erros-na-criacao-de-app.jpg

4 erros na criação de apps que você deve evitar!

Criar um aplicativo mobile não é tarefa simples, demanda criatividade, planejamento e, principalmente, uma boa infraestrutura com profissionais desenvolvedores capacitados e experientes. Muitos erros na criação de apps fazem com que eles sejam elementos desalinhados com a estratégia de negócios da empresa e não entreguem o que o público realmente precisa.

Pensando nisso, resolvemos elencar aqui os 4 erros que devem ser evitados na criação de um aplicativo empresarial! Quer saber quais são? Então continue a leitura!

1. Começar o projeto sem planejamento

Um aplicativo precisa ser criado a partir de um planejamento cuidadoso. Pular essa etapa resultará no fracasso do projeto. É preciso, primeiramente, levar em conta no planejamento tanto as oportunidades quanto as dificuldades do mercado em que o aplicativo vai ser inserido.

Para isso, é fundamental cercar-se de informações sobre os apps concorrentes ou com funcionalidades similares para estabelecer alguns parâmetros do que funciona e do que não funciona naquele segmento.

A estratégia de monetização também precisa ser definida no planejamento. A ferramenta poderá ser totalmente gratuita e com anúncios, com compras dentro do app (freemium), ou paga. Cada modalidade tem seus prós e contras.

Um app pago, por exemplo, oferece a recompensa imediata ao desenvolvedor com o pagamento a cada download, mas costuma reduzir bastante a base de usuários da ferramenta.

Já um app gratuito tem potencial de alcançar uma base gigantesca de usuários. Entretanto, seu lucro dependerá da venda de anúncios, que podem carregar o layout de seu app e demorar um tempo maior para dar retorno.

2. Desconhecer seu público

Além das funções e serviços que a ferramenta oferece, o nome do app, sua logo, questões de usabilidade e interface e as estratégias de publicidade para divulgar o produto devem ser pensados tendo em vista seu público-alvo.

Muitas vezes, aplicativos trazem funções inúteis para seu público, o que torna sua interface mais confusa e carregada. Ao planejar o desenvolvimento de um aplicativo, é preciso privilegiar a adequação do projeto às demandas reais de seu público.

Por isso, estude bem sua audiência, procure saber do que gostam, o que consomem, quais são seus interesses. Pois, na hora de pensar no projeto, você deve procurar elementos de identificação com esse público. Isso se aplica, por exemplo, na escolha do nome da ferramenta, que precisa ilustrar bem sua funcionalidade mas, ao mesmo tempo, causar impacto naquele público em especial.

3. Desenvolver app em plataformas gratuitas

Ferramentas gratuitas para desenvolver apps têm algumas vantagens. Algumas plataformas podem parecer bastante práticas e ágeis para esse fim, mas elas não terão as ferramentas necessárias para a criação de um aplicativo completo.

Para a criação de um app com características e funcionalidades singulares, que realmente façam a diferença nesse concorrido mercado, é preciso bons gráficos, fluidez na navegação, boa usabilidade e interface eficiente com o usuário. Ferramentas gratuitas são muito limitadas e não servirão para criar uma solução nesses moldes.

Por isso, procure uma empresa especializada no desenvolvimento de apps mobile para criar uma solução mais sólida, ou seja, uma ferramenta que realmente ajude você a ter sucesso no seu negócio.

4. Falta de divulgação

Ao lançar seu aplicativo em marketplaces de apps, lembre-se de que ele terá milhares de concorrentes, por isso, inclua no planejamento estratégias para ampliar sua visibilidade.

Use ferramentas como Google Trends para descobrir mais sobre o seu público e construa uma estratégia de divulgação calcada em mostrar como seu aplicativo atende a demandas desse grupo.

 

E então leitor? Esperamos que esse conteúdo ajude você a evitar os erros na criação de apps! Para continuar aprendendo sobre esse universo mobile, descubra também quanto custa criar um aplicativo!

4 erros na criação de apps que você deve evitar!
Compartilhar este post

Comentários