O marketing de relacionamento é uma das principais estratégicas para empresas que desejam crescer no mercado e manter seus clientes fiéis. Por meio dele, é possível construir um relacionamento longo e lucrativo com o público de interesse.
A questão é: como construir uma estratégia eficaz? Para isso, é preciso saber investir em diferentes táticas, que vão desde a construção de programas de fidelidade até a melhoria da experiência do cliente com sites e aplicativos mobile.
Sabemos muito sobre esse assunto e decidimos te ajudar: leia este post e conheça 4 dicas para criar uma estratégia de marketing de relacionamento de qualidade. Boa leitura!
1. Conheça profundamente seus clientes
Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer seus clientes. Pense, como será possível criar uma boa estratégia de relacionamento sem nem mesmo conhecê-los? Então, separe uma lista dos principais consumidores e, com base nos dados, tente responder três perguntas:
- quem é seu cliente (idade, classe social, sexo etc.)?
- O que faz com que ele procure você?
- O que ele acha da concorrência?
Para te ajudar a eliminar algumas dúvidas, é possível criar uma pesquisa de opinião. Realize-a por meio do e-mail, telefone ou outra forma de comunicação. Para garantir que as perguntas sejam respondidas, associe a pesquisa à um brinde ou desconto especial.
2. Otimize a experiência online do usuário
É impossível fechar os olhos para a importância do mundo digital. Mesmo as pequenas empesas devem oferecer uma boa experiência online aos seus usuários para garantir que fiquem mais felizes e, consequentemente, fiéis à marca.
Nesse contexto, o site corporativo ganha um grande destaque. Ele, basicamente, é o cartão de visita da empresa e o lugar o qual se encontra-se diversas informações importantes. Por isso, é crucial:
- otimizar o site para dispositivos mobile;
- utilizar um layout fácil de usar;
- criar uma estratégia de relacionamento por meio do blog;
- estabelecer um suporte online.
Para que isso seja realizado com excelência, é importante contar com a ajuda de especialistas.
3. Estabeleça um programa de fidelidade
É grande a eficácia do programa de fidelidade. Aliás, é possível considerá-lo como uma das formas mais eficientes e econômicas de marketing. Segundo o professor Philip Kotler, reter um cliente custa entre 5 e 7 vezes mais barato do que conquistar.
Por isso, são muitas as empresas que investem nesse tipo de estratégia. Há muitos programas de fidelidade, mas é possível falar de dois principais:
- estratégia de cashback: onde parte do dinheiro da compra é devolvido;
- programa de pontos: onde troca-se os prontos por produtos ou descontos.
A escolha do ideal vai depender bastante de acordo com cada empresa. Atualmente, muitas companhias estão aderindo à onda do cashback. Nesse caso, é comum realizar parceria com agências que oferecem o sistema de dinheiro de volta.
4. Utilize aplicativos mobile para melhorar o relacionamento
Grande parte do acesso dos brasileiros à internet é por meio do celular e, além disso, estima-se que uma única pessoa olhe seu smartphone 150 vezes por dia. Então, é importante se preparar para oferecer uma experiência mobile.
Quando uma empresa possui um aplicativo mobile, é possível entregar mais acessibilidade e eficiência aos usuários. Além disso, ela consegue aumentar seu alcance e ter acesso a dados mais claros sobre o seu público-alvo.
Veja, ao aplicar essas dicas, conseguirá conhecer melhor seus clientes e construir um relacionamento sólido, baseado em respeito e confiança.
Agora que está por dentro do assunto e conhece nossas dicas sobre marketing de relacionamento, aproveite para compartilhar suas experiências, dúvidas ou sugestões sobre o assunto. Deixe um comentário em nosso post!
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