texto-6-cópia.png

O que devo levar em consideração no desenvolvimento de software?

No mundo atual, um dos grandes termômetros para o sucesso de uma empresa é a maneira eficiente como ela se relaciona com a tecnologia.

Os processos estão cada vez mais específicos, implicando em soluções personalizadas. Essas soluções garantem melhorias no dia a dia da empresa e em seus negócios, não deixando de lado as questões de segurança da informação.

Pensando nisso, neste post vamos ajudar você a elencar critérios a serem observados no desenvolvimento de software ideal para o seu negócio. Confira!

1. Faça um planejamento eficiente

Para desenvolver um software com eficiência é preciso observar as etapas do planejamento. A primeira e mais importante dessas é o levantamento dos requisitos. Nessa fase, busca-se compreender a fundo as necessidades da empresa em relação ao software.

Essa etapa realmente deve receber atenção: caso não seja bem traçada as suas necessidades, pode-se ter um diagnóstico equivocado. As consequências não são positivas: alterações significativas durante a elaboração do software ou até mesmo o abandono do projeto. Por isso, não tenha receio em investir esforços nessa etapa.

Definidas essas diretrizes, os desenvolvedores vão trabalhar na etapa de análise desses requisitos. Nesse passo, os modelos de representação do software começam a ser construídos com base nas especificações levantadas.

Nessa etapa de análise o objetivo é definir as funções do sistema que serão validadas e verificadas posteriormente. Assim, realiza-se a checagem da adequação do projeto às reais especificações e necessidades do cliente.

Somente após todas essas etapas de planejamento dá-se início ao projeto, no qual será definida a linguagem de programação usada, bem como a arquitetura do sistema, a interface gráfica, banco de dados, entre outras questões.

2. Priorize segurança no desenvolvimento

Políticas de segurança são essenciais no processo de desenvolvimento de software, especialmente quando o banco de dados de empresas está envolvido no processo. Por isso, é importante a utilização de uma conexão totalmente segura de dados para troca de arquivos, minimizando o risco de extravio de dados.

E atualmente, quando o assunto é segurança, deve-se relacionar diretamente com o software em nuvem. A tecnologia disponibilizada por grandes empresas, como o Google e a Amazon, dão acesso à mais usuários e não facilitam o acesso a invasores. Além disso, por terem vasto domínio de tecnologia, elas dão suporte e facilitam a implementação de uma camada de segurança mais robusta.

Para criar soluções em software e ferramentas de TI seguras é preciso que tanto o ambiente digital quanto o ambiente físico (instalações da empresa) estejam sempre protegidos e livres de vulnerabilidades. Por isso, ter total controle de acessos nos setores responsáveis pelo desenvolvimento do software — e dos servidores — é indispensável.

3. Analise o desempenho da sua equipe

Mais do que atingir um resultado, entender o porque ele foi atingido é essencial. Alguns pontos são importantes a serem observados, por exemplo, o ritmo de desenvolvimento. É natural que cada colaborador tenha sua velocidade de entrega, o que deve ser observado é a se há inconstância na mesma. Caso seja identificada, deve-se procurar as causas disso: há muitas interrupções externas? Falta de foco? A partir disso, foque em ações corretivas.

Outro ponto importante remete a comunicação do time, para que o projeto seja bem feito, os requisitos devem estar bem especificados e a equipe com total compreensão do mesmo.

Para auxiliar nesses pontos, pode ser utilizado métricas, como o KPI (Key Performance Indicator). Essa métrica é o caminho ideal para mensurar o desempenho da sua equipe no projeto de desenvolvimento do software. Além disso, ele beneficia especialmente seus colaboradores, auxiliando-os a entender a sua evolução no aprendizado de novas técnicas de trabalho.

Os KPIs podem melhorar a segurança do seu projeto, sendo utilizados para aprimorar as estratégias contra vírus e SQL Injections.

4. Conte com uma empresa que entende do assunto

Existem várias empresas especializadas no desenvolvimento de softwares, sistemas, apps e diversas soluções empresariais, oferecendo serviços de qualidade. Entre essas, a Shift Code desenvolve com maestria sistemas web, websitesaplicativos para Android e iOS. Com soluções customizadas para sua empresa, a Shift Code garante agilidade, constantes feedbacks e muita qualidade no desenvolvimento do seu projeto.

Agora que você entende as etapas importantes de desenvolvimento de software, entre em contato conosco e veja quais são as opções de serviços exclusivos que oferecemos. Para isso, basta acessar nossa página!

O que devo levar em consideração no desenvolvimento de software?
Compartilhar este post

Comentários