75737-quer-otimizar-os-processos-na-sua-empresa-confira-essas-5-dicas.jpg

Quer otimizar os processos na empresa? Confira essas 5 dicas!

Otimizar os processos na empresa é algo de interesse de qualquer empresário que esteja em busca do crescimento, ainda mais em momentos de crise, como o atual, em que muitas vezes as funções precisam ser aglutinadas em uma quantidade menor de cargos na organização.

Dentro desse contexto, apresentaremos hoje 5 dicas para que você possa organizar melhor e otimizar os processos na empresa.

1. Planeje suas ações

Ter um planejamento estratégico, com planos de ação bem estruturados, é fundamental para toda empresa que deseje otimizar os seus processos. Isso ocorre por que os planos de ação deixam claro quem é o responsável pela realização de cada tarefa.

Dessa forma, são evitadas situações como a de uma pessoa fazer o trabalho da outra ou duas realizarem a mesma atividade. Além disso, você pode manter toda equipe antenada para saber quem está fazendo o quê.

2. Estabeleça prazos e metas

É natural do ser humano realizar as tarefas mais rapidamente quando sabe que tem um prazo e uma meta a cumprir. É por isso que todas as atividades da empresa devem ter métricas bem definidas, contribuindo para a otimização dos processos.

O prazo deve dizer qual é o período final para a realização de um trabalho, enquanto a meta está relacionada com o objetivo que o esforço precisa cumprir.

3. Saiba delegar funções

Muitas pessoas têm dificuldade em delegar funções por terem receio de que outras não farão o trabalho tão bem quanto elas. Isso é um mito que precisa ser derrubado por muitos empresários ou profissionais que ocupam cargos altos.

É preciso confiar na equipe e ajudá-los a realizar as tarefas. Caso ocorram erros ou esquecimentos, é importante que o chefe desempenhe o seu papel e chame a atenção individualmente, de maneira que isso não ocorra no futuro. Saber delegar funções, portanto, demanda paciência.

4. Tenha uma equipe integrada

Buscar bons profissionais que saibam trabalhar em equipe é muito importante para a otimização de processos em uma empresa. Isso não quer dizer que uma pessoa precisa fazer o trabalho da outra, mas sim saber discutir em conjunto quais são as melhores estratégias para cada setor.

Os times de vendas e atendimento ao cliente, por exemplo, precisam estar bem alinhados com a equipe de marketing, de modo que ambas as ações se complementem. O mesmo se aplica a diversas outras áreas da organização.

5. Tenha um sistema de gestão online

Em pleno ano de 2017 é inadmissível que uma empresa de qualquer porte ainda tenha a sua gestão feita no papel ou em uma planilha excel, isso gera muita demanda de tempo e aumenta a possibilidade de ocorrerem erros ou perdas de dados.

Ter um sistema online para controlar horários de funcionários, entrada e saída de produtos do estoque, planejamento de vendas, ou qualquer outro processo, contribuirá muito para que a sua empresa tenha o seu tempo otimizado.

Agora que você já sabe as principais dicas para otimizar os processos na empresa, é só colocar em prática e seguir rumo ao crescimento. Aproveite para compartilhar este texto em suas mídias sociais e ajudar os seus amigos empreendedores.

Quer otimizar os processos na empresa? Confira essas 5 dicas!
Compartilhar este post

Comentários