Um dos indicadores mais importantes para o empreendedorismo nos dias de hoje são as condições de escalabilidade de uma empresa, sendo ela uma das principais características que investidores levam em conta ao avaliar uma startup na hora de financiar a ideia de quem está começando. Mas, para uma empresa, o que significa ser escalável?
A escalabilidade é a medida que expressa o potencial que uma empresa tem de crescer exponencialmente, expandindo-se para outras cidades, estados, países e multiplicando, também exponencialmente, sua base de clientes, sem que, para isso, seja necessário um investimento na mesma proporção. Em outras palavras, é crescer muito, a um baixo custo. E a melhor maneira de fazer isso atualmente é sem dúvida nenhuma usando a tecnologia a seu favor.
No artigo de hoje vamos falar sobre a importância da escalabilidade em uma empresa e quais os benefícios que o uso da tecnologia pode trazer para o seu negócio. Boa leitura!
Como a tecnologia pode ajudar a escalar a empresa?
Na era da revolução digital pela qual estamos atravessando, a tecnologia é a mola propulsora de uma infinidade de negócios espalhados pelo mundo. Basta pensar rapidamente na quantidade de aplicativos, redes sociais, serviços e produtos que surgiram utilizando dispositivos e ferramentas digitais nos últimos anos. Mas como tornar o seu negócio escalável?
Para saber se você está usando os conceitos corretos para uma implementação de sucesso da alta escalabilidade em seu negócio, você deve entender quais são os principais gargalos para o crescimento exponencial e as principais soluções que vão lhe auxiliar nesse processo. Confira abaixo 3 passos fundamentais que vão, definitivamente, colocar o seu negócio no caminho certo:
1. Comece com o básico
Não queira abraçar o mundo logo no início, mapeando todos os processos de sua empresa e tentando entregar a seus clientes todos os resultados os quais você vislumbra que seu negócio é capaz de proporcionar. Dependendo da complexidade do “todo”, esse processo pode demorar anos. Além disso, boa parte do que você está prevendo pode se mostrar drasticamente diferente, uma vez em prática. Portanto, a dica é comece pelo básico!
Entregue valor de forma consistente o mais rápido possível a seus clientes. Isso significa abraçar um escopo menor no início, somente o essencial para começar a girar o seu negócio. A medida que as coisas forem acontecendo, é que vamos adicionando e colocando em pratica todo o escopo, ainda assim em partes e, pouco a pouco, uma base de clientes, ainda que pequena, começa a se formar. Base esta fundamental para que seja possível notar o que o mercado realmente espera, quais das idéias vislumbradas inicialmente realmente continuam fazendo sentido, quais foram reforçadas, quais pontos podem ser melhorados para entregar um resultado melhor e quais devem ser completamente modificados, pois mostraram-se inutilizados ou desnecessários na prática.
O processo do básico, otimiza seus processos, evita retrabalhos e traz um retorno financeiro logo de início. Ainda que pequeno, esse ganho é fundamental para a saúde do próprio negócio, uma vez que você para de alocar somente recursos de outras fontes e passa também a reinvestir no próprio projeto com recursos próprios do mesmo.
2. Evite processos que demandam muita interação humana
Escalabilidade não combina com demandas que devem ser analisadas e processadas por recursos humanos. Se a cada 10 novos pagamentos ou assinaturas por dia sua empresa precisar de um novo colaborador para processar essas vendas, ao tempo que você estiver vendendo 1000 itens serão necessários 100 colaboradores somente para cuidar dos pagamentos. Sim, os dados dessa conta são fictícios e provavelmente um colaborador consegue processar bem mais de 10 pagamentos por dia, mas, ainda assim, já é possível ter uma boa dimensão do quanto isso prejudica a sua escalabilidade.
Escalar é fazer muito mais, com muito menos.
Processos como este devem ser completamente automatizados, sempre que possível, de tal maneira que se torna viável agregar inúmeros clientes, sem a necessidade do processo de contratação de novos funcionários, treinamento dos mesmos, gerenciamento dessas equipes e, principalmente, acarretando uma redução drástica nos custos com infra-estrutura. Escalar é fazer muito mais, com muito menos.
3. Invista na experiência do usuário
Os consumidores do século XXI estão menos preocupados com o ato de comprar e mais exigentes quanto a experiência que terão ao adquirir um determinado serviço ou produto. Por isso, é fundamental garantir um bom atendimento, entrega e pós-venda ao cliente para que a experiência dele seja a melhor possível. Mais importante do que conquistar um novo cliente é manter um antigo. O investimento nesse tipo de comportamento é o que irá alimentar para sempre a sua base de clientes.
Caso você esteja pensando, mas isso não é um pouco contraditório com o que foi dito anteriormente, onde devemos “evitar processos que demandam muita interação humana”? Sim, você está certo, é um pouco contraditório sim! O pós-vendas está diretamente relacionado ao contato interpessoal. Entretanto, existem uma série de medidas que podem ser tomadas para amenizar bastante essa necessidade. Que tal uma documentação bem detalhada de tudo que o seu negócio entrega? Ou melhor ainda, vídeos e artigos tutoriais explicando passo-a-passo como executar as tarefas que comumente geram dúvidas e confusões em seu produto. Notícias e newsletters publicadas, a cada vez que uma nova feature for entregue, também são uma excelente maneira de manter os seus clientes atualizados e cientes das modificações em curso. Resumidamente, um conjunto materiais e mídias intuitivas nos quais seus clientes conseguirão sanar suas dúvidas, por conta própria, sem a necessidade de entrar em contato com o seu suporte.
Legal, mas isso é suficiente? Não! E esse não é muito importante. Nesse caso em particular, o contato humano, ainda assim, se faz essencial. Por diversas vezes, somente a flexibilidade de uma pessoa conseguirá atender à demanda de seu cliente à maneira que ele espera. Além disso, ao serem bem atendidos, seus clientes sentirão-se acolhidos, confortáveis e incrivelmente satisfeitos, prontos para sair indicando sua empresa com frases como: “e se der algum problema eles resolvem muito rápido!”. A diferença entre um atendimento bem feito e um mal feito pode resultar tanto em um cliente evangelista, para o primeiro, quanto em um extremamente descontente e revoltado, para o segundo.
Portanto, que é contraditório é. E o suporte pós-vendas é fundamental? Sim! O que devemos fazer é adotar o máximo de alternativas e medidas, como as supracitadas, que auxiliarão a reduzir drasticamente essa demanda. No fim, tanto um atendimento pós-vendas de qualidade, quanto materiais explicativos que o desafogam, contribuem imensamente para a escalabilidade do negócio. Seja pelas indicações positivas que o primeiro vai gerar, atraindo novos clientes, ou pela redução de demanda de interação humana que o segundo proporciona, reduzindo seus custos e preocupações.
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