realidade-virtual.jpg

Como a realidade virtual vem sendo aplicadas nas empresas? Confira aqui!

Você já teve uma experiência com realidade virtual? Saiba que esse maravilhoso recurso não está mais restrito ao mundo do entretenimento, dos games e do cinema. Grandes empresas pelo mundo estão incorporando essa ferramenta para potencializar resultados em diversos setores do atendimento ao cliente.

Pensando nessa revolução tecnológica, neste post, vamos lhe contar como as empresas estão usando a realidade virtual em suas operações. Preparado? Então nos acompanhe!

O que é a realidade virtual

A virtual reality (VR), ou realidade virtual, é uma tecnologia de interface com a qual se pode mergulhar em um cenário virtualmente criado em computador. Para que isso seja possível, usam-se equipamentos como óculos VR, joysticks, headsets, entre outros.

Por meio desses dispositivos, a Realidade Virtual provoca estímulos sensoriais no usuário, principalmente visuais e auditivos, que possibilitam tanto sua imersão completa quanto sua interação com objetos nesse ambiente virtual.

Como a realidade virtual está sendo aplicada nas empresas

Nos últimos anos, empresas dos mais variados ramos têm investido nessa tecnologia para tornar a experiência de seus consumidores mais lúdica e atrativa. Vejamos alguns exemplos do uso corporativo da realidade virtual.

Loja virtual de departamentos

Um dos maiores e-commerces do mundo, o site eBay, em parceria com a rede de lojas australiana Myer, foi quem criou a primeira loja de departamento em realidade virtual.

Ela pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, basta que o cliente tenha o app do eBay em seu smartphone e os óculos VR para ter acesso aos milhares de produtos disponíveis na rede Myer.

Compras com óculos V.R.

A partir de um aplicativo, o cliente pode adentrar em uma seção virtual de uma loja física e escolher produtos apenas com o movimento dos olhos. Para implementar essa tecnologia em seu negócio, existem opções de baixo custo, como os óculos VR de papelão, que podem ser oferecidos em uma loja física para que se faça o acesso.

Com esse recurso, o consumidor poderá navegar entre milhares de produtos de forma muito mais interativa do que seria possível em uma página online de um e-commerce comum.

Por isso, setores virtuais de lojas físicas são uma tendência hoje em dia, pois esse tipo de interação, além de ser mais completo e imersivo, oferece ao cliente maiores possibilidades de customização do serviço. As aplicações aprendem com base em seus interesses e ações na plataforma, selecionando e oferecendo produtos que tenham maior potencial de se tornarem uma venda concretizada.

Decoração interativa

Na Suécia, uma empresa que vende móveis de baixo custo oferece a seus clientes a possibilidade de ver como o item escolhido se encaixaria na decoração de sua própria casa. O cliente escolhe o produto e, por meio dos óculos VR, projeta a imagem daquele móvel no canto escolhido de sua sala de estar. Não é incrível?

Capacitação lúdica de funcionários

Nos Estados Unidos, a Walmart, maior empresa varejista do mundo, também está investindo em realidade virtual na capacitação de funcionários, tudo com a finalidade de otimizar a experiência de compra de seus consumidores.

Por meio dos óculos, treinamentos são feitos com as situações mais variadas do dia a dia da loja, na forma de lidar com clientes. Em um ambiente de simulação, os funcionários, usando os óculos de realidade virtual, são submetidos a experiências de atendimentos em um dia movimentado ou às rotinas de limpeza da loja. Isso, sem sair da sala de aula.

As atividades são orientadas por um supervisor que também avalia o desempenho dos funcionários em treinamento em sua sala de monitoração.

Quais são os benefícios para a empresa e seu consumidor final

A experiência de compra online é redimensionada por meio dessa tecnologia: podendo escolher virtualmente o produto, o cliente poderá visualizar melhor para comparar preços e opções, tendo informações extras sobre o item escolhido. Já as empresas, podendo oferecer essa opção mais lúdica, potencializam suas vendas, tornando os serviços de atendimento mais atrativos.

 

E então, viu como o uso de dispositivos de realidade virtual pode impactar seu negócio? Para receber mais dicas e conteúdos informativos fresquinhos como este, não se esqueça de assinar também a nossa newsletter! Dessa forma, você recebe em sua caixa de e-mail notificações de nossas próximas postagens!

 

Como a realidade virtual vem sendo aplicadas nas empresas? Confira aqui!
Compartilhar este post

Comentários