O Business Intelligence (BI) é um conceito que surgiu na década de 1990 e se refere aos processos de coleta, monitoramento, análise e compartilhamento de dados e informações essenciais para o negócio — um trabalho essencial para que as empresas possam melhorar suas ações e fortalecer sua posição de mercado.
Essas informações estão relacionadas a todas as áreas da organização. Com isso, é possível entender melhor seus concorrentes, realizar a contratação de fornecedores, melhorar o relacionamento com clientes, potencializar as ações de venda e gerar ainda mais eficiência para o negócio.
Quando e como utilizar o BI na empresa?
O BI deve ser desenvolvido o quanto antes em qualquer empresa, pois garante diversos benefícios para a rotina corporativa. O primeiro passo é desenvolver um sistema de coleta de dados e organizar essas informações para que elas possam ser acessadas e compreendidas pela equipe de profissionais.
Em seguida é preciso analisar as informações compartilhadas para identificar falhas e oportunidades que possam melhorar processos ou favorecer estrategicamente o negócio. A terceira etapa consiste em monitorar o desenvolvimento de tudo o que está sendo feito com base nos dados levantados.
Esse monitoramento dá suporte para as tomadas de decisões e gera mais eficiência estratégia. Por fim, é preciso compartilhar os dados com os setores da companhia que possam se beneficiar dessas informações.
Quais são as vantagens do Business Intelligence?
Independentemente do porte, qualquer empresa pode se beneficiar do Business Intelligence. Com mais acesso a dados e informações, empresários e gestores podem melhorar seus processos internos, potencializar suas estratégias de venda e facilitar a tomada de decisões. Confira a seguir algumas das vantagens do BI.
Marketing eficiente
Em qualquer mercado as empresas encontram bastante concorrência e têm um desafio constante de atrair e conquistar clientes. Nesse processo o marketing pode fazer ser ainda mais eficiente quando tem acesso a dados e informações que ajudem a orientar as ações.
Com a análise de dados é possível determinar com segurança onde cada recurso de marketing deve ser investido. Com isso é possível desenvolver campanhas mais eficientes e com maior grau de conversão.
Correção de erros
As empresas possuem diversos processos rotineiros que são essenciais para o desenvolvimento do negócio. Em muitos casos é possível melhorar esses processos e torná-los mais eficientes por meio da eliminação de alguns erros que podem passar despercebidos pelos empresários.
Com o aumento das informações e a melhoria da análise de dados é possível descobrir gargalos antes imperceptíveis e, com isso, melhorar os processos internos — tornando a empresa mais eficiente e gerando resultados ainda melhores.
Tomada de decisões facilitada
Todos os dias empresários e gestores precisam tomar decisões importantes para o desenvolvimento do negócio. Essas escolhas determinam o avanço da empresa no seu mercado de atuação, bem como seus resultados — que podem ser bons ou ruins.
Com acesso a mais informações, os gestores conseguem tomar decisões com mais eficiência e segurança, criando mais e melhores oportunidades no mercado, o que torna a empresa mais competitiva e eficiente.
Conseguiu entender o que é Business Intelligence e a sua importância para as empresas? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que outras pessoas fiquem por dentro do assunto!
Comentários