texto-10.jpg

4 cuidados que você deve ter ao solicitar ajustes em um projeto

O que se busca é não seja necessário fazer ajustes em um projeto, mas é provável que apareça transtornos. Será preciso reavaliar o escopo, fazer um upgrade financeiro e redistribuir as incumbências. Quem sabe até novas compras e contratações?

Criatividade e disposição para aprender com as falhas são ótimas opções em situações assim. Quando ocorrem muitos desvios entre a execução e o que foi planejado, vai ter estresse, não é mesmo?

Mas não se desespere: preparamos este post com quatro dicas incríveis para te ajudar a atualizar a iniciativa com o menor impacto possível. Venha com a gente!

1. Pondere se a mudança é realmente necessária

A programação está em andamento, tudo caminhando e, de repente, você vê uma possível necessidade de alteração de um conteúdo ou configuração. Bate aquela aflição, né? Será que serão cumpridos os prazos de tempo com esse novo arranjo?

Nessa, ou em qualquer outra situação de crise, o diálogo é o melhor caminho. Converse com o responsável pelo desenvolvimento do projeto. Descubra se alguém conta com uma sugestão menos nociva. Há algum método para otimizar essas mudanças, por exemplo?

Por isso, a manutenção de canais abertos e instantâneos de comunicação é fundamental. Já existem no mercado interfaces específicas para gerenciamento, nas quais gráficos e outros recursos estão disponíveis. O ideal mesmo seria um sistema web sob demanda, que já é elaborado na medida. Se você não conta com um, utilize aplicativos como o WhatsApp ou até o Facebook, o contato rápido é importante.

Enfim, é importante refletir sobre a alteração e obter a maior quantidade de dados técnicos possíveis, tendo plena consciência das consequências que as mudanças irão trazer, que pode ser um maior prazo para entrega ou mais custos no serviço.

2. Boas práticas para minimizar os ajustes

Uma boa dica para evitar grandes modificações durante a elaboração do projeto, é justamente planejar muito bem o seu escopo. Para isso, é de extrema importância que a estratégia do projeto seja bem definida: o que é o meu projeto? Qual é meu público-alvo? Qual é a importância do projeto? Qual é o custo que eu vou ter com ele? Quanto eu tenho disponível para investir no mesmo? Qual resultado eu quero atingir com ele? Quais são as etapas do meu projeto? As respostas dessas perguntas devem estar bem claras e alinhadas a todos envolvidos.

E ao falar em alinhamento, existem situações que a equipe que irá utilizar o produto ou serviço desenvolvido, não participa das tomadas de decisões durante a elaboração. Por isso, antes de confirmar o escopo do projeto, deve-se validar a ideia com todos os setores que terão influência do mesmo. Além disso, é importante saber qual são as expectativas dos seus colaboradores perante as entregas do projeto.

Por fim, não ter pressa na etapa de definição do projeto é de suma importância: aqui o ditado que a “pressa é a inimiga da perfeição” se encaixa totalmente. Investir mais tempo nessa etapa pode reduzir o tempo com alterações durante a elaboração do projeto.

3. Refaça o planejamento

Após refletir sobre a necessidade das mudanças, ainda parece ser necessário? Tudo bem! Hora de refazer o planejamento.

Uma dica é voltar ao escopo inicial e ver tudo que já foi feito e o que ainda precisa fazer. A partir disso, reveja as atividades que serão realizadas, a duração, os recursos que serão utilizados e caso seja possível, pense em uma otimização desse escopo. Não esqueça de também avaliar, caso tenha, as mudanças na usabilidade do projeto e como isso influência na equipe que o utilizará.

4. Aprenda com os erros

O que aconteceu? Qual foi a imperfeição? Quanto ela custou? Por que ela ocorreu? Toda vez que houver uma alteração, anote-a em uma lista e responda a perguntas como essas. Na próxima empreitada, ainda antes de iniciar o planejamento, consulte esse banco de dados e adote medidas preventivas.

Normalmente, alguns erros são recorrentes, como por exemplo, erros de comunicação. Se o cliente não consegue expressar bem o que ele quer, consequentemente o desenvolvedor não entende o que ele tem que entregar. A falta de feedbacks durante o desenvolvimento também prejudica o bom andamento do mesmo. Na Shift Code, essa demanda é suprida com a utilização de metodologias agéis, baseadas em entregas rápidas e feedbacks contínuos.

Já falamos antes, mas é importante ressaltar: um bom planejamento faz toda a diferença. Assim como, a falta do mesmo pode se tornar um grande problema durante a elaboração do projeto.

Solicitar ajustes, portanto, não precisa ser sinônimo de dor de cabeça. Com imaginação e disciplina, dá para enfrentar as mudanças mais desafiadoras. O filósofo italiano Antonio Gramsci deixou uma ótima lição: seja pessimista no planejamento, isto é, esteja preparado para o pior. Seja, no entanto, otimista na ação. Faça acreditando que vai dar certo.

Quer saber mais? Então leia também o nosso post sobre dúvidas recorrentes a respeito de planejamento estratégico!

4 cuidados que você deve ter ao solicitar ajustes em um projeto
Compartilhar este post

Comentários