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Como fazer um plano de negócio: primeiros passos

Já falamos em um post aqui no blog como um plano de negócios pode ajudar a criar o seu negócio ou então alavancar os resultados de uma empresa já existente. Essa ferramenta faz a análise de diversas áreas, desde o mercado até o processo operacional, gerando diversos insumos.

Justamente por isso, elaborar um plano de negócios não é algo tão simples, porém, elencamos os primeiros passos para você começar essa jornada. Confira!

Análise de mercado

Na análise de mercado, o objetivo é conhecer três figuras importantes para o seu negócio: o seu cliente, concorrente e fornecedores.

Sobre seu cliente, algumas informações são importantes para conhecê-lo, primeiro: definir se são pessoas físicas ou pessoas jurídicas. A partir disso, é importante definir as características gerais e mais básicas, os interesses e comportamentos, o que leva essas pessoas a comprarem ou tomarem a decisão de compra, onde eles estão, entre outros.

Quando se refere aos concorrentes, que são as empresas que suprem a mesma necessidade do seu cliente, conhecer o produto ou serviço que eles oferecem para se diferenciar e agregar mais valor ao seu cliente é uma estratégia importante.

Por fim, os fornecedores compreendem todas as pessoas e empresas que irão fornecer as matérias-primas, equipamentos, ferramentas, serviços, entre outros, necessários para produção de um bem ou serviço.

Plano de marketing

A visão que marketing é mais que publicidade é essencial nesse momento. O plano de marketing avalia também pontos como o preço ideal do seu produto, qual a melhor localização para a sua empresa (independente se é indústria, comércio, serviço… ), qual a melhor forma de vender seu produto ao cliente (como se comunicar, como vai chegar até ele, se vai ser e-commerce ou loja física, etc.), além disso, pode-se também ter insumos sobre as estratégias promocionais para atrair mais clientes.

Plano operacional

O plano operacional compreende do layout, capacidade produtiva, processos produtivo ou de serviço e a mão de obra necessária para obter resultados. Logo, essa parte do plano de negócio está atrelado diretamente a sua produção, seja de mercadoria ou serviços

É importante perceber que a forma que os setores estão dispostos dentro da empresa pode melhorar sua produtividade e comunicação. Além disso, entender de ponta-a-ponta todas as etapas que seu produto ou serviço passa até chegar ao consumidor final é essencial para empresa conseguir otimizar e melhorar os seus resultados.

Planejamento financeiro

Referente ao financeiro, é importante delimitar o seu investimento total (que é o total de recursos a ser investido para a sua empresa começar a funcionar) que é formado pelos investimentos fixos, capital de giro e investimento pré-operacionais.

A estimativa de faturamento mensal da empresa e seus indicadores financeiros (lucratividade, viabilidade, rentabilidade, entre outros) também é indispensável, pois o mesmo definirá seus objetivos e planejamento, para isso, considere o preço praticado pelos concorrentes e quanto os seus potenciais clientes estão dispostos a pagar.

Por fim, estimar os custos e despesas que você terá também faz parte do plano financeiro, como uma peça chave da sua estratégia. Não se esqueