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A importância do planejamento estratégico para o seu empreendimento

Planejar é uma ação rotineira para todos nós. Planejamos a próxima etapa, como será o andamento da semana e o que faremos antes de tomar uma decisão importante. No entanto, dentro de uma organização, o dever de realizar um planejamento estratégico tornou-se ainda maior por conta da competitividade.

Uma empresa que não elabora planejamentos corre o risco de atuar por pouco tempo no segmento de mercado em que está inserida, uma vez que esse tipo de prática é encarregada de guiar qualquer negócio para obter um resultado mais promissor.

Conheça, neste post, o conceito do planejamento estratégico e as principais razões pelas quais ele deve ser implantado na sua empresa. Boa leitura!

O que é planejamento estratégico?

Nada mais é do que uma técnica de gestão organizacional utilizada para que o proprietário e seus colaboradores possam definir quais os objetivos e prioridades da empresa, com o intuito de direcionar energia e recursos para potencializar os processos e os resultados almejados pela companhia.

O planejamento estratégico exige duas características importantes: disciplina e visão de futuro. Afinal, ele contribui para o crescimento do negócio e avalia as ações necessárias para o sucesso.

Essa prática pode ser iniciada com a elaboração (ou revisão) da missão, visão e valores da instituição e com a definição de suas metas. Para isso, é preciso saber como o empreendimento está atualmente e quais aspectos podem influenciá-lo no futuro.

Por que investir em planejamento estratégico?

Existem inúmeros motivos para se investir no planejamento estratégico. Por isso, reunimos as 6 principais respostas a essa pergunta. Vejamos:

1. Para a empresa se conhecer melhor

O planejamento estratégico na realidade é a criação de um plano comum, partilhado pelos gestores e que permite o autoconhecimento, com o intuito de determinar a direção que a empresa deve seguir. Para manter a atuação em um mercado extremamente competitivo, é crucial conhecer o que está funcionando e o que não está.

Ao descobrir as limitações do empreendimento, é possível executar ações para a melhoria desses pontos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Isso pode facilitar a divulgação e valorizar a imagem da marca, além de ser um diferencial em relação à concorrência. Sendo assim, é possível executar ações de marketing mais ousadas, com menor chance de prejuízo.

2. Para vislumbrar um futuro promissor

As instituições que têm seus objetivos e valores bem resolvidos conseguem seguir o caminho certo, ao contrário daquelas que buscam o sucesso sem ao menos observarem o rumo que pretendem tomar. Ao determinar os alvos do negócio, é hora de decidir os objetivos da companhia. Assim, é possível definir metas viáveis e eficazes.

É necessário levantar as competências e fraquezas dos concorrentes para buscar formas de tornar o seu negócio superior. Ao conhecer a estratégia que está funcionando para aqueles que disputam o mesmo público que a sua marca, pode-se focar no desenvolvimento de um diferencial.

Acompanhar a concorrência também é imprescindível para delinear quais aspectos do negócio serão otimizados. Dessa forma, é possível vislumbrar um futuro promissor, definindo metas estratégicas em longo prazo e estabelecendo um norte a ser seguido por todos os envolvidos no planejamento estratégico.

3. Para descobrir qual é a razão de existência da sua marca

Que os clientes são a razão da maioria das empresas existirem, todo mundo sabe. Por conta disso, é fundamental definir o perfil do público-alvo quando for planejar, de modo que o tema de propaganda/marketing e o serviço prestado sejam padronizados. Assim, é possível ter um alcance mais certeiro de seus potenciais consumidores, em vez de incluir maior número de pessoas de maneira ineficiente.

O planejamento estratégico entra nisso como um referencial ao executar ações que podem ser decisivas, pois permite conhecer prontamente a direção a ser tomada. Como resultado, há uma maior integração entre as equipes, que ficarão inteiradas dos objetivos e se tornarão mais aptas a entregar as tarefas em dia e da maneira correta — por estarem incluídas no processo como um todo.

4. Para fazer sua marca crescer

Com um plano e diagnóstico bem feitos, a empresa pode realizar uma análise mais completa e sistemática das oportunidades de negócios que aparecerem, bem como do destino dos recursos. Dessa forma, é possível presumir metas arrojadas e elaborar procedimentos para alcançá-las. Isso também gera economia de recursos que, com bom planejamento, param de ser desperdiçados.

Nesse contexto, a escolha dos indicadores de desempenho (KPIs) deve ser cuidadosa, pois será com eles que a empresa vai acompanhar o cumprimento dos objetivos inclusos no mapa estratégico e garantir o crescimento da marca. Com a implantação de softwares (especialmente de gestão), é possível obter todos esses dados, bem como gerar relatórios precisos para tornar decisões ainda mais certeiras.

5. Para melhorar o relacionamento da sua empresa com o ambiente interno e externo

Se a instituição tem a sua “personalidade” bem definida e a posiciona à frente de suas decisões, como resultado, o relacionamento com os ambientes interno e externo se torna mais vantajoso. Tudo o que for feito pela empresa deve ser elaborado conforme seus valores e pensado para o bem das partes envolvidas.

Vale ressaltar que o foco dessa relação é sempre o cliente, e nada melhor que atender às suas expectativas oferecendo soluções simples de contato. Um ótimo exemplo são os aplicativos, já que muitas pessoas, hoje, estão familiarizadas com a tecnologia móvel.

6. Para obter melhores resultados

Finalmente, pode-se dizer que esse tipo de planejamento, além de fornecer os princípios que o gestor necessita para direcionar suas ações, mostra o caminho que precisa ser seguido, de acordo com as metas definidas. Isso deixa o plano inteiramente focado nos resultados, o que traz retornos extremamente relevantes para o negócio.

Como você pôde constatar, o planejamento estratégico é uma ferramenta crucial para realizar uma gestão excelente. No entanto, para que ele realmente funcione, é preciso incentivar a participação de todos os integrantes — desde procedimentos mais simples até os mais complexos —, pois um resultado influencia o outro e leva ao objetivo principal do empreendimento, com crescimento e inovação de mercado.

 

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