Você já ouviu falar em UX (User Experience)? Esse termo, que em português significa experiência do usuário, é usado para descrever uma área bem específica do design. Indo além do layout, o conceito de UX engloba toda a relação entre cliente e uma empresa, seus produtos e serviços — o que inclui sites, aplicativos e blogs.
O objetivo de investir em UX é entregar uma experiência única, que supere as expectativas dos usuários, transformando-os em clientes e até mesmo em fãs da sua marca. Quer aprender a fazer isso? Confira nossas dicas!
Foco no público-alvo
Ao iniciar o desenvolvimento do seu blog, tenha em mente o público que você quer atingir. Lembre-se de que o blog não é para você. Por isso, faça pesquisas de campo com o público-alvo: o que ele espera do site? Quais são as suas necessidades?
Se o seu público é jovem e gosta de ficar no celular, o design deve ser pensado primeiramente para a plataforma móvel. É o usuário quem vai te dizer se o site está acessível para ele, por isso faça testes, examine as críticas e aprimore o que for necessário. Lembre-se, mesmo quando alcançar o produto final, continue aberto para sugestões e melhorias.
Informações claras
O usuário deve navegar pelo seu blog de forma intuitiva. O objetivo é que ele encontre o que precisa com dois cliques ou menos. Quanto menor o número de cliques, menor as chances de abandono e consequente perda de uma possível relação comercial.
Um exercício que pode ser praticado para determinar se o seu site está dentro desse padrão é pedir para alguém visitá-lo e acompanhar o processo. Ao final, capture as impressões do usuário: as informações estão claras? As abas estão visíveis? O conteúdo está bem categorizado? O que você pode fazer para deixar o blog ainda mais otimizado?
Design responsivo
Os smartphones não são mais a segunda ou terceira tela do usuário, atualmente, eles constituem a principal plataforma de acesso à internet para boa parte da população. Isso significa que uma grande parcela do seu público vai inevitavelmente usufruir do seu blog via mobile. Portanto, o mais coerente é investir em um design responsivo, que não apenas se adapte ao formato do celular, mas que funcione tão bem nele como em um desktop — não perdendo nenhuma função no processo.
Suporte online
Um cliente busca o suporte quando tem algum problema que não consegue resolver sozinho. Podemos presumir, nesse tipo de caso, que ele já esteja cansado e até mesmo desapontado com a situação.
Uma plataforma de fácil acesso para o suporte ao cliente, que o atenda com velocidade e eficácia, como um chat, por exemplo, pode reverter a situação. Criando assim, uma sensação de confiança com o usuário, que se sentirá mais seguro para indicar o seu produto ou serviço aos amigos e familiares.
E você, está pronto para melhorar a experiência do usuário no seu blog? Não perca nenhum dos nossos textos, assine a nossa newsletter e fique em dia com os melhores conteúdos para o seu negócio.
Comentários