Você sabe o que faz um site bem posicionado no Google? Nesse artigo, vamos explicar quais são os elementos e estratégias que fazem um site ser bem ranqueado nessa ferramenta que é a maior e mais usada como motor de buscas na internet.
Para isso, vamos mencionar elementos e estratégias que você deverá seguir para conquistar um bom posicionamento nas buscas, explicando brevemente cada uma delas.
Preparado? Então continue a leitura!
Investimento em SEO
O conceito de SEO, ou Search Engine Optimization, abarca o conjunto de estratégias para colocar o conteúdo do seu site no topo das buscas do Google. Para conseguir esse objetivo, não basta mais apenas o uso de algumas palavras-chave e uns poucos links nos posts. Com o aumento exponencial da quantidade de dados na rede, atualmente, para ter sucesso, seu site precisa ser pensado e estruturado com vistas à produção de conteúdo relevante, além de oferecer uma interface descomplicada e otimizada para diversas telas.
Traduzindo para o nosso idioma, o conceito de SEO pode ser mais bem entendido como uma forma de tornar o seu site amigável e otimizado para os mecanismos de busca. Para alcançar esse objetivo, o webmaster deve lançar mão das estratégias que listaremos a seguir. Confira!
Uso das palavras-chave apropriadas
Definir as palavras-chave centrais, aquelas que resumem de forma mais clara e objetiva seu serviço ou produto, será seu primeiro passo para a criação de uma estratégia de SEO. A maioria das outras medidas dependerá dessas palavras-chave.
Além dessas, invista também nas palavras-chave de cauda longa (long tail), aquelas que são compostas de três ou mais palavras que ajudarão seu site a ser encontrado no caso de buscas mais específicas.
Por exemplo, para uma empresa de desenvolvimento de apps, poderíamos pensar em algo como “desenvolvimento de aplicativos para Android” como palavra-chave de cauda longa e “desenvolvimento de aplicativos” como as palavras-chave principais. As long tails são importantes porque conseguem atrai seu público-alvo mais especificadamente, sem atingir tanto aquele público que não é qualificado para seu produto ou serviço.
Compre um domínio próprio
O seu domínio próprio também precisa ter a palavra-chave principal escolhida. Confira no Registro.com se o domínio que você elaborou com essas palavras está disponível. Se estiver, não hesite, compre-o!
Um domínio próprio com as palavras-chave corretas e um título cativante, que reflita a cultura da empresa e como seu público deve vê-la (em poucas palavras), poderá potencializar buscas orgânicas para seu site.
Use URLs amigáveis
URL é o conteúdo que aparece na barra de endereços do navegador. Ao criar um post, ele é inicialmente nomeado com uma sequência de números. Porém, esses números não são percebidos pelos motores de busca. Por essa razão, eles precisam ser alterados para um conteúdo otimizado para essa finalidade.
Por exemplo, você fez um post sobre a importância de otimizar a usabilidade do seu aplicativo. Poderia otimizar a URL dessa postagem desta forma: www.criacaodeaplicativos.com/otimizar-usabilidade-de-app. Note que você deve usar palavras separadas por hífen.
Faça boas linkagens internas e externas
Você deve criar links internos no seu site, ou seja, linkar tanto quanto possível seus posts uns aos outros para redirecionar o internauta a outras páginas do seu conteúdo, aumentando o tráfego e, consequentemente, sua relevância para o Google.
Além disso, a única maneira de conseguir sites apontando para seu conteúdo (ou seja: links externos) é criando posts com informações realmente relevantes e úteis para outras pessoas: algo digno de se ter como referência.
Invista em responsividade
Como o acesso à internet hoje em dia é feito em dispositivos dos mais diversos, celulares, tablets, smart TVs, videogames e uma infinidade de gadgets, é necessário que seu site possa ser apropriadamente exibido e adaptado a todos esses tipos de tela. Ou seja, que ele seja responsivo.
E isso é de grande importância para a otimização do seu site segundo critérios de SEO, uma vez que o Google privilegia sites responsivos em detrimento dos que não são. Assim, com um site otimizado para dispositivos mobile, você tem mais tráfego orgânico e, por isso também, seu conteúdo aparecerá mais nas buscas, especialmente aquelas feitas em um celular ou em outros gadgets.
Para se ter uma ideia, em 2015, a Google lançou uma atualização que recebeu o singelo nome de Mobilegeddon (o Armagedom do Mobile). Com essa atualização bombástica, a gigante das buscas decidiu dar um ultimato aos sites ainda não otimizados para mobile. O então novo algoritmo colocou essas páginas nos últimos lugares nos resultados das buscas.
Imagens
É sabido que os motores de busca do Google ainda não conseguem ler figuras. Porém, eles sabem do que se trata a imagem por meio dos títulos dos arquivos.
Por isso, ao fazer upload de imagens em seu site, lembre-se de incluir as palavras-chave no momento de nomear o arquivo. Você pode também usar palavras-chave long tail para especificar melhor do que se trata a imagem, melhorando as chances de um bom rankeamento. Invista também em palavras-chave na tag ALT das imagens do seu site. Esse campo também é lido pelo Google.
Tenha atenção com o H1 e H2 das páginas
As páginas em HTML têm um tipo de codificação a que se dá o nome de Hs ou headers. Sendo que o H1 deve ser visto no título e o H2 deve ser usado nos subtítulos de cada post. Para rankear melhor seu post no site, você não pode se esquecer de colocar a palavra-chave em questão tanto no título e nos subtítulos e usar os headers corretos em cada um.
Ter uma meta descrição persuasiva
A meta descrição são as frases que aparecem depois da data de publicação, abaixo do título do site na busca do Google. Nesse espaço de duas linhas, você deverá convencer o internauta a visitar seu site entre as tantas opções que aparecem como resultado da busca. Por isso, abuse do seu poder persuasivo na elaboração desse texto de apenas 160 caracteres (você precisará ser bastante conciso também).
As palavras-chave também devem constar nesse conteúdo. Elas serão aquelas que aparecem em negrito quando você faz uma busca no Google.
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