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Afinal, o que é um chatbot?

Você sabe o que é um chatbot? Há diversas aplicações para essa relativamente nova tecnologia que está revolucionando o atendimento ao cliente.

Neste post, vamos lhe explicar as principais informações acerca dessa fantástica ferramenta que está transformando a comunicação das empresas com seus clientes. Acompanhe!

O que é um chatbot?

Chatbots (ou robôs de chat) são ferramentas usadas no relacionamento com o cliente. Por meio desse recurso, é possível automatizar o atendimento em aplicativos de chat, como o Messenger e o WhatsApp, nos sites e canais digitais das empresas.

Como funciona?

Ferramentas de chat automático atuam em duas frentes: no atendimento de soluções básicas — deixando as demandas de complexidade para equipes humanas especializadas — e na personalização do serviço de atendimento automatizado — melhorando a experiência do usuário.

Chatbots são construídos com base em bancos de dados e tecnologias AI (Inteligência Artificial) que permitem aos tipos de bots mais sofisticados usar aprendizado de máquina para entender melhor as necessidades do cliente.

Como utilizá-lo em um site?

Uma grande vantagem para o usuário no uso de chatbots é não ter que instalar um app de uma empresa apenas para ter acesso ao atendimento. Empresas que oferecem serviços de delivery ou de manutenção, por exemplo, podem automatizar pedidos e ordens de serviço por meio de chatbots em seus sites corporativos.

Em sites empresariais, os chatbots são utilizados também para guiar o atendimento ao cliente, tirando suas dúvidas em tempo real, como se fosse um funcionário humano online 24 horas para atendê-lo.

Quais são as vantagens do uso do chatbot?

1. Disponibilidade em tempo integral

Usando um chatbot você tem uma ferramenta de atendimento ao cliente que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Com isso, é possível melhorar a experiência do usuário e desafogar o atendimento especializado.

2. Otimização do processo de atendimento ao cliente

Com a redução do tempo de espera por atendimento melhora-se a satisfação do cliente. Além disso, o bot consegue se lembrar do histórico de atendimento daquele cliente, utilizando essas informações para prever suas preferências atendendo melhor suas demandas.

3. Geração de leads

Com o uso de chatbots, uma empresa pode ter um aumento significativo na retenção de clientes e na conversão de leads. Por meio desse recurso comunicacional, pode-se nutrir as equipes de vendas com informações cadastrais desses leads, além de obter informações pontuais com questionários e pesquisas de opinião que podem auxiliar nas campanhas de marketing digital e e-mail marketing.

4. Suporte ao cliente

Outro uso comum dos bots é no SAC. Os chatbots podem ser utilizados para atender às dúvidas mais comuns e mais frequentes dos clientes.

Além disso, há empresas que oferecem suporte na realização de pedidos por meio dos bots, automatizando o processo das vendas online.

5. Atendimento de várias pessoas ao mesmo tempo

Além da disponibilidade em full time, os chatbots possibilitam que sejam atendidos um sem número de clientes ao mesmo tempo. No atendimento de dúvidas e na solicitação de informações cadastrais, por exemplo, pode-se evitar as filas para o atendimento telefônico e, consequentemente, o tempo de espera do consumidor.

Concluindo, o chatbot é uma ferramenta que ajuda a otimizar o atendimento ao cliente e diminui os custos com esse setor.

 

Esperamos que com esse informativo, você tenha entendido, de forma mais completa, o que é um chatbot. Aproveite para descobrir também por que é tão importante fazer um site para sua empresa!

Afinal, o que é um chatbot?
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