xxxcasual-cellphone-contemporary-1471752.jpg

Quais são as principais tendências de SEO para 2019?

Há algumas semanas atrás, marcamos presença no RD Summit, o maior evento de marketing digital da América Latina. Entre muitos assuntos interessantes, um chamou a atenção: as tendências de SEO para 2019. E claro, queremos compartilhar com vocês os aprendizados.

Investir em SEO já é uma prática comum em empresas que valorizam uma boa estratégia de marketing digital, mas o que deve ser prestado atenção é: a forma que os usuários estão pesquisando e consumindo informações está mudando, e para ter um bom ranqueamento, os profissionais devem se atentar a essas mudanças.

Em uma palestra espetacular apresentada pela Maryna, da SEMrush, foram destacados três principais pontos para se prestar atenção:

SEO para dispositivos móveis

A fala de Maryna nesse assunto é enfática: “Se você não estiver pensando em dispositivos móveis antes do desktop, você já perdeu”. Não é novidade que as buscas móveis superaram as buscas em desktop, então, por que ainda continuar pensando só no SEO voltado para desktop?

Que fique claro, não é para deixar o SEO “básico” de lado, mas sim aprimorar para o futuro, que é mobile! 😉

O que o próprio Google recomenda é que você trabalhe com web design responsivo como padrão, que vincula um único código HTML no mesmo URL, independente do dispositivo utilizado pelo usuário. Para complementar, o Google ainda divulga três pontos-chave que você deve fazer:

  • Sinalizar para o Google quando uma página tiver formatação para dispositivos móveis;
  • Manter os recursos rastreáveis;
  • Evitar erros comuns que frustram os usuários em dispositivos móveis, como a velocidade de abertura do site (caso seja um problema no seu site, dá uma olhadinha nesse post), ou então, vídeos e imagens que não carregam.

SEO para pesquisa com voz

A pesquisa por voz nem sempre foi a queridinha dos usuários, tanto que em 2013, 85% dos usuários de iPhone não utilizavam a Siri. Entretanto, em dezembro de 2015, uma pesquisa da Mindmeld mostrou que 60% dos entrevistados começaram a utilizar os comandos por voz nos últimos 12 meses.

Para aproveitar esse boom da pesquisa por voz, o seu conteúdo deve ser estruturado para responder bem a esse ranqueamento, prestando atenção em suas particularidades:

  • Focar em frases naturais ou conversativas: na pesquisa por voz, a probabilidade de utilizar coloquialismo ou gírias é maior, e encaixadas em uma frase, tem potencial para se transformar em uma palavra-chave. Mas pera lá, não encha suas palavras-chave de gírias, faça uma boa pesquisa de palavra-chave.
  • Perguntas: uma característica bem marcante da pesquisa de voz é a busca por respostas diretas, então, proporcione isso ao usuário! O Google vai perceber que você está respondendo exatamente o que ele pergunta e vai te beneficiar por isso.
  • Palavras gatilho: justamente por ter essa característica de fazer perguntas mais diretas, algumas palavras acabam aparecendo frequentemente nas buscas: “como”, “o que”, “por que” são exemplos. Preste atenção à elas e veja se não se encaixam em suas palavras-chave.

Influência de IA e Machine Learning

Que o algoritmo do Google tem ficado cada vez mais inteligente não é novidade, mas isso se dá principalmente pela influência de Inteligência Artificial e Machine Learning, e adivinha quais são as grandes tendências para 2019? 

Se seu site aparece com frequência em uma busca, porém, quando o usuário acessa o link e logo sai, o Google entende que o seu conteúdo não foi útil para o que ele estava buscando, prejudicando a experiência do usuário, e consequentemente, prejudicando seu SEO.

Percebe que não só SEO para ser melhor ranqueado no Google é o suficiente? Se você não entregar um conteúdo relevante e de qualidade, o Google vai te penalizar.

 


E aí, você acredita que essas vão ser de fato as tendências de SEO para 2019? Compartilhe o que você acha nos comentários!

Quais são as principais tendências de SEO para 2019?
Compartilhar este post

Comentários