Quem trabalha no ramo de serviços sabe que um deslize no atendimento ao cliente pode colocar todo o trabalho de prospecção a perder, ou até mesmo a imagem da empresa, caso seja um problema grave ou recorrente.
Por isso, empresas que trabalham em sintonia com as novidades do mercado e que desejam crescer em nível nacional têm aderido ao marketing de serviços. Você sabe o que é isso?
Neste artigo, além de ensinar do que se trata a estratégia de marketing de serviços, vamos mostrar por que ela é importante e como começar a aplicá-la hoje mesmo no seu empreendimento. Vamos lá?
O que é marketing de serviços?
O marketing de serviços se baseia na otimização da relação entre empresa e clientes. Com uma estratégia bem montada, é possível estabelecer um conjunto de ações para investigar e melhorar a relação com o consumidor.
Isto envolve processos de análise, planejamento e controle das necessidades do cliente, sempre atrelados ao lucro e à qualidade do atendimento prestado ao consumidor.
Atualmente, as empresas empregam o marketing de serviços de forma integrada em todos os setores do negócio. Desta forma, é possível estruturar todos os serviços oferecidos pela sua empresa.
Por que o marketing de serviços é importante para a minha empresa?
Serviços são bens intangíveis. Diferentemente dos produtos, é quase impossível oferecer o mesmo serviço da mesma forma para diferentes clientes. Isto ocorre porque eles são oferecidos por pessoas, que não trabalham da mesma forma o tempo todo. Este sempre foi o maior desafio do setor. Como medir o nível de qualidade de um serviço oferecido?
É aí que entra o marketing de serviços. É importante ter um norte a seguir quando se trata de bens intangíveis. Os processos devem ser analisados em todos os momentos. Somente dessa forma é possível manter o nível de qualidade que a empresa entrega para o cliente.
Como eu posso aplicar o marketing de serviços no meu empreendimento?
Empresas que utilizam o marketing de serviços costumam estruturar os processos em 8 partes, também conhecidas como “os 8 P’s”. São um conjunto de ações que, quando conferidas, fornecem as informações necessárias para estabelecer estratégias. Confira:
1. Produto
Envolve as características do serviço prestado. Geralmente está ligado aos benefícios oferecidos ao cliente. Quais as necessidades atendidas pelo serviço prestado e como elas estão agregando valores aos seus clientes?
2. Preço
O preço engloba o custo geral de um serviço oferecido. Quais são os custos gerados pelos esforços empregados pela sua equipe, pelo tempo gasto e pela complexidade do serviço prestado ao cliente? É importante analisar todas as variáveis para determinar um preço de mercado competitivo.
3. Praça
São os canais de distribuição dos serviços oferecidos pelo seu negócio. Nesse caso, o momento e o lugar e até mesmo os prazos e meios de execução devem ser levados em conta.
4. Promoção
Como os diferenciais e benefícios são mostrados ao público? Esse “P” está relacionado com os esforços de comunicação do seu serviço. Empresas de sucesso costumam mostrar credibilidade e competência técnica. Também é interessante aproveitar também o poder da internet e usar os próprios clientes para promover o seu serviço.
5. Pessoas
Este aspecto engloba todos os envolvidos na prestação do seu serviço. É importante manter a sua equipe atualizada, oferecer capacitações e treinamentos e manter os profissionais prestadores de serviço sempre motivados. Tudo isso vai impactar diretamente a qualidade do serviço prestado ao consumidor.
6. Processos
Uma empresa do ramo de serviços não se sustenta sem uma metodologia comum e compartilhada entre todos os colaboradores. É o caso da sua? Os processos representam os fluxos de trabalho e garantem assertividade na entrega.
7. Produtividade
Maximizar recursos, reduzir despesas e otimizar o tempo. Estas práticas comuns no meio corporativo são essenciais para empresas do ramo de serviços. Juntas, elas garantem a satisfação dos seus clientes e permitem entregar mais do que o esperado.
8. “Palpabilidade”
É tudo o que envolve o local onde o seu serviço é prestado. Para melhorar este aspecto, é preciso estar atento à apresentação pessoal dos funcionários, além de garantir o bem-estar dos clientes no ambiente em de prestação do serviço.
Como usar os 8 P’s na prática?
Para começar a usar o marketing de serviços agora mesmo, preste atenção neste exemplo: imagine que a sua empresa é uma barbearia moderna, uma “Barber Shop”, que oferece serviços estéticos para homens que se preocupam com a aparência, mas que buscam por um serviço personalizado e diferente. Vejamos como adequar os 8 P’s a este tipo de público:
- A empresa oferece um ambiente personalizado (retrô), confortável e amigável (produto);
- O pagamento pode ser efetuado por meio de diversos cartões de crédito (preço);
- Todo mês, escolhe um final de semana para abrir durante a madrugada (praça);
- Os clientes têm descontos em produtos relacionados ao serviço prestado (promoção);
- Os funcionários sempre buscam tratar os clientes como amigos (pessoas);
- O cliente pode simular o seu corte de cabelo em um programa exclusivo (processo);
- A empresa figura entre a lista das melhores do setor (produtividade);
- O ambiente conta com mesas de sinuca, fliperama e um bar. Além disso, as redes sociais estão sempre atualizadas e os funcionários estão sempre vestidos a caráter (palpabilidade).
Alguma dica para melhorar os meus processos?
Como já observamos, aplicar o marketing de serviços envolve direcionar todos os esforços da empresa para a satisfação do seu cliente. Caso ainda esteja na dúvida de como otimizar esses processos, preste atenção nestas dicas, elas podem ajudar você a melhorar os processos da sua empresa.
Ofereça um aplicativo
Empresas de todos os setores já descobriram o poder dos aplicativos para gerar um envolvimento maior com os seus clientes e facilitar a vida deles. Em um cenário dominado pelos smartphones, isto é mais que uma boa ideia e tem se tornado cada vez mais uma necessidade. Um bom exemplo são os bancos, que estão sempre otimizando os seus Apps para facilitar a vida dos clientes.
Otimize o seu site para dispositivos móveis
Hoje não basta estar presente na web, é preciso acompanhar a evolução e otimizar as páginas da sua empresa na internet para os dispositivos móveis. Este pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio e contribuir com a sua estratégia de marketing de serviços.
Agora que você aprendeu como o marketing de serviços é importante para a sua empresa, por que não divulgar essa informação?
Aplique os conceitos aprendidos neste artigo e compartilhe este texto nas redes sociais para todos saberem que a sua empresa está sempre buscando oferecer uma experiência cada vez melhor ao seu cliente!
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