Atualmente, a tecnologia tem um grande poder de transformar a realidade de empresas e outras organizações. E não faltam exemplos: são muitos os casos de sucesso no uso de softwares para empresas que contribuíram para a otimização de processos, aumento de vendas e redução de custos, entre outros benefícios.
Conheça 5 deles no artigo de hoje!
1. Impostos em dia
A complexidade do sistema tributário brasileiro levou ao desenvolvimento de um software que apresenta soluções para negócios de diversos segmentos. Criado pela TOTVS, a tecnologia reduz em até 80% o tempo gasto pelas empresas com o pagamento de impostos, oferecendo os seguintes serviços:
- auditoria de dados antes que sejam enviados à Receita Federal;
- atualizações legais diárias;
- calendário de obrigações;
- portfólio fiscal;
- consultoria tributária de acordo com o segmento da empresa.
2. Controle de produção e estoque
Um software de gestão empresarial transformou o negócio de duas empresárias de Fortaleza, que atuam no ramo da moda praia. Com a implementação do Alpha, as irmãs Vivian e Vanessa Palhano conseguiram ter em mãos informações de produção e das vendas de seus produtos, o que possibilitou um controle maior dos processos internos.
O maior conhecimento sobre os modelos produzidos, como os mais populares ou os mais rentáveis, ajudou na tomada de decisões por parte das empresárias, que passaram a vislumbrar o mercado internacional.
3. Mais trabalho em menos tempo
A alta demanda de processos dos escritórios de advocacia e a dificuldade dos profissionais de atender todos em tempo hábil se tornou um problema entre os advogados. Pensando em solucionar essas dificuldades foi criado o software Astrea, que organiza rotinas e apresenta dados em um painel central para o usuário.
A tecnologia é capaz de aumentar a produtividade do advogado ao fazer o cadastro e acompanhamento automático dos processos em andamento dos processos e organizar sua agenda e os documentos jurídicos de forma simples e acessível. Ele ainda faz a gestão financeira, sendo muito útil para empresas ou para o profissional autônomo.
4. Economia com sustentabilidade
Ao adotar práticas de sustentabilidade em sua gestão, a distribuidora de gás liquefeito Copagaz também aplicou a tecnologia para melhorar seus processos e sua gestão.
Ao adotar o uso do software SIS (Sistema Indicador de Sustentabilidade), desenvolvido especificamente para as necessidades da empresa, os gestores puderam acompanhar em tempo real, e de qualquer lugar, os indicadores de sustentabilidade em diferentes áreas, como saúde, segurança, recursos humanos, engenharia etc.
Com essas informações valiosas em mãos, em dois anos a organização conseguiu resultados surpreendentes: redução de gastos com energia elétrica em 22%; queda de acidentes com afastamento de 50% e de doenças ocupacionais, que foi de 5 para 0.
5. Software para o setor público
Não só as empresas se beneficiam do uso da tecnologia em suas gestões. O trabalho dos órgãos públicos também pode ser muito beneficiado com o uso de softwares que identificam características singulares de um município, por exemplo, e auxiliam os gestores a encontrarem soluções inteligentes para o melhor uso do dinheiro público.
É o caso de um software desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) que identifica os materiais mais comuns presentes no lixo recolhido em uma cidade e horários de descarte. Testado inicialmente em Matão, interior de SP, o software identificou os bairros com maior produção de lixo e quais os tipos de resíduos mais comuns por região.
A ideia é que, ao obter esses dados, a gestão pública possa encontrar formas de reduzir gastos e educar a população para um consumo mais consciente.
Conheça mais vantagens da adoção de software para empresas e veja o porque terceirizar o desenvolvimento do sistema.
Comentários