Quantas vezes você já pegou uma fila enorme para, simplesmente, autenticar algum documento no cartório? E quanto à venda daquele seu carro antigo para a compra de um novo, quantos papéis você precisou assinar para concretizar a negociação? Pois bem, a tecnologia Blockchain chegou para revolucionar as transações e autenticações presentes no cotidiano, acabando com filas colossais e pilhas descomunais de papel.
Caso Bitcoin
Você já deve ter ouvido falar do Bitcoin, a mais consolidada moeda virtual. A venda e compra dessa criptomoeda acontece no anonimato, contando também com um sistema de autenticação de transações. O que você pode não saber é que a tecnologia que garante o anonimato e a integridade da moeda é o Blockchain, um complexo encadeamento por blocos que se entrelaçam e compartilham informações criptografadas entre si. Para “quebrar” a segurança e acessar uma das tais, é necessário acesso a todas as informações que estão conectadas à primeira. Assim, é possível até comprar uma casa em outro país apenas com uma rápida, fácil e segura transação em Blockchain!
Caso Spotify
O Spotify, empresa com foco em streaming de música e podcasts, comprou a startup Mediachain Labs a fim de desenvolver um sistema baseado em Blockchain que conecta artistas ao serviço, facilitando a atribuição de direitos autorais. A instituição tinha dificuldades para legitimar a autoridade dos direitos, e já sofreu por isso algumas vezes, tendo que pagar multas de mais de US$ 20 milhões. Com a aquisição, o Spotify pretende autenticar com mais praticidade a computação de direitos em uma base de dados descentralizada.
Caso Coreia do Sul
No post da semana passada comentamos sobre Seul, a capital da moderna Coreia do Sul. Pois bem, ainda na República da Coreia, o governo planeja utilizar o Blockchain como uma ferramenta para a autenticação de votos em eleições para os governantes. Com isso, a segurança das eleições não estaria comprometida e, mesmo assim, haveria comodidade na hora de votar, uma vez que o voto poderia ser feito em computadores e smartphones. O sistema está sendo desenvolvido, apesar do K-voting, voto via internet, já estar ativo e sendo testado desde 2013.
Assim como o Spotify, que tal você também otimizar o produto da sua empresa a partir da tecnologia? Clique aqui para saber como aplicativos podem auxiliar os processos internos das organizações!
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