Captura-de-Tela-2017-08-28-às-14.21.02.png

7 ideias para inovar no mercado de produtos e serviços

O sucesso do próprio negócio é sem dúvidas a maior preocupação daqueles que desejam se aventurar no mundo empreendedor. Mas é um grande equívoco pensar que este seja o objetivo mais difícil de ser conquistado.

Os clientes estão sempre buscando experimentar novidades, e, por esse motivo, um trabalho bem planejado consegue chamar atenção, ao menos por um breve período.

Entretanto, para manter-se no topo do mercado, onde a concorrência é cada vez mais acirrada, é preciso ter ideias para inovar os seus produtos ou serviços, usar a criatividade para permanecer em crescimento e aumentar a lucratividade da sua empresa.

Pensando nisso, elaboramos um post com 7 dicas sobre como realizar um processo de inovação no seu empreendimento. Confira!

1. Fique atento às necessidades do mercado

Um bom empresário deve ter visão ampla, e procurar se inteirar das tendências não apenas do setor em que atua, mas do mercado como um todo, pois daí podem surgir as melhores oportunidades.

Nesse sentido, comece pesquisando os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes — isso lhe ajudará a não cometer os mesmos erros e incorporar mecanismos eficientes.

Adicionalmente, questione se a sua produção atende às expectativas e necessidades dos consumidores. Oferecer um serviço de qualidade não significa que ele não possa ser aperfeiçoado. Longe disso, quem consegue ter uma percepção do futuro sabe da importância de inovar de maneira contínua para garantir a sobrevivência do negócio no longo prazo.

2. Valorize a opinião dos seus clientes

feedback dos clientes é um dos pontos fundamentais para o crescimento de uma empresa. Afinal, ninguém melhor que eles para dar uma opinião embasada sobre o que funciona bem ou precisa de adaptações.

Por outro lado, dificilmente quem fornece um produto ou serviço terá a mesma perspectiva de seus usuários. Ou seja, o idealizador de um projeto pode imaginar que tudo foi executado com maestria, pois as pessoas não criam algo para dar errado.

Portanto, valorize a interação com os consumidores e pesquise se sua a produção está alinhada com as aspirações deles. Sem dúvidas essa é uma troca significativa para ambas as partes, e especialmente aponta a direção a ser seguida. Faça com que os clientes se engajem com a proposta da empresa.

3. Ouça as ideias para inovar dos seus colaboradores

Contar com um time eficiente é determinante para desenvolver um trabalho bem-sucedido. Sobretudo, não se trata simplesmente de ter os melhores profissionais individualmente. É preciso que a soma de esforços resulte em uma equipe coesa e preparada para gerar os melhores resultados.

Tendo isso em mente, proporcione um ambiente agradável, onde todos se sintam valorizados e confortáveis para compartilhar suas ideias. Isso não só estimulará a criatividade, como também fará com que seus colaboradores se sintam muito mais motivados.

Também promova reuniões periódicas envolvendo todos os setores, pois além de propostas inovadoras, os funcionários têm uma melhor percepção do sistema operacional da empresa, assim como sobre o que não está funcionando como deveria, sendo capazes, portanto, de ajudar a eliminar o desperdício de recursos.

4. Atualize o seu processo de produção

Aquele belo ditado de que “em time que está ganhando não se mexe” não é uma regra que deva ser seguida à risca por quem deseja ver sua empresa em ascensão. Lembre-se que só sobrevive no competitivo mundo dos negócios aqueles que estão dispostos a se reinventarem quando for preciso.

Isso não quer dizer que você precisa criar ideias revolucionárias todos os dias. Por vezes, os detalhes são capazes de promover mudanças significativas na sua empresa, seja para conquistar um novo segmento do mercado, seja para aumentar a produtividade, utilizando menos recursos.

Em suma, o empreendedor que tem visão de futuro não pode se acomodar. Por isso, procure agregar conhecimentos que vão fazer a diferença para superar as expectativas à frente do seu negócio, tornando-o mais eficiente.

