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PWA: os motivos de estarem sendo adotados pelo mercado de aplicativos

Recentemente, a Google aumentou o suporte aos chamados Progressive Web Apps (PWA), também implementando a possibilidade de distribuir tal tecnologia na Play Store, loja de aplicativos presente nos celulares com sistema operacional Android. Mas o que isso significa para o mercado de aplicativos?

Definição e vantagens

Antes de qualquer coisa, é importante que fique bem clara a definição de PWA. Os Progressive Web Apps são, em sua essência, uma “evolução híbrida entre um aplicativo e uma página web”. Mas quais as vantagens dessa tecnologia?

Segundo a Google, 53% dos usuários irão abandonar uma página que demore mais de 3 segundos para carregar. Em uma análise da Amazon, também foi apontado que quando uma página carregava por mais de 2 segundos, a evasão dos usuários poderia chegar em até 40%, diminuindo as vendas da empresa e, consequentemente, seu potencial de lucro. Tais estudos servem para frisar a importância do carregamento rápido de uma página/tela a fim de melhorar a experiência do usuário. É aí que entram os PWAs. Por serem mais leves, interfaces em PWA carregam mais rápido, também tendo um custo de desenvolvimento menor comparado aos apps convencionais, uma vez que é construída apenas uma plataforma para atender a todos os usuários, independente do dispositivo utilizado.

Outras vantagens dos PWAs são suas atualizações automáticas, seu funcionamento off-line, acesso via aplicativo ou browser, além de oferecerem uma experiência parecida à de um aplicativo nativo. Vale ressaltar que aplicativos nativos são aqueles que funcionam em apenas um sistema operacional, sendo melhor optimizado para o mesmo.

Caso Nikkei

A Nikkei, uma das maiores companhias de mídia do Japão, é um exemplo de empresa que já adotou a prática do PWA. Dentro desse projeto, houve um aumento na velocidade de carregamento de 100% (2x mais rápido). Além disso, o número de conversões de leads aumentou em 58%, também aumentando o número diário de usuários ativos em 49%. Você pode checar mais desse estudo clicando aqui.

Caso BookMyShow

BookMyShow é um serviço online indiano para compra de ingressos. Com mais de 50 milhões de visitantes mensais, a empresa levou aproximadamente 10 meses para estruturar sua transição para um sistema PWA. E como valeu a pena! O peso do produto final foi 54 vezes menor do que o seu sucessor para Android e 180 vezes mais leve que o antigo aplicativo para iOS, levando apenas 2.94 segundos para abrir e quase 30 segundos para o usuário comprar o seu ingresso online! O resultado disso? A BookMyShow aumentou suas conversões em 80%! Para mais informações sobre o case, clique aqui.


Se interessou na tecnologia PWA? Então que tal aplicá-la no seu produto em conjunto com práticas inovadoras, como comentamos anteriormente em nosso post sobre MVP?

PWA: os motivos de estarem sendo adotados pelo mercado de aplicativos
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