Prancheta-1.png

Entenda como funcionam os aplicativos híbridos

O universo mobile, diante do seu crescimento, tem se tornado o principal meio de consumo de informações virtuais. As corporações passaram a dedicar parte de suas estratégias em possuir um app para interagir com seus clientes. Assim, com várias possibilidades sendo oferecidas aos usuários, o desenvolvimento de aplicativos híbridos traz novos horizontes para o mercado.

Quando se desenvolve uma aplicação de forma nativa que rodará nos ambientes Android e iOS, talvez até em Windows Phone, são utilizadas linguagens de programação específicas para o funcionamento naquele sistema operacional. Isso implica em desenvolvimentos distintos, que exigirão conhecimentos variados da equipe.

Uma aplicação híbrida normalmente utiliza tecnologias muito difundidas no mundo web, como HTML5, CSS e JavaScript, que são convertidas para se adaptarem a diversos sistemas operacionais, com poucas alterações de código sendo necessárias para que ela funcione sem apresentar problemas. Saiba mais sobre o assunto logo abaixo.

Diferenças entre aplicativos híbridos e nativos

Algumas diferenças ainda ocorrem quando se faz uma comparação de metodologias, mas estão sendo mitigadas com o passar do tempo. Os aplicativos nativos oferecem uma performance mais robusta, pois são programados diretamente na linguagem da máquina em que estão rodando. Porém, não é possível aproveitar o código de uma plataforma em outra, isto é, usar um código de Android para elaborar um de iOS.

Os aplicativos híbridos, apesar de não apresentarem o mesmo nível de performance, ganham no tempo economizado em desenvolvimento e não exigem tantos conhecimentos distintos da equipe, já que são desenvolvidos usando tecnologias com muitos anos de mercado.

As maiores vantagens dos aplicativos híbridos

Entre as vantagens encontradas no desenvolvimento desses aplicativos, cabe destacar as seguintes:

1. Redução de custo de desenvolvimento

Consequência da utilização de apenas um código fonte para as duas plataformas, enquanto em um aplicativo nativo seriam utilizados mais códigos fontes. Além disso, o custo dos frameworks de desenvolvimento híbrido, como Ionic, não é alto — quando comparado à economia alcançada ao usar essa forma de desenvolvimento em um projeto. Por fim, será apenas uma equipe de trabalho e apenas um projeto para ser criado. Isso faz com que a empresa possa controlar com mais eficácia os gastos nesse período.

2. Redução de tempo de desenvolvimento

Uma das vantagens mais comentadas sobre esse cenário. Realizando tudo em um único projeto, mesmo com as necessidades de adaptações específicas e a fase de testes precisando de um prazo estendido quando comparado a um nativo, o tempo ganho durante o desenvolvimento torna essa prática visivelmente mais veloz.

3. Alta demanda de profissionais no mercado

Como dito, as tecnologias usadas nesse método são muito famosas há anos na TI, por serem derivadas do conhecimento de desenvolvimento web. Portanto, não faltam profissionais com muita experiência para esse tipo de trabalho. As pessoas já entenderam que o futuro está no mundo mobile, ocasionando o investimento e crescimento dessa tendência.

4. Baixo custo para manutenção

É natural que durante a elaboração do projeto sejam necessárias algumas alterações. Ao optar por um app híbrido, é feita apenas a alteração em um código fonte, custando menos tempo e dinheiro.

A melhor escolha para seu negócio

Escolher entre aplicativos nativos e aplicativos híbridos é uma decisão que deve ser tomada com muito cuidado e estudo, sendo a otimização de tempo e custos pontos importantes a serem considerados.

A tendência é que os apps híbridos sejam desenvolvidos em plataformas que captem o maior número de ambientes possíveis, pois os frameworks estão em franca evolução e se aproximando do desempenho dos produtos nativos.

Porém, se a sua necessidade exige um aplicativo com amplo poder de processamento do aparelho, a opção pelo nativo pode ser a escolha mais interessante.

Alguns frameworks, como o React Native, também abordam o desenvolvimento dos aplicativos a partir de tecnologias web, como os híbridos, porém resultando em apps nativos, e podem ajudar a otimizar o desenvolvimento dos aplicativos, trazendo em menor escala, alguns dos benefícios listados acima.

A escolha deve ser feita sempre pensando em alcançar o objetivo proposto para o negócio.

Gostou de entender mais sobre os aplicativos híbridos? Então nos siga nas redes sociais — Google Plus, Facebook e Instagram — para ficar por dentro desse e de muitos outros assuntos do universo tecnológico.

Entenda como funcionam os aplicativos híbridos
Compartilhar este post

Comentários