cover-automation5.jpg

Sistema Web: 3 áreas da sua empresa que precisam de um!

Sistema web – Seja por falta de tempo, seja por falta de conhecimento, muitos gestores ainda não adotaram o uso de sistemas web nas diversas áreas de suas empresas. Em um mundo onde a produtividade é sinônimo de redução de custos e aumento de qualidade, organizar e automatizar processos previnem o retrocesso e a perda da força competitiva da empresa ao longo do tempo. Podendo ser um dos divisores de água que levarão a empresa ao risco de de extinção ou ao crescimento desenfreado.

Um dos principais pontos é a automatização de processos manuais, como cálculos e organização de documentos de RH, análises amplas e detalhadas com controle total da área financeira e otimização de fluxos de vendas e marketing. As pessoas passam a focar e dedicar muito mais de seu tempo à sua proposta real de trabalho e perdendo muito menos tempo com trabalhos manuais.

Para mostrar como um sistema web é importante, fizemos um post explicativo para você compreender o que ele é e quais áreas da sua empresa precisam de um agora mesmo. Confira!

O que é um sistema web?

Um sistema web é um software hospedado na nuvem. Podendo ser acessado de qualquer lugar, o sistema permite que o trabalho de gestores e colaboradores de diversas áreas trabalhem simultaneamente e em colaboração, por meio de recursos e ferramentas on-line personalizadas, que atendem cada necessidade de forma específica.

A mobilidade proporcionada por sistemas web é tamanha, que mesmo colaboradores fora da empresa podem continuar contribuindo com informações e alimentando o sistema. As informações estão com todos a todo momento e lugar, com grande aumento de produtividade, basta acessar o sistema por meio de um aplicativo no celular e pronto: temos uma estação de trabalho móvel.

Além disso, um sistema web possibilita à empresa crescer sem precisar investir tanto, uma vez que oferece escalabilidade a preços justos. Também oferece recursos de automatização de tarefas, reduzindo o índice de retrabalho causado por falhas humanas no processo e a necessidade de mão de obra qualificada. O melhor de tudo, você não precisa ser especialista em tecnologia para adotá-los.

Quais áreas precisam de um sistema web?

Com tantas vantagens e benefícios, todas as áreas da empresa deveriam contar com um sistema web. No entanto, por diversos motivos que vão desde a falta de tempo até a falta de orçamento para o investimento inicial, nem sempre isso é possível.

Então, a dica é você implementar a tecnologia aos poucos, dando prioridade às áreas mais urgentes. Quando os resultados começarem a surgir, você partirá para outras até modernizar toda a empresa.

Quais áreas são prioritárias?

1. Área de recursos humanos

O RH demanda muito esforço dos colaboradores para executarem as tarefas de recrutamento, seleção, contratação, treinamento e demissão porque todo esse processo depende de documentos e informações que são tratadas de forma avulsa.

Com um sistema web, o setor ganha uma gestão moderna, com informações centralizadas em um único local, agilizando os processos com análises e decisões mais certeiras e em menor tempo. Confira alguns sistemas online que podem trazer controle e automatização para os seus processos de RH:

xerpa rh

Sistema de gestão de RH, com centralização de dados, documentos, solicitações e aprovações fáceis de acessar para todos: você, os gestores, colaboradores e até seu contador.

software rh

Gestão Completa de Currículos, Vagas e Empresas integradas ao seu site, com Relatórios e Gráficos customizáveis que fornecem Indicadores e Estatísticas sobre o todo o processo de Recrutamento e Seleção.

2. Área financeira

Uma das áreas mais importantes da empresa, o setor financeiro deve ter prioridade máxima quanto ao sistema de gestão on-line.

Os recebimentos e os pagamentos de contas geralmente acontecem por meio de diversos canais e formatos, e gerenciar tudo isso manualmente, além do risco de falhas, exige um esforço incalculável de trabalho e atenção.

Acabe com isso e torne o departamento de finanças da empresa mais tranquilo e confiável. Isso é possível graças às ferramentas de integração de contas e geração de relatórios com gráficos de fácil leitura e compreensão, potencializando a projeção de resultados para um planejamento de investimentos, por exemplo.