5. Conte com desenvolvimento de softwares para melhorar os resultados da sua empresa

O uso das tecnologias tem consolidado novos valores de gestão para as companhias, também tornando mais próximas suas relações com os clientes. E o que é melhor: de maneira acessível para empresas de todos os portes e segmentos.

Entre os benefícios que devem ser destacados nesse contexto, o desenvolvimento de softwares para sua empresa facilitará a maneira e a intensidade com que as informações serão processadas. Tudo isso com chances reduzidas de incorrer em erros.

Por meio dessas ferramentas, inclusive, é possível ter maior controle do seu estoque, evitando perdas desnecessárias, por exemplo.

Em outras palavras, essas soluções têm a função de integrar de forma otimizada todas as etapas da cadeia de produção, tornando seu poder de decisão mais eficiente, haja vista que todas as informações que você precisa vão estar ao seu alcance. Consequentemente, isso é decisivo para aproveitar as boas oportunidades, quando elas aparecem.

Outro destaque para o uso de softwares é a possibilidade de disponibilizar uma experiência diferenciada aos seus clientes, revolucionando a forma deles se relacionarem com a empresa.

Prova disso, o aumento do consumo de smartphones e, consequentemente, a interação por meio dos aplicativos integrados ao sistema web, sem dúvidas aproximou fornecedores e consumidores, que mesmo estando em lados opostos, apresentam um objetivo em comum: a busca por produtos ou serviços de melhor qualidade.

Assim, o empreendedor que sabe aproveitar desses recursos, está pelo menos um passo à frente da concorrência, pois saberá exatamente como atender as necessidades do seu público.

6. Conheça outros segmentos

Quem almeja ser um grande empreendedor deve ampliar seus horizontes e conhecer modelos de gestão eficientes de outros mercados. Tendo em mente que toda experiência é válida para aprimorar o seu negócio, talvez daí surja uma ideia para diversificar o seu nicho e gerar novas fontes de renda e clientes.

O conhecimento nunca é perda de tempo, por isso não foque apenas nas ações dos seus concorrentes, pois há muito o que ser desvendado em todos os setores da economia.

Um fato que merece destaque nesse sentido, é o comportamento do consumidor, que cada vez mais, guia seu consumo comparando suas empresas e marcas favoritas não apenas com as concorrentes diretas, mas com aquelas que atuam em outros segmentos. Ou seja, levando sempre em conta a qualidade do atendimento, dos serviços prestados, do respeito ao consumidor, etc.

Portanto, nada mais apropriado que estudá-las e obter as informações que precisa para utilizar a seu favor.

7. Estabeleça metas de crescimento

Por fim, delimitar metas é indispensável para qualquer estágio do seu negócio, e não seria diferente quando se trata de inovação. Do que adianta ter ótimas ideias se você não sabe o que pretende alcançar, ou quais os limites devem ser quebrados?

O empresário de sucesso sabe exatamente aonde quer chegar, e por maiores que sejam os obstáculos para administrar o seu empreendimento, ele tomará as atitudes adequadas e ao final vai obter o resultado pretendido.

Como você viu ao longo deste artigo, criar ideias para inovar é um dos requisitos básicos para empresas de pequeno, médio e grande porte que desejam manter um crescimento constante.

Sobretudo, no cenário atual, o uso das tecnologias — a exemplo de softwares de gestão e aplicativos para web — têm amparado aqueles que procuram por soluções para otimizar o controle do seu processo de produção e, ao mesmo tempo fidelizar os seus clientes.

Gostou das nossas dicas sobre a importância de ideias para inovar para estimular a inovação em sua empresa? Para ter acesso a outros conteúdos sobre desenvolvimento de softwares personalizados, assine a nossa newsletter!

7 ideias para inovar no mercado de produtos e serviços
Compartilhar este post

Comentários