147460-vale-a-pena-fazer-um-site-no-wix.jpg

Vale a pena fazer um site no Wix?

Fazer um site no Wix pode ser uma alternativa mais econômica para empresas que não dispõem de muitos recursos para investir. No entanto, é preciso considerar se o resultado fica compatível com o que se espera de um site institucional.

Neste post selecionamos informações relevantes para que você avalie se vale ou não a pena fazer um site no Wix. Acompanhe!

Wix é mesmo gratuito como se divulga?

A resposta é não. Para ter um site no Wix com um domínio próprio e sem anúncios de outras empresas no seu layout (o mínimo que se espera de um site corporativo), você tem que pagar uma mensalidade.

A versão gratuita com anúncios não é viável. Imagine um cliente acessando o site da sua empresa e se deparando com uma propaganda do seu concorrente? Estranho, não é?

E mais: como o pagamento dos serviços do Wix é mensal, somando-se o valor das mensalidades você acaba pagando, em médio prazo, mais caro do que se tivesse contratado uma empresa especializada.

O que o site de uma empresa precisa ter?

Alguns elementos são básicos e não podem faltar. Um deles é um layout personalizado, que garante originalidade ao seu conteúdo. Templates prontos fazem com que seu site não pareça profissional. Além disso, há uma grande probabilidade de ter muitos outros graficamente idênticos ao seu.

Layout personalizado para os leitores ou clientes

Um dos maiores objetivos de um site para um negócio é convencer o consumidor da qualidade e da confiabilidade dos seus produtos e serviços.

Isso se faz por meio de elementos gráficos, fontes, cores, imagem, diagramação etc. Tudo precisa ser pensado visando atingir em cheio determinado público — por isso o trabalho de design é tão importante. Criando um site por conta própria no Wix você estará ignorando conceitos e estudos dessa área, que são comprovadamente eficazes.

Todos esses elementos em um site precisam ser pensados para agradar ao seu perfil de cliente, por isso é necessário que se crie algo único. O layout precisa agradar não a um público genérico, mas ao seu público-alvo. Pense nisso.

Otimização SEO

De nada adiante ter um site maravilhoso que ninguém encontra, não é mesmo? Por isso, ter um espaço na web amigável aos mecanismos de busca e bem posicionado no Google é indispensável.

SEO, ou Search Engine Optimization (ou em bom português, Otimização para Mecanismos de Busca), é algo que precisa ser pensado desde a concepção do site. Claro que isso não é possível em um site feito com templates prontos do Wix.

Há, inclusive, inúmeros relatos em fóruns para webdesigners sobre o Google desindexando páginas feitas nessa plataforma — veja apenas um exemplo.

Então, o que podemos concluir?

Qualquer estratégia eficiente de marketing digital sempre partirá da criação de um site que agrade e receba bem o público da empresa. Tendo essa percepção, é feito todo um processo de otimização com vistas à UX (User Experience), SEO, design etc.

Como se trata de uma etapa importantíssima, é preciso garantir bons resultados na criação de um site para não comprometer o marketing de um negócio. Por isso, um site genérico, feito em plataformas como Wix, é seguramente um mau investimento nesse sentido.

Utilizar os serviços de uma empresa especializada não sai tão caro quanto se imagina. O retorno vem com a conquista de novos clientes. Sem sombra de dúvidas, essa é a melhor opção para o seu negócio.

 

E então, conseguiu entender se vale a pena fazer um site no Wix? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Vale a pena fazer um site no Wix?
Compartilhar este post

Comentários