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Estudo de Caso: a plataforma educacional Química em Ação

No início de 2016, a Shift Code começou a desenvolver o novo sistema web do Química em Ação, uma plataforma educacional online de Química, para estudantes que vão prestar o ENEM e Vestibular. O Professor Paulo Valim, CEO do Química em Ação, tinha como objetivo principal desenvolver um sistema totalmente personalizável, em que ele pudesse ter autonomia para modificar o conteúdo de marketing do website, e personalizar o plano de estudos do que cada aluno iria estudar em cada semana.

Embora tivesse procurado muitas empresas no mercado para desenvolver o projeto, ainda não tinha encontrado uma que conseguisse captar da melhor forma o que buscava. Após algumas tentativas falhas de implementar seu projeto com outras empresas, o Professor encontrou a Shift Code, a partir da indicação de um amigo. Em poucas conversas já foi possível perceber o diferencial desta, em relação às anteriores. Com um atendimento mais prestativo e preparado, deu-se início ao desenvolvimento da plataforma educacional referência no mercado. Saiba mais em nosso post!

O Projeto

O projeto inicial desenhado já contava com inúmeras novas funcionalidades: visualização de aulas, resolução de exercícios, um plano de estudos semanal para cada turma, simulados com resoluções de exercícios, ranking de pontuação dos simulados, acompanhamento de aulas assistidas e download de materiais. Todas essas informações deveriam ser gerenciadas pelo professor e sua equipe no sistema administrativo do site, com objetivo de permitir flexibilidade e facilidade na manutenção do conteúdo.

Todo o desenvolvimento do projeto aconteceu de forma muito próxima entre a equipe de desenvolvimento e a equipe de gestão do Química em Ação. Ao todo, foram realizadas 11 reuniões desde o início do desenvolvimento até o lançamento. Essa aproximação foi muito importante para garantir que o conceito do projeto fosse bem compreendido e incorporado ao sistema que estava sendo desenvolvido, onde a flexibilidade e usabilidade eram os pontos principais de garantia da qualidade.

Principais funcionalidades da plataforma de ensino Química em Ação

 

A qualidade do projeto foi atingida com a realização de entregas constantes durante todo o desenvolvimento, acontecendo sempre em períodos de 2 ou 3 semanas. A cada entrega, uma reunião de feedback era agendada, onde as equipes validavam o que havia sido desenvolvido e planejavam os próximos passos. Como todo projeto, imprevistos aconteceram, mas foram facilmente vencidos com a metodologia ágil aplicada, de entregas e feedbacks frequentes, fundamentais para o sucesso do projeto.

Após 6 meses de desenvolvimento, foi realizada a entrega final do projeto. O ato final foi realizar uma migração de todos os alunos e suas assinaturas do sistema anterior para a nova plataforma.

Resultado

O resultado foi um website e sistema de ensino totalmente responsivos, que funcionam bem em desktops, celulares e tablets, com um ótimo SEO (Search Engine Optimization)  e integrado ao gateway de pagamentos pagar.me, para recebimento dos pagamentos das mensalidades por cartão de crédito ou boleto bancário.

Aos alunos, todos conteúdos são organizados para estudo a cada semana, até o dia do vestibular: aulas, simulados, exercícios e downloads. Foram desenvolvidas também muitas funcionalidades de configuração de conteúdo para o website, facilitando o desenvolvimento de ações de marketing.

Logo após o lançamento, o Química em Ação começou a colher os frutos do projeto. No primeiro mês já foram batidos todos os recordes de venda da empresa. Outro ponto positivo foi o feedback dos clientes, que se adaptaram facilmente à nova plataforma e os novos recursos que estavam a disposição. De fato, o sistema se tornou uma importante ferramenta de aprendizado.

depoimentos quimica em ação

Feedbacks de usuários do Química em Ação

Depoimento

Confira o depoimento do Professor Paulo Valim, CEO do Química em Ação, após o desenvolvimento do sistema:

O impacto do trabalho realizado pela Shift Code foi decisivo no novo posicionamento que o Química em Ação atingiu no mercado. Além das videoaulas em si, estava em busca de uma plataforma que fizesse parte do processo de aprendizagem do aluno.

Durante 1 ano e meio busquei no mercado por empresas e profissionais que topassem o desafio, porém sempre era a mesma coisa: ninguém cumpria prazo, dificuldade na compreensão do projeto e falta de estrutura para atender nossa demanda.

Até que um amigo recomendou a Shift Code e depois de algumas reuniões estávamos com o escopo do projeto em mãos e prazo definido. Seis meses o novo Química em Ação se tornou uma realidade e tem surpreendido em termos de retorno sobre o investimento além de feedbacks positivos de nossos usuários.

Se vc da valor à prazos, transparência no desenvolvimento e nas horas gastas no projeto, além de uma equipe que veste a camisa do seu projeto eu indico a Shift Code.

Obrigado a toda equipe que tornou realidade esse projeto tão importante para mim!

– Paulo Valim, Química em Ação – ver a publicação original

Status atual

Depois do fim do projeto inicial, novas funcionalidades continuaram a ser desenvolvidas. Mantendo o padrão ágil de entregas contínuas, foi possível desenvolver novas funcionalidades ao mesmo passo em que é dado o suporte e manutenção de funcionalidades já desenvolvidas. A equipe Shift Code tem, além das entregas de novas funcionalidades programadas, uma política de atendimento com SLA definido para um atendimento ágil.

Após o final do desenvolvimento, foram implementadas inúmeras novas funcionalidades. As principais delas são:
  • Plano de estudos automático – Foram desenvolvidas funcionalidades para permitir que um plano de estudos seja criado sem a intervenção do professor. Baseado no tempo que o aluno tem para estudar por semana até a data da prova, o sistema insere as aulas por um sistema de prioridade. O que garante a possibilidade do aluno não estudar todo o conteúdo disponível no site, mas ainda assim focar no que realmente importa, e garantir a sua vaga.
  • Sistema de monitoria – Um sistema de comunicação entre os monitores da plataforma e os alunos, com foco na resolução de dúvidas sobre o conteúdo.
  • Aulas ao vivo – Uma integração com o sistema de aulas ao vivo do Youtube, para que todas as aulas ao vivo dadas pelos professores do Química em Ação seja acompanhada e transmitida pela própria plataforma.
  • Ferramentas de marketing – Integração com sistema de inbound marketing, criação de sistema de avisos de promoções, popup para coletar leads e timers de promoções no website.

 

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Estudo de Caso: a plataforma educacional Química em Ação
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