fintech.jpg

O que são fintechs e por que tem sido tão comentadas ultimamente?

Você já deve ter ouvido falar do Nubank ou o Neon, que explodiram nesses últimos anos como uma alternativa aos bancos tradicionais. A categoria de mercado que se encaixam são as Fintechs, que são startups dedicadas ao segmento financeiro. Se você ainda não sabe muito bem o que são as fintechs ou acha que elas só representam negócios de cartões de crédito e contas bancárias, continue lendo o texto para saber mais.

Com características de startups, elas trazem inovação à um mercado totalmente burocrático e em sua grande maioria, com um atendimento abaixo do esperado pelo consumidor, o que motivou o David Vélez criar o Nubank.

O termo Fintech surge da junção das palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia), assim, a empresa de serviços financeiros deve ter base tecnológica e modelo de negócio escalável. Resumindo: uma empresa que use tecnologia para oferecer produtos na área financeira, inovando e otimizando processos.

Empresas brasileiras

No Brasil, temos ótimos exemplos de fintechs, justamente pelo cenário bancário citado acima: criar um conta bancária não é a tarefa mais simples de se fazer. Além disso, a dificuldade em ter um bom controle financeiro do brasileiro também deu espaço para empresas se consagrarem nessa área. Alguns exemplos que podemos citar são:

Nubank

Talvez a mais conhecida do setor, o Nubank começou sua revolução pelos cartões de crédito sem taxas e o excepcional atendimento, totalmente focado na experiência do cliente. Hoje, apresenta outras opções como o NuConta e o Nubank Rewards. A empresa segue o caminho para ser um banco completo, alternativo aos banco atuais. 

ContaAzul

A startup de sistema de gestão financeira para pequenas e média empresas, também pode ser considerada uma fintech. O sistema ajuda os gestores e empreendedores a terem um maior controle sobre aspectos financeiros do seu negócio, que acaba influenciando em todos setores da organização. Mais que um sistema de controle, o ContaAzul também conta com a emissão de notas fiscais e boletos de cobrança, por exemplo.

GuiaBolso

A empresa, que é responsável pelo desenvolvimento de uma ferramenta de controle financeiro individual, não se conformava com a história que o brasileiro não tem controle sobre sua vida financeira. O que na verdade faltava, era uma ferramenta que fornecesse as funcionalidades necessárias para acompanhamento das contas e cartões e produtos financeiros com taxas baixas, e assim surgiu o GuiaBolso.

A revolução do mercado

É inegável que essas startups facilitaram o modo de lidar com o dinheiro e o público tem se interessado muito por isso. Além de soluções inovadoras, elas obrigaram os grandes bancos a refletirem sobre a forma que se posicionam no mercado e prestam atendimento.

Se o seu negócio tem viés financeiro, como uma operadora de crédito, é interessante pensar em soluções tecnológicas para auxiliar a usabilidade do seu cliente, e consequentemente, a sua experiência.


Se você quer saber mais sobre negócios e tecnologia, nos acompanhe no Facebook.

O que são fintechs e por que tem sido tão comentadas ultimamente?
Compartilhar este post

Comentários