Criar um negócio não é simplesmente ter uma ideia e sair fazendo, se você não quiser contar só com a sorte. É necessário entender em sua totalidade o que você quer oferecer ao mercado e se o mercado de fato precisa do que você está oferecendo. O plano de negócio é uma ferramenta que pode te auxiliar nessa situação, confira:
O que é um Plano de Negócio
O plano de negócio é um documento que te auxilia no planejamento do seu empreendimento. A elaboração desse documento é altamente recomendada, pois analisa e define a estratégia do negócio, das operações, da gestão financeira e do mercado.
Vantagens
As vantagens da utilização de um plano de negócio são inúmeras, tanto para negócios já existentes quanto para a criação de novos. Isso porque além de organizar as ideias para iniciar um novo empreendimento, ele pode abranger também a orientação da expansão de empresas que já estão em atividades.
Além disso, principalmente quando falamos de startups, a ideia de captar investidores é sempre levantada. Com um plano de negócios bem feito e bem embasado, pode facilitar a captação de recursos para seu negócio.
Eu devo fazer um plano de negócio…
Se você ainda não foi convencido do porque precisa fazer um plano de negócios, posso citar algumas áreas que são altamente afetadas com as informações do mesmo:
… se eu preciso conhecer o mercado
Dentro desse aspecto de mercado, que é bem abrangente, é importante aprofundar em alguns assuntos, principalmente no que diz respeito ao mercado consumidor, mercado fornecedor e o mercado concorrente.
Ao definir o seu produto ou serviço, é necessários identificar quem são os potenciais consumidores. Isto define se você tem que fazer alterações no que está vendendo, qual é a forma que você deve vender, qual a demanda potencial, qual local você deve estar para chegar até esse consumidor, entre outros pontos.
Já na questão do mercado fornecedor, saber de quem a empresa irá depender é fundamental. Esse mercado abrange quem disponibilizará os equipamentos, informações, máquinas, matérias-primas, enfim, qualquer material necessário para seu funcionamento.
E por fim, o mercado concorrente, que é composto pelas empresas que oferecem um serviço igual ou semelhante ao seu. Deve-se identificar quem são e o que oferecem, essencial para o seu negócio oferecer mais valor agregado ao cliente.
… se eu preciso analisar o local da minha empresa
Se você acha que o local da empresa só é importante quando têm-se uma loja física, com certeza está equivocado. Um empreendedor vê as oportunidades no local que está inserido, e na era da colaboração, estar no lugar certo pode impulsionar seu negócio.
… se eu preciso conhecer o processo operacional
Saber exatamente o “como fazer”. Esse ponto conta com quem possui o conhecimento do ramo: quais são as fases de fabricação ou da prestação de serviço. Por exemplo, uma entrega do plano de negócio pode ser definir qual o custo de todo esse processo e se tem alguma forma de reduzi-lo.
… se eu preciso definir os processos de marketing e vendas
Aqui entra a parte de imagem e marca, definir como sua empresa vai se comunicar e qual ideia vai repassar ao cliente. Além disso, qual é o seu processo de vendas? Quanto tempo demora? Qual a principal dificuldade? Qual é o principal fator que influencia na tomada de decisão do seu cliente?
… se eu preciso analisar ou definir a minha gestão
Seja nos aspectos financeiros, de pessoas, ou de estratégia, um plano de negócio pode te trazer insumos para definir ou alterar a forma que você está gerenciando ou pretende gerenciar. Exemplificando, saber quanto seu negócio irá custar para sair do papel é indispensável para colocar a ideia em prática ou mobilizar investidores, com um plano de negócio ligado na área de financeiro você terá mais insumos para isso.
Agora que você viu as vantagens que um plano de negócio pode trazer para você, está na hora de colocar a mão na massa! Leia esse post que falamos sobre os primeiros passos para você fazer seu plano de negócio.
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