O modelo Freemium, que é a junção das palavras Free e Premium, utiliza da versão gratuita de um serviço como isca para clientes com objetivo deles aderirem à versão paga.
Em questão de negócios, a essência do modelo é a parte paga (Premium), a parte gratuita (Free) é a estratégia de marketing para divulgar o negócio.
Ao empreendedor, é interessante ver se o modelo se encaixa à sua empresa ou não. Por isso, escrevemos um post com algumas informações sobre esse assunto, acompanhe!
Formas de oferecer o Freemium
As formas de oferecer um serviço Freemium podem ser diferentes, pode ser tanto versão trial (testar por um período de tempo e depois cobrar a utilização do serviço), ou então, pode oferecer uma versão paga com mais funcionalidades/benefícios que a versão gratuita.
Nessa segunda forma, mesmo com menos funcionalidades, a experiência do cliente deve ser excepcional para instigar o cliente a adquirir a versão paga.
Estratégia de divulgação
O freemium é uma ótima estratégia de divulgação da sua marca, visto que entregar algo gratuito e de ótima qualidade, com certeza vai gerar comentários positivos sobre sua empresa. Aproveite essa divulgação espontânea para impulsionar seu negócio.
Produto que crie hábitos
Ter um produto que faça parte dos hábitos do seu cliente auxilia na conversão de usuário gratuito para usuário pagante, visto que, ao se acostumar com os benefícios do produto e inseri-lo na sua rotina, esse cliente vai estar mais propenso a pagar para continuar utilizando-o.
É difícil vencer a barreira do gratuito
Quando você oferece um produto gratuito ao usuário, é difícil tirá-lo dessa situação. Em versões trial, os usuários chegam a utilizar outra conta de e-mail para não utilizar a versão paga. Então, os benefícios e a entrega de valor deve ser muito claros ao usuário, para romper essa barreira e gerar interesse.
O modelo Freemium, se utilizado com uma boa estratégia e validado como um modelo de negócio para sua empresa, tem potencial de atingir um grande mercado e trazer retornos exponenciais para a sua empresa.
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