14.png

Vida conectada: como os smartphones mudaram nossos hábitos?

A tecnologia mobile tem revolucionado o nosso cotidiano nos últimos anos. Com hardwares cada vez mais potentes e ferramentas mais versáteis, os celulares tornam-se mais e mais indispensáveis nas nossas vidas.

Seja para o trabalho ou para entretenimento, a vida conectada é uma realidade contemporânea da qual não se pode fugir. Nesse cenário, os smartphones têm também impactado radicalmente na maneira como nos relacionamos e nos comunicamos.

Pensando nessas questões, elaboramos este post para discutir como os smartphones impactam positivamente o nosso dia a dia! Curioso? Então acompanhe!

Facilitando a comunicação

Estima-se que haja mais de 6 bilhões de assinaturas ativas de aparelhos celulares. Esses aparelhos redimensionam as possibilidades para a comunicação entre esses bilhões de usuários, sendo que as franquias de internet móvel estão sendo mais gastas do que o uso tradicional de minutos de ligações.

Isso quer dizer que as videochamadas e as mensagens de textos instantâneas em apps de chats e redes sociais já são preferenciais para os usuários em relação às conversas telefônicas.

Por serem mais práticas e dinâmicas, essas novas mídias trazem consigo sua própria linguagem, emojis, gifs animados e memes, entre outras formas de comunicar que circulam com mais fluência nesses (relativamente) novos espaços.

Além disso, a portabilidade torna as pessoas mais acessíveis, encurta distâncias entre amigos e parentes e possibilita o compartilhamento de pequenas coisas do cotidiano, o que acentua esse sentimento de proximidade com as pessoas queridas.

Gerando oportunidades de negócios

A criação de apps e de conteúdo mobile é um campo promissor, que está sendo a cada dia mais explorado e já movimentou, em 2016, 149,3 bilhões de dólares nas plataformas Apple App Store, Google App Store e Windows Apps.

O download de aplicativos deve movimentar, até o final de 2021, 352,9 bilhões de dólares segundo pesquisa realizada pela App Annie Forecast, empresa especialista na análise de mercados.

Oferecendo acesso facilitado à internet

O acesso à internet de onde quer que o usuário esteja também reconfigura a relação dos usuários com a tecnologia, descortinando uma série de aplicações novas.

Aplicativos de geolocalização e navegação que utilizam serviços de mapas e atualizam o usuário em tempo real sobre o trânsito são hoje indispensáveis na vida de grande parte dos motoristas.

Também as transações bancárias feitas no celular por meio de apps de internet banking oferecem mais praticidade ao usuário.

Além desses, apps de relacionamentos, de encontros, de jogos, notícias, entre muitos outros, têm tornado a internet mais presente na vida das pessoas.

Isso se traduz no fato de que o acesso mobile à internet no Brasil já é mais comum do que aquele feito por computador. Segundo dados do IBGE, entre os brasileiros, 52,3% da população acessa a web via celular, já o acesso via computador fica relegado aos minoritários 37,1% dos entrevistados.

Facilitando o lazer e a locomoção

Graças aos celulares e à tecnologia mobile, aplicativos como Uber puderam criar um novo padrão de qualidade e praticidade para o transporte urbano.

Além disso, os celulares possibilitaram mais entretenimento para as horas vagas. Graças ao smartphone é possível assistir ao conteúdo da Netflix durante um percurso de metrô até o trabalho ou pedalar ao som da sua playlist exclusiva no Spotify.

Até mesmo o conteúdo da TV, dos videogames e de outras mídias são beneficiados com o que se convencionou chamar de segunda tela.

Na telinha dos smartphones, conteúdos adicionais e ferramentas exclusivas oferecem ao usuário uma experiência complementar à programação da TV e a alguns games também.

Fornecendo referências de compras e serviços

Os smartphones também acabam funcionando como incríveis conselheiros na hora de escolher um produto ou serviço.

Uma pesquisa rápida no smartphone, estando você no balcão de uma loja, prestes a realizar uma compra, pode evitar um mau negócio ou revelar uma oferta melhor em outro estabelecimento.

As compras online também cresceram com o boom da tecnologia mobile. Todas as grandes lojas possuem hoje sites otimizados para o mobile ou apps para compras.

 

Vida conectada: como os smartphones mudaram nossos hábitos?
Compartilhar este post

Comentários