários com o sistema.

Por outro lado, quando você cria um aplicativo mobile e permite que o cliente acesse o sistema diretamente do celular, você dá mais possibilidades para ele interagir e engajar com a sua empresa. É o caso dos aplicativos de passagens aéreas, por exemplo. O que é mais prático, imprimir suas 4 passagens de ida-e-volta com conexões e ficar carregando-as de um lado para o outro entre vôos, ou fazer o download do app da companhia aérea que lhe vendeu a passagem e exibir a tela de seu smartphone, com a passagem, para a atendente na hora do embarque?

Lembre-se que, no Brasil, em média, uma pessoa fica quase quatro horas por dia acessando a internet pelo smartphone. É, realmente, muito tempo — e sua empresa precisa aproveitar isso para aumentar o engajamento do público-alvo.

2. Cria uma experiência diferenciada

Quem utiliza um aplicativo integrado ao sistema web participa de uma experiência bem diferenciada. Não apenas por conseguir acessá-lo no ônibus, no carro ou na cama antes de dormir. Mas também porque os aplicativos são extremamente ágeis, práticos e intuitivos.

Os usuários não precisam gastar muito tempo para executar as ações; bastam alguns segundos e a tarefa é concluída, com poucos toques na tela. Sem dúvida, essa sensação de facilidade e praticidade é uma experiência incrível, e conta muitos pontos para fidelizar seu público.

Além disso, com um aplicativo, você gera ainda mais valor para clientes que já enxergam valor no seu produto web. Você só tem a ganhar!

3. Gera novas funcionalidades

Os smartphones são, hoje, mais completos e poderosos do que desktops ou laptops. E essa é uma grande vantagem que precisa ser aproveitada pelo seu sistema. Afinal, você pode acrescentar todos os recursos possíveis dos dispositivos mobile dentro do seu aplicativo.

Um exemplo é a câmera fotográfica. Dificilmente, alguém usa o desktop para registrar uma foto e postar no sistema web. Com um aplicativo, isso fica muito mais fácil, e o seu usuário tem uma funcionalidade e tanto para aproveitar. Imagine novamente o cenário do banco e um boleto impresso para pagar. Você pode acessar o sistema do banco pelo navegador, digitar todos os números do código de barras do boleto manualmente e concluir a transação. Agora, acessando o sistema através de um aplicativo, o banco consegue lhe oferecer uma nova funcionalidade, fazendo uso da câmera do celular: o leitor de código de barras. E, simples assim, pagar o boleto acabou de ficar bem mais prático!

Outro recurso bacana é a localização geográfica. Com o GPS dos smartphones, seu sistema web pode rastrear os usuários e identificar onde eles estão. O que pode ser muito importante para a gestão de equipes externas, por exemplo.

4. Deixa você na frente da concorrência

Se você fosse um cliente, qual sistema compraria: um que roda apenas na web ou aquele que tem versão web e mobile à disposição? Certamente, a escolha seria pela segunda opção — então, pense bem nisso.

Seus clientes também gostariam de ter os benefícios de usar um aplicativo mobile. Se os seus concorrentes ainda não disponibilizaram essa versão, você estará na frente deles e conquistará mais e mais clientes.

Imagine um sistema de finanças pessoais, que só pode ser acessado pela web. Cada vez que você efetuar uma nova transação, terá que abrir o computador e registrar a compra desse item. Agora, imagine um outro sistema que faz as mesmas coisas que o primeiro, porém esse também oferece um aplicativo. Neste caso, logo após a compra você já pode pegar seu celular e registrar a nova transação. Qual você escolhe?

5. Abre um canal de comunicação em tempo real com o usuário

Outra das principais vantagens dos aplicativos é que eles notificam os usuários sem que estejam, necessariamente, com o app aberto. Pense, por exemplo, no WhatsApp. Mesmo sem estar com ele aberto, você já recebe os alertas de novas mensagens que foram chegando para o aplicativo.

As notificações push, como são chamadas, são de extrema utilidade para aplicativos integrados à sistemas web. É possível enviar notificações, promoções, cupons ou qualquer informação que quiser comunicar diretamente aos usuários. Voltando ao exemplo do banco, ele fazer uso do app para lhe notificar, em tempo real, cada vez que um depósito ou saque é realizado, bem como uma compra no cartão de crédito. Similar ao que acontece via SMS, porém de uma forma muito mais eficiente e sem custo. Ao clicar na notificação push você é redirecionado direto para as informações da transação dentro do app, não sendo apenas uma mensagem solta, como o SMS. A empresa ainda consegue rastrear os cliques e visualizações dessas notificações, por seus usuários.

6. Permite acesso offline

Quando você cria um sistema 100% web, o usuário só consegue acessá-lo quando está conectado à internet. Mas essa regra não vale para os aplicativos móveis. Nesses casos, o cliente pode abrir o app e buscar por informações que já estão registradas no próprio app, sem precisar buscar os dados na nuvem.

Para entender isso melhor, vejamos o exemplo de um software jurídico para advogados, onde é possível acompanhar os históricos de seus processos. Se um advogado quiser abrir determinado processo, terá que acessar a internet para, só então, poder ver as suas informações. Agora, caso esse mesmo software jurídico tenha um aplicativo, o advogado nem sequer precisa ter conexão. Bastará abrir o app e buscar pelo pelo processo para visualizar suas informações, uma vez que o mesmo já estará sincronizado offline na base de dados local do dispositivo. Sem contar a velocidade de abertura, onde o advogado já tem tudo na palma da mão.

Por trás de um grande app há sempre um grande sistema! E lembre-se que esse mesmo app pode ser essencial para que toda essa grandiosidade seja atingida, por todos os motivos que acima listamos. Agora, não esqueça de fazer sua inscrição em nossa newsletter, para receber mais conteúdos legais como este!

6 motivos para fazer um aplicativo para seu sistema web
Compartilhar este post

Comentários