criar-um-app-2.png

Criar um aplicativo e empreender: 9 passos fundamentais para o sucesso

Criar um aplicativo pode ser um grande desafio para quem não é um desenvolvedor. Entretanto, há muitas coisas que você pode fazer para transformar sua ideia em realidade. Confira 9 passos fundamentais para fazer um app mobile acontecer!

1. Pesquise o mercado

A primeira etapa do seu projeto não pode ser nenhuma outra senão a pesquisa de mercado. Considerando que você já tem uma ideia de que app gostaria de criar, é hora de pesquisar nas lojas de aplicativos da Apple e do Google produtos concorrentes.

Afinal, existem milhões de aplicativos por aí, em ambas as lojas. É improvável que a sua ideia seja única, mas há uma grande probabilidade de que ela seja melhor. Quando conhecemos o que está disponível no mercado podemos projetar soluções mais completas.

2. Entreviste clientes em potencial

Quem são os seus clientes em potencial? Todo aplicativo tem um público-alvo. O Runkeeper foi feito para pessoas que praticam esportes, enquanto o Google Fit atende a usuários que pensam em se movimentar mais.

As duas aplicações são parecidas, contando o tempo de atividade dos usuários para transformar isso em gráficos de performance. Entretanto, seus públicos são fundamentalmente diferentes e, consequentemente, seus layouts, código e funções também.

Não importa que tipo de app você escolheu criar, é fundamental pensar em pessoas de verdade e entrar em contato com elas para compreender suas expectativas. Na sua família ou círculo de amigos provavelmente há alguém que faz parte dessa audiência.

Marque uma conversa, apresente sua ideia e deixe claras as vantagens do aplicativo que pretende criar. Ouça as sugestões e veja como elas podem agregar valor à sua criação.

3. Defina o modelo de negócios

A essa altura você já sabe se existem por aí aplicativos parecidos com o seu e quais usuários estariam interessados nele. O que falta é descobrir o modelo de negócios sobre o qual seu app vai gerar lucro.

Não há uma fórmula mágica. Aplicativos empresariais gratuitos, por exemplo, aumentam a visibilidade de uma marca e geram novos negócios. Outros tantos se sustentam com publicidade ou cobrando por download.

Escolha a solução que mais tem a ver com a sua proposta e comece a pensar em como implementá-la.

4. Descubra sua proposta de valor

Quão diferenciada é a sua ideia? O que ela oferece? Quais são os pontos fortes que podem ser usados em sua comercialização?

Encontrar sua proposta de valor é responder a cada uma dessas perguntas com precisão. Sua ideia deve ter características mais marcantes que a concorrência, oferecer recursos ou usabilidade melhores e você precisa conseguir levantar os pontos fortes dela antes de sequer começar a programação.

5. Estime um orçamento

Depois de tudo isso é hora de começar a pensar em como criar um aplicativo de fato. Você precisa definir um orçamento realista — e com algum espaço de sobra, alocando pelo menos 20% para contingências.

6. Comece um wireframe

Wireframe são rascunhos de como o seu app funcionará. Antes mesmo de encontrar um desenvolvedor é uma boa ideia ter um wireframe esboçado, para que você consiga descrever bem a sua ideia.

Para criá-lo basta uma folha de papel. Entretanto, se você procura um método mais prático, pode experimentar ferramentas como o Wireframe.cc.

Pense na tela inicial do seu app, se ele solicita o login do usuário e se estarão dispostas as funcionalidades que possui. Procure fazer esses desenhos na ordem que eles aparecem em seu aplicativo, mas se isso não for possível enumere cada tela para se orientar melhor.

7. Encontre um desenvolvedor

Depois de desenvolver o plano de negócios do seu aplicativo e pensar em como ele funcionará, é hora de encontrar a equipe certa para transformá-lo em realidade. Em um mundo ideal essa equipe é fácil de encontrar e cabe em seu orçamento, trabalha com agilidade e desenvolve uma ótima comunicação com o seu time. Entretanto, sabemos que nem tudo são flores.

Ao terceirizar o desenvolvimento do seu aplicativo, geralmente há dois caminhos que você pode trilhar:

  • contratar uma equipe para criar um software personalizado;
  • buscar uma plataforma gratuita/por assinatura de criação de apps.

Dá para perceber que tratam-se de dois caminhos bastante diferentes. No primeiro caso, desenvolvedores e designers trabalharão em função das suas necessidades, criando alternativas do zero para atender a cada uma delas. No caso das plataformas, por sua vez, é você ou alguém da sua equipe o encarregado de tirar seu aplicativo do papel, usando algumas funcionalidades pré-programadas para isso.

É claro que a segunda opção oferece maiores limitações, afinal, você deve adequar seu projeto às capacidades da plataforma escolhida. Com uma equipe de desenvolvedores dedicados a seu projeto, o resultado tende a ser melhor, o código tem menos bugs e as funcionalidades do seu app são limitadas apenas pela tecnologia disponível.

Além do mais, quando você mesmo é responsável pela criação do seu próprio app, precisa assumir o papel de gerente de projetos. Ao terceirizar essa responsabilidade para um fornecedor, é possível continuar focado em seus objetivos de negócios enquanto o parceiro implementa a solução que você imaginou e supervisiona sua execução.

Por isso, para criar um aplicativo, recomendamos seguir este caminho. Procure nas suas redes de contatos por recomendações ou confira na internet quem produziu aquele app incrível que você usou ainda essa semana e escolha alguns desenvolvedores em potencial. Faça entrevistas, verifique seus portfólios e fale com clientes anteriores para conseguir se decidir.

E, sempre que possível, vá com seu instinto. Não acredite em ofertas boas demais para serem verdade nem feche negócio com uma equipe com a qual você não se deu bem de primeira.

8. Pense na experiência do usuário

Quando tiver encontrado o desenvolvedor ideal, é hora de mostrar para ele aqueles wireframes que você já tem. Discuta as funcionalidades e a estrutura do aplicativo como você imaginou e conte para ele um pouco mais sobre o perfil do seu usuário. Seja dedicado, empenhe-se em passar o máximo de informações que levantou em níveis de alto detalhamento.

Juntos, vocês chegarão a uma solução que considera a experiência do usuário e tem um bom design.

9. Desenvolva uma estratégia de divulgação

Enquanto o seu desenvolvedor de software se dedica a criar o código por trás de seu aplicativo, não é hora de parar de trabalhar nele. Você e a sua equipe devem começar a pensar em estratégias de divulgação. Como seus clientes em potencial serão convocados a usar esse app?

Ele está atrelado a uma marca que já tem uma base de consumidores? Ou precisa conquistar leads para uma nova ideia? Trace um plano de ação enquanto seu aplicativo ainda não está pronto para ir ao ar. Assim, quando chegar o dia do lançamento você já construiu a expectativa em seu público.

Gostou dessas dicas para criar um aplicativo? Espere até falar com a equipe da Shift Code e descobrir que ela pode lhe ajudar mais do que imagina! Siga-nos nas redes sociais para mais dicas de empreendedorismo e tecnologia. Estamos no Facebook, Instagram e Google+.

Criar um aplicativo e empreender: 9 passos fundamentais para o sucesso
Compartilhar este post

Comentários