86281-5-motivos-para-terceirizar-o-desenvolvimento-de-um-software.jpg

5 motivos para terceirizar o desenvolvimento de software

A forma como as empresas fazem negócios mudou consideravelmente nos últimos anos. Com todo o mercado virtualizado, as demandas para desenvolvimento de software sofreram uma enorme aceleração. Com isso, muitas variáveis começaram a surgir e causar dores de cabeça em gestores e diretores de empresas.

Uma das alternativas para sair dos problemas que existem nesse processo — tais como mudanças de escopo, atrasos nas entregas, gerenciamento de equipe especializada, entre muitos outros — é a terceirização do desenvolvimento de um software.

Tomar essa decisão traz várias vantagens para a empresa e é muito difícil o empreendedor, após buscar conhecimento sobre o assunto, não perceber como essa atitude é um bom negócio. Veja cinco motivos para você terceirizar seu desenvolvimento já no próximo software que deseja criar.

1. Redução de custo

Terceirizar o desenvolvimento de um software NÃO deixa o projeto mais custoso. É necessário reforçar essa afirmação para que certos estigmas sobre esse assunto sejam quebrados.

Quando uma empresa contrata uma terceirizada, ela está se absolvendo das obrigações trabalhistas com os colaboradores que irão participar do desenvolvimento. Além disso, não terá o custo de treinamento da equipe para desenvolvimento com a tecnologia que será utilizada e não precisa ter uma estrutura física para que o projeto seja desenvolvido.

Apesar do custo de desenvolver um software com uma empresa terceirizada parecerem altos quando vistos em um único número, quando se compara com todos os gastos de manter uma equipe de especialistas em nome da própria empresa, é clara a economia existente.

2. Tecnologia de ponta

Empresas terceiras de tecnologia enfrentam uma fortíssima concorrência de mercado. Para se diferenciar, elas recorrem a adquirir e aplicar as melhores tecnologias e metodologias existentes no universo da TI.

É preciso estar atento sobre o que a empresa vende e o que de fato ela oferece, mas buscando parceiros confiáveis e com boas referências de mercado, contratar uma empresa terceira seguramente trará o que há de melhor para lapidar o processo de desenvolvimento de software.

3. Segurança dos artefatos de desenvolvimento

Como quem está criando um software não quer perder nada já finalizado, uma empresa terceira, para evitar retrabalhos, se preocupa de forma prioritária em manter os códigos, documentos e arquivos visuais com total segurança e acessibilidade.

Além disso, o versionamento do que está sendo desenvolvido é realizado e validado de forma rigorosa para que o histórico não seja perdido ou quebrado em nenhum momento. Existem ferramentas famosas no mercado para essa tarefa, e as empresas de tecnologia estão por dentro dos benefícios de utilizá-las.

4. Maior agilidade

Com o crescimento das metodologias ágeis, as entregas de softwares funcionais ganharam novos traços, se tornando constantes e de grande geração de valor. Quando se trabalha com uma terceirizada, são evitados os problemas com a procrastinação e com a burocracia que podem existir entre departamentos de uma mesma empresa.

Deve, é claro, existir um comprometimento mútuo com os prazos de entrega e com a alta produtividade da equipe, além do esforço para sempre existir a troca de conhecimento entre todos os envolvidos no projeto, seja técnico ou do negócio, aumentando de forma gradativa a agilidade do time.

5. Experiência especializada no desenvolvimento de software

Todos os ganhos expostos até agora se devem à experiência que uma empresa terceirizada possui com esse ramo de atividade. É muito melhor deixar o desenvolvimento de software nas mãos de quem já vivenciou diversas vezes esse processo do que criar uma nova área que não possui conhecimento do negócio — e que às vezes nem é especialista de forma técnica para dar o suporte desejado.

Como a atividade de desenvolvimento de software é de alto nível de complexidade, raramente compensa para uma empresa que não é do meio da tecnologia entrar de forma independente nesse desafio. A terceirização do desenvolvimento de software garantirá muitos benefícios e muito menos problemas para os administradores, deixando-os mais tranquilos para cuidar do planejamento estratégico e a visão de futuro da empresa.

Gostou das vantagens que terceirizar o desenvolvimento do seu software levará à sua empresa? Entre em contato conosco ou nos peça orçamento! Ficaremos felizes em lhe ajudar e tirar todas as suas dúvidas.

5 motivos para terceirizar o desenvolvimento de software
Compartilhar este post

Comentários