Gerenciamento de vendas, clientes, fornecedores, serviços. Controle de estoque e produtos. Emissão de boletos e notas fiscais. Relatórios de fluxo de caixa e demais análises financeiras. Se você ainda está no papelzinho ou planilha excel, a adoção de um desses sistemas vai simplesmente transformar a sua empresa:

conta azul

Sistema de gerenciamento de vendas, centralização de informações e análise financeira, clientes, fornecedores, com emissão de boletos e notas fiscais. Menos trabalho e mais espaço na sua agenda.

organizze

Encontre facilmente seus clientes e fornecedores sempre que precisar. Tenha informações detalhadas e organizadas, em poucos cliques ou toques, com os aplicativos para android e ios.

3. Área de vendas

Ter uma equipe trabalhando em um ambiente on-line favorece o compartilhamento de informações e incentiva a colaboração mútua para que todos os profissionais batam as suas metas e elevem o potencial de resultados para a empresa.

Além disso, o registro de vendas no sistema web possibilita agilizar os processos de liberação de mercadoria, cobranças e muitas outras funções, por ter as informações mais importantes centralizadas no mesmo ambiente.

Os clientes poderão ser trabalhados melhor, e os gestores aumentarão o potencial de análise e planejamento das ações para conquista de vendas mais qualificadas.

Confira abaixo duas excelentes ferramentas para gerenciamento de clientes e vendas:

pipedrive

CRM de vendas de fácil utilização e colaboração, tem sua visão principal baseada num funil de vendas, com um fluxo simples e intuitivo.

agilecrm

CRM 3 em 1, com controle de fluxo e gerenciamento de vendas, marketing e serviços de help-desk.

(bônus) 4. Produtividade de todas as áreas como um todo

Bom, as vezes temos algumas ferramentas que são essenciais para mais de uma área e fazem parte do dia a dia de todas elas. Tanto vendas, marketing, financeiro e jurídico utilizam emails, certo? Todas elas geram documentos e planilhas. Todas possuem compromissos e tem de organizar sua agenda de alguma forma, correto? Além disso, todas tem que se comunicar internamente ou até mesmo entre elas.

Para todos esses casos, sistemas web de colaboração podem fazer toda a diferença. Não seria exagero nenhum dizer que a mudança acontece da água para o vinho. Abaixo listamos as ferramentas mais úteis que separamos para você e que podem ser utilizadas, de forma magistral, em qualquer uma das áreas supracitadas, bem como demais setores de sua empresa:

gsuite

Colaboração em tempo real em documentos, planilhas e apresentações, sincronização de arquivos entre colaboradores com controles de permissão, agenda compartilhada para controle total de compromissos e email empresarial.

slack

Chat corporativo, com mensagens diretas e organizações por canais (grupos). Comunicação rápida e eficaz entre colaboradores e times, com troca de documentos e video-conferências. Integrações práticas com uma infinidade de ferramentas deixam-no ainda mais poderoso.

trello

Ferramenta colaborativa, gratuita e extremamente flexível para organização de… tudo! O Trello adapta-se ao seu projeto, time e fluxo de trabalho, organizando tarefas, entregas, eventos e o que mais você quiser em um quadro, que você visualiza todo em uma só tela.

Sistemas sob demanda

Ainda, com todas as soluções apresentadas, nem sempre as já disponíveis no mercado e oferecidas como serviço serão suficientes ou viáveis para os processos de sua empresa. Cada companhia tem suas especificidades, demandas e atribuições únicas, que não chegam a ser atendidas pelas mesmas, muito em função da sua natureza genérica de ser – não foram feitos para uma empresa em específico, mas para abraçar o maior número delas possível.

Nesses casos, também é possível procurar uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas sob demanda (somos nós ?), que produz e disponibiliza um sistema web moldado às necessidades específicas de sua empresa.

Independente do seu caminho, o mais importante é identificar as áreas mais sufocadas por trabalhos manuais e procurar as soluções de sistemas web que irão otimizar processos e alavancar os resultados da empresa, garantindo um crescimento de forma sustentável.

Gostou das dicas? Não perca mais nenhuma delas, acompanhe-nos no Facebook e assine já a nossa newsletter!

Sistema Web: 3 áreas da sua empresa que precisam de um!
Compartilhar este post

Comentários