Diferente das terminologias que abordamos nas Fintechs e Healthtechs, Martech não se refere somente a startups da área de marketing, aqui estamos lidando com um conceito muito mais abrangente. Martech é basicamente a estratégia digital linkada com marketing, proporcionando iniciativas, ferramentas e soluções tecnológicas para melhorar a atuação de marketing da sua empresa.
Dentro desse contexto, surgiram diversas empresas e ferramentas que auxiliam o empreendedor a implementar com sucesso essa estratégia, ou então melhorar sua performance. Estamos falando de ferramentas de automação de marketing, estratégia bem embasada de marketing digital, e agora, com a IoT (Internet of Things), Machine Learning e chatbots, entre outros, também entram nesse mercado.
Influência do Big Data
Já falamos um pouco sobre Big Data aqui no blog, mas retomando, Big Data basicamente é um grande volume de dados, de origem variável e sendo gerados a todo momento. Logo, a área de marketing consegue entender melhor o padrão de consumo de seus clientes e possíveis clientes. Todo mundo sai ganhando: as empresas faturam mais e o cliente tem uma experiência cada vez melhor. Mas claro, é necessário compreender, estruturar, relacionar e estruturar os rastros digitais dos consumidores e outras informações.
Influência da IoT
A Internet das Coisas (Internet of Things) está com certeza revolucionando o mercado, consequentemente, influenciando na estratégia de marketing das empresas.
Pense bem, hoje você tem uma estratégia de marketing que oferece, de tempos em tempos, um cupom de desconto por e-mail aos seus clientes. Quando você envia esse cupom, não necessariamente ele precisa do seu serviço no momento. Ele tem algumas opções: ele pode usar o cupom, ou vai ignorar seu e-mail, excluir ou até mesmo marcar como spam.
Mas agora imagine outra situação com o auxílio da IoT: você tem uma oficina mecânica, e no momento que o carro de um cliente seu dá problema, ativa os sensores de IoT, comunicando a você que, nesse exato momento, ele tem um problema. Momento bem oportuno para você dar as caras ao seu cliente, não é mesmo? E claro, melhora muito a experiência do cliente com você oferecendo o serviço que ele precisa, no momento que ele precisa. Logo, isso será uma realidade.
Influência do Machine Learning
Machine Learning basicamente são modelos que analisam dados amplos e complexos de forma rápida e automática para gerar resultados precisos em grande escala. Isto é, aprendizado automático com base em dados. Com dados cada vez mais precisos, as empresas estão se beneficiando ao conseguir identificar oportunidades rentáveis e evitar erros perigosos. No marketing, principalmente digital, o impacto também é grande.
O Machine Learning pode te orientar em decisões muito mais precisas quando o assunto é por exemplo, SEO (Search Engine Optimization) e CPC (Campanhas de Pagamento por Clique).
Marketing Tradicional VS Martechs
Claro que cada uma das estratégias de marketing tem seus benefícios e desvantagens, e você deve utilizar a que melhor se aplicar a sua empresa. Mas lembre-se: estamos em um contexto que as pessoas estão cada vez mais conectadas, e principalmente com os mobiles sendo mais usados. Conhecer melhor seu cliente e segmento de mercado (por meio de dados) está sendo cada vez mais essencial para seu empreendimento se destacar.
São diversos os serviços tecnológicos que podem te auxiliar em Martech, e também, em todas áreas da empresa. Confira 3 áreas da empresa que são extremamente beneficiadas por meio da tecnologia.
Comentários