empresa-de-desenvolvimento.jpg

Escolhendo a melhor empresa de desenvolvimento de aplicativos para sua empresa

Se você já procurou por uma empresa de desenvolvimento para construir seu aplicativo, você sabe que a falta de opções não é um problema neste setor.

Na verdade, é exatamente o oposto: milhares de companhias, desde empresas de um homem até operações em grande escala, querem o seu negócio.

Portanto, neste artigo, vamos apresentar dicas que o ajudem a escolher a melhor empresa de desenvolvimento para prestar este serviço ao seu negócio. Ficou interessado? Confira!

Saiba se são capazes de cumprir prazos

Este ponto é muito simples: seu parceiro de desenvolvimento de aplicativos consegue manter prazos? Não enviar no tempo é provavelmente a coisa mais crítica em termos de custo e oportunidade desperdiçada para você.

Se uma empresa demora até para te mandar o orçamento inicial do projeto, significa que os processos internos dela talvez não sejam ágeis o suficiente, o que também deve comprometer o andamento do desenvolvimento.

Você quer ter a certeza de que a empresa que você gasta dezenas ou centenas de milhares de dólares será capaz de cumprir suas promessas.

Busque referências de clientes

Uma das primeiras coisas que você precisa olhar é um portfólio de trabalho da empresa de desenvolvimento (você deve fazer isso antes mesmo de contatá-los). Veja com quais marcas eles trabalharam e os tipos de problemas que resolveram. Isso lhe dará uma boa indicação do que eles podem lhe fornecer.

Acesse as lojas de aplicativos e veja como os apps desenvolvidos pela empresa são avaliados, analisando as notas e comentários deixados pelos usuários.

Se possível, busque por avaliações de clientes antigos na página do Facebook ou site da empresa. Isso deve dar um bom parâmetro sobre a capacidade da companhia em satisfazer seus clientes.

Avalie os designs já realizados

Uma boa empresa de desenvolvimento também deve ter excelentes habilidades UI / UX. Ao olhar para a sua carteira, procure uma bela aparência nos apps, com excelentes interfaces de usuário. 60% de seu aplicativo é sobre como um usuário interage com ele.

Conheça os engenheiros que serão envolvidos no seu projeto

Muitas empresas vão cobrar menos porque seu aplicativo está sendo construído por engenheiros inexperientes. Para alguns clientes, isso não é problema. Para outros, contudo, é esperado um certo nível de habilidade que só pode vir com talento experiente.

Há mais risco de um projeto descarrilhar com uma empresa inexperiente. Se concluir o seu aplicativo móvel no horário é uma prioridade, engenheiros e designers experientes serão capazes de terminar o seu projeto e enviá-lo a tempo.

Frequentemente uma economia inicial no investimento com o desenvolvimento pode significar uma grande dor de cabeça para o seu negócio no futuro, podendo que o projeto, inclusive, seja completamente descontinuado antes mesmos de ter o seu processo de desenvolvimento finalizado, pela simples incapacidade da empresa contratada de entregar o mesmo. Com desenvolvedores inexperientes à frente do seu projeto, a chance de surgirem bugs ou indisponibilidade de serviço no seu aplicativo são muito grandes, causando uma total inviabilidade de utilização.

Saiba se será um app customizado ou apenas remodelado

Algumas empresas de desenvolvimento de aplicativos móveis dão uma nova cara para um app já pronto, essencialmente mudando seu nome e uma ou outra funcionalidade para atender às suas necessidades.

Isso pode ser bom para algumas empresas, dependendo da situação. Muitos aplicativos para conferências e feiras podem provavelmente ter apenas o rótulo mudado, uma vez que praticamente todos exigem a mesma funcionalidade.

A princípio, pode parecer algo atraente, porque economiza no custo. Entretanto, ao final, não costuma atender às suas necessidades individuais.

Optando pela solução com “etiqueta branca”, que pareça menos dispendiosa pode ser prejudicial, pois acabam gerando mais custos do que economia.

Conheça a metodologia da empresa de desenvolvimento

O processo da empresa garante que seu aplicativo será enviado no horário. Se ele não for enviado a tempo, esse processo garante que você saiba por que seu aplicativo está atrasado.

Isso é ainda mais valioso quando você está no meio do projeto. Uma boa empresa terá um processo que possibilite que seja identificado, no meio do caminho, se tudo está certo para que determinada demanda seja concluída até o prazo ou não.

Empresas que utilizam metodologias modernas de desenvolvimento, como metodologias ágeis, costumam ter estes processos bem definidos, aumentando a taxa de sucesso em seus projetos.

Busque uma empresa com visão de negócio

Você quer contratar especialistas em software, certo? Você quer uma empresa robô que simplesmente vai acenar com a cabeça e fazer o que você diz ou você quer uma que vai utilizar a sua experiência para ajudá-lo a desenvolver e moldar a sua visão?

Se for o último, eles devem ser capazes de dar um feedback perspicaz sobre como eles podem alcançar os objetivos que você busca no aplicativo da melhor maneira possível. Mesmo que você não concorde, você terá um vislumbre de como eles abordam o desenvolvimento de aplicativos e a resolução de problemas, e isso irá dizer muito sobre as pessoas que você está contratando.

Gostou do artigo? Então entre em contato com a Shift Code e saiba como podemos ajudar a sua empresa com um app completamente customizado para o seu negócio!

Escolhendo a melhor empresa de desenvolvimento de aplicativos para sua empresa
Compartilhar este post

Comentários