MetodologiasÀgeis.jpg

7 vantagens na utilização de metodologias ágeis

Se você é dono de empresa, trabalhou ou trabalha em alguma empresa de tecnologia, muito provavelmente você já ouviu falar das metodologias ágeis. Nomes famosos como Scrum, Kanban, XP e FDD estão presentes, completamente ou em sua essência, em quase todas as empresas do setor de TI da atualidade, inclusive aqui na Shift Code. Mas você já parou para analisar os benefícios que essas metodologias trazem às empresas? Separamos aqui 7 motivos para você utilizar os processos ágeis em sua empresa!

Múltiplas entregas

Por se tratar de um processo de desenvolvimento acelerado, não é surpresa que as metodologias ágeis propiciem muitas entregas. Essas múltiplas entregas trazem, tanto para a empresa quanto para o cliente, a possibilidade de testar o que foi desenvolvido.

Previsão de prazos e custos

Uma vez que os projetos são elaborados dividindo-os em várias entregas, fica mais fácil estimar o custo e o prazo de finalização para cada etapa do desenvolvimento, já que ficam claras as funcionalidades desenvolvidas em cada módulo.

Feedback contínuo

Com cada entrega, vem a revisão feita tanto pela equipe desenvolvedora quanto pelo contratante, sendo o projeto desenvolvido por ambas as partes em conjunto. Tal situação propicia uma liberdade para feedbacks contínuos, trazendo como resultado um produto otimizado às necessidades do cliente.

Pouca burocracia

A relação mais leve entre o cliente e a equipe de desenvolvimento traz como reflexo a pouca burocracia, eliminando possíveis gargalos e fazendo com que o andamento do projeto seja mais fluido.

Flexibilidade para modificações

Como o feedback torna-se frequente, há maior possibilidade de se adicionar funcionalidades extras, não projetadas anteriormente, assim como aplicar alterações ou adaptações no que já foi desenvolvido e testado.

Menor probabilidade de ocorrerem bugs e afins

Tanto a equipe de desenvolvedores quanto o cliente testam continuamente as funcionalidades já aplicadas. Assim, há uma maior probabilidade de se encontrar bugs que, em outras metodologias, passariam despercebidos até a entrega final ou, talvez, até a implementação do projeto.

Boa qualidade do produto

Analisando todas as vantagens citadas anteriormente, fica claro que a utilização efetiva de metodologias ágeis garante a satisfação do cliente com um produto bem desenvolvido e alinhado às suas necessidades e expectativas.


Você sabe como nós aqui na Shift Code prezamos pela qualidade do serviço oferecido, não? Então que tal você conferir como trabalhamos alinhados às metodologias ágeis clicando aqui?

E se você quiser saber mais sobre os nossos cases de sucesso, que tal clicar aqui?

7 vantagens na utilização de metodologias ágeis
Compartilhar este post

Comentários