planejamento-estrategico.png

3 dúvidas esclarecidas sobre planejamento estratégico

A sabedoria popular propaga um aforismo bastante pertinente: quando as velas não estão ajustadas, nenhum vento é favorável. No contexto empresarial, o imprescindível ato de “ajustar as velas” certamente perpassaria pela tarefa de traçar o planejamento estratégico da organização, estabelecendo metas e definindo prazos para alcançá-las.

Caso você ainda não esteja convencido da importância determinante de um planejamento estratégico, fique exatamente onde está e leia este texto até o final. Neste post, esclareceremos as principais dúvidas acerca do tema e reforçaremos os motivos que fazem dele uma condição crucial ao desenvolvimento sustentável dos negócios. Acompanhe!

1. Por que devo pensar em um estudo de públicos?

Sem ignorar a importância fundamental do cliente para o sucesso de qualquer negócio, é preciso pontuar, também, que outros públicos são igualmente cruciais para o crescimento sustentável de uma empresa.

De forma a funcionar adequadamente, a organização precisa contar, por exemplo, com colaboradores empenhados e fornecedores confiáveis. Para tanto, entender as expectativas e equilibrar as necessidades de cada perfil de público despontam como atividades imprescindíveis ao bom andamento operacional.

É justamente por isso que o estudo de públicos (também chamados de stakeholders) figura como uma das primeiras etapas do planejamento estratégico. Somente ao conhecer os grupos que exercem, direta ou indiretamente, alguma influência sobre o negócio é possível tratá-los com consistência e efetividade.

Uma vez mapeados e analisados, os públicos de interesse devem ser trabalhados de forma contínua e próxima. O gestor deve estar ciente de que se tratam de parceiros estratégicos e precisa encontrar maneiras de encantá-los, mobilizá-los e fidelizá-los.

2. O que é a análise SWOT e por que devo mapear cenários?

A matriz SWOT é uma ferramenta bastante utilizada na concepção do planejamento estratégico. A análise — que, em inglês, refere-se a pontos fortes (strengths), pontos fracos (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) — permite que sejam avaliadas as variáveis capazes de afetar a empresa direta ou indiretamente, positiva ou negativamente.

Os objetivos da matriz SWOT são o de permitir a minimização dos riscos e o de estimular o aproveitamento de oportunidades. Ao construí-la, o gestor volta o olhar ao ambiente interno (operacional e administrativo) e externo (mercado, concorrência, economia, política etc), entendendo com mais propriedade a construção dos variados cenários possíveis.

Ao cruzar as informações dispostas nos quadrantes da matriz, o mapeamento é mais assertivo e seguro. O intuito é que, ao antever eventuais combinações de cenário, relacionando dados micro e macro ambientais, a empresa esteja mais bem preparada para desenvolver seus potenciais ou para suavizar seus problemas.

Uma análise crítica, transparente e completa, portanto, certamente confere vantagens competitivas à organização, favorecendo a construção de um plano de ação capaz de nortear operações mais exitosas.

3. Como devo pensar e estruturar um plano de ação consistente?

Uma vez finalizadas as análises qualitativas e teóricas, é hora de partir para a elaboração de um plano de ação.

Primeiramente, é importante que o gestor se certifique de que o documento reflita, com clareza e seriedade, os insights gerados pelo planejamento estratégico. Garantir o bom relacionamento com os públicos de interesse levantados e traçar táticas para minimizar os riscos levantados pela análise SWOT, por exemplo, são desdobramentos naturais do processo.

Para além disso, porém, é necessário atentar aos recursos disponíveis e às tendências de mercado. Ao estruturar seu plano de ação, considere investir massivamente no ambiente digital: com custos menores e vasta abrangência, os movimentos virtuais atingem os mais variados públicos e conferem autoridade e visibilidade à marca.

Aposte em campanhas online, abuse dos aplicativos e seja proativo na busca por seu público (se 3,2 bilhões de pessoas têm acesso à rede, parece um bom lugar para alavancar o crescimento da organização, não?). Ações concentradas e bem estruturadas, firmemente amparadas nas percepções derivadas do planejamento estratégico, garantem consistência ao seu plano e resultados ao seu negócio!

Agora que você já conseguiu esclarecer as principais dúvidas sobre planejamento estratégico, que tal avançar um pouco mais rumo ao desenvolvimento do seu negócio? Veja também como a tecnologia pode ajudar a escalar a sua empresa.

3 dúvidas esclarecidas sobre planejamento estratégico
Compartilhar este post

Comentários