Nos dias de hoje, criar um site é tarefa obrigatória para as empresas que desejam fortalecer a sua presença digital. Cada vez mais as pessoas estão conectadas à internet e esse novo comportamento do consumidor afeta diretamente a interação com as empresas.
No post de hoje, você vai conferir 5 dicas para criar um site para sua empresa, além de descobrir as vantagens de possuir o seu endereço virtual. Confira!
Por que criar um site?
Uma das principais vantagens em ter um site é que o seu negócio fica disponível para o público 24 horas por dia, 7 dias por semana — ao contrário do que acontece em um ponto físico, em que existe um horário comercial determinado.
Essa agilidade influencia bastante o processo de compra das pessoas, que, com as facilidades do ambiente virtual, não estão mais dispostas a esperar muito para obter uma informação. Sendo assim, se a sua empresa ainda não tem uma página, é melhor se apressar! Com certeza você está perdendo, todos os dias, inúmeras oportunidades de conquistar novos clientes.
Diante disso, organizações de todos os portes devem investir no desenvolvimento de um site de qualidade. Afinal de contas, não basta apenas estar no ambiente digital para gerar negócios: é preciso ter estratégia.
Por essa razão, é recomendado que o seu negócio busque ajuda profissional na utilização dessa tecnologia. Ou seja, somente com a orientação de especialistas no universo digital é possível criar um canal de comunicação com o seu público de maneira efetiva.
Mas afinal, qual a diferença entre sites e blogs?
De forma geral, os sites reúnem informações institucionais que incluem:
- a história da empresa;
- os produtos e serviços oferecidos;
- cases de sucesso;
- informações de contato, etc.
Assim, a necessidade de atualizar esse conteúdo é muito pequena, tendo em vista que essas informações não mudam com frequência.
Já os blogs precisam ter uma regularidade na criação de artigos, por meio de estratégias de marketing de conteúdo. Portanto, ele precisa ser inserido constantemente. Essa é uma das suas maiores diferenças em relação aos sites.
Atualmente, existe a possibilidade de ter um blog dentro do site da empresa, o que é muito interessante. Além de ter uma apresentação corporativa, que é fundamental, você conta com a oportunidade de captar o interesse de potenciais clientes por meio da produção regular de conteúdo relevante.
Sabemos que isso possui um grande peso na otimização dos sites nas buscas do Google, pois o mecanismo considera a atualização frequente de conteúdo como um ponto forte no ranqueamento da página. Isso quer dizer que, aplicando táticas de SEO e potencializando a criação de conteúdo relevante, o seu site terá mais chances de aparecer nas primeiras páginas do Google.
Como criar um site?
A seguir, compartilhamos as 5 dicas recomendadas por profissionais para começar a criar o seu site imediatamente.
1. Escolha seu domínio
O domínio nada mais é do que o seu endereço (www.meusite.com.br, por exemplo) na internet, e o ideal é que esse nome seja simples e de fácil memorização.
Também é necessário que a sua página web seja mantida por um serviço de hospedagem de sites. Ele é oferecido por empresas que mantêm essas páginas armazenadas em seus servidores.
Os planos, geralmente, são muito acessíveis e cobrados anualmente. Um dos fatores mais importantes antes de fechar negócio é verificar como é feito o suporte ao cliente. Confira, por exemplo, se a organização oferece atendimento via chat, e-mail ou telefone.
Avaliar a reputação da empresa no Reclame Aqui é outra dica que pode ajudar a evitar muitos conflitos no futuro. Afinal, se uma marca tem um histórico alto de reclamações, é melhor procurar outro fornecedor.
2. Defina a melhor plataforma
O WordPress é uma das plataformas mais recomendadas quando o assunto é o desenvolvimento de sites. Além de ser muito intuitiva, ela permite a criação de um blog dentro do próprio site, o que facilita bastante. Ele também oferece diversos recursos de otimização para os mecanismos de busca.
Você pode acessar planos pagos e gratuitos, mas a versão paga oferece maior variedade de recursos de personalização dos chamados templates. São diversos modelos disponibilizados pelo WordPress, prontos para utilização, de acordo com o seu segmento de atuação. Sem falar que o layout deles pode ser responsivo, o que faz toda a diferença na adaptação das informações a qualquer tipo de tela (celulares e tablets).
3. Otimize o site para mobile
Em 2016, o IBGE divulgou o resultado de um estudo que mostra que, pela primeira vez, o uso de dispositivos móveis ultrapassou o desktop no Brasil. Sendo assim, se um site com layout responsivo ainda não estava nos seus planos, comece a repensar!
Cada vez mais os consumidores utilizam os celulares como ferramenta de entretenimento e de consumo. Ficar de fora do universo mobile significa perder muitas oportunidades de estar em contato com o seu público.
Assim, um site responsivo, que preza pela experiência do usuário, precisa estar facilmente acessível às pessoas em qualquer dispositivo. Sem falar, que o Google também valoriza os sites adaptados ao mobile, classificando-os nas primeiras posições nas buscas orgânicas.
4. Coloque o usuário como centro da estratégia antes de criar um site
A definição de público-alvo geralmente é muito superficial para identificar, de fato, quem se pretende alcançar na internet. Por isso, criar a sua persona é o melhor caminho para escolher a maneira mais eficiente de se comunicar com os potenciais clientes por meio do seu site.
Os conceitos de navegabilidade e usabilidade são fundamentais no desenvolvimento da sua página. Dessa forma, é importante que o usuário tenha o menor número de cliques possível para chegar à informação desejada.
Por esse motivo, a hierarquia das informações dentro do site precisa estar muito bem organizada e clara para a persona. Ou seja, facilitar a navegação do usuário na sua página web é primordial para garantir que ele tenha uma experiência memorável com a sua marca.
5. Contrate um especialista em design
Apesar de existirem algumas plataformas que oferecem total autonomia para criar um site, é preciso terceirizar a criação desse canal. Afinal, não basta ter um site com layout bonito e atraente para gerar negócios no ambiente digital. Esse trabalho vai muito além: ele necessita de um especialista em design para que a sua empresa alcance resultados extraordinários.
A contratação de um especialista permite otimizar tempo para que você concentre esforços em outras tarefas importantes do negócio.
Ainda não está certo que a criação de um site é essencial para sua empresa? Listamos 5 razões para você ter certeza que esse é o passo certo. Confira!
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