Não importa se é no ambiente virtual, em volta de um tabuleiro ou em um desafio com os amigos. Jogos são bastante divertidos e sempre chamaram a atenção das pessoas. Mas será que eles podem ser usados como estratégia de marketing? A resposta é sim!
Atualmente, já existem muitas empresas investindo nos games como forma de divulgação. É o chamado Gamification! Para saber mais sobre o assunto e se manter informado, acompanhe o nosso artigo!
O conceito de Gamification e seus benefícios
Essa palavra em inglês representa uma técnica em que são usadas ferramentas, estratégias e design de jogos em um contexto que não esteja associado unicamente à diversão dos games.
Ou seja, é uma forma de usar mecanismos lúdicos para engajar as pessoas e, assim, conseguir atingir metas e objetivos com mais facilidade. Se tratando de marketing, o Gamification pode trazer vários benefícios, como:
- ensinar algo positivo sobre seu produto ou serviço;
- despertar o interesse por meio de campanhas inovadoras e lúdicas;
- aumentar a taxa de compartilhamento em redes sociais, ampliando o seu alcance;
- fazer com que um número maior de pessoas se engaje com suas publicações e a sua marca.
Empresas que adotaram a técnica
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Gamification, que tal conhecer algumas empresas que usaram essa técnica em suas estratégias de fidelização de clientes? É só acompanhar os próximos parágrafos!
Starbucks
Em dezembro de 2009, a Starbucks decidiu criar um programa de fidelidade: My Starbucks Rewards. A estratégia adotada pela empresa é recompensar aqueles clientes que compram recorrentemente em suas lojas. Para isso, eles precisam cadastrar seus cartões no site oficial da rede e utilizá-los em cada compra.
Logo que se inscreve, o consumidor ganha uma bebida grátis. Para desabilitar novos benefícios, é preciso acumular estrelas e avançar de níveis. Mas isso só é possível à medida que ele consome nas lojas Starbucks. O programa vem fazendo sucesso e já está em 19 países, como EUA, Canadá, Reino Unido e Brasil.
Fashion Revolution
A equipe da Fashion Revolution decidiu chamar a atenção de seus clientes para a utilização da mão de obra infantil e escrava no mercado da moda. Foi então que decidiram usar o Gamification para tornar a campanha mais interativa. Instalaram em Berlim, na Alemanha, máquinas vendendo camisas pela bagatela de 2 euros.
Porém, sempre que um consumidor depositava suas moedas, a máquina começava a exibir diversos abusos e situações de exploração usadas pelas empresas de moda. Após a apresentação, eram dadas duas opções: comprar a camisa ou doar o valor para programas de combate ao trabalho infantil e à escravidão.
O resultado: 90% do público se engajou na campanha!
Wine
Especializada em vendas de vinhos online, a Wine resolveu criar uma campanha interativa para celebrar seu sétimo aniversário. Um personagem foi criado: o guru Wineyama. Durante a semana de comemoração, esse personagem aparecia em vídeo pelas manhãs apresentando um enigma sobre um dos vinhos vendidos pelo site.
Durante o dia, os consumidores eram incentivados a desvendar o enigma. À tarde, o guru retornava em outro vídeo para dar a resposta. Após a revelação sobre o produto misterioso, os clientes recebiam um desconto para a compra que durava 24 horas.
Investir em estratégias inovadoras e únicas é um excelente caminho para chamar a atenção do seu público-alvo e fidelizar clientes. Como vimos, o Gamification oferece uma experiência única e pode trazer bons resultados. Que tal experimentar?
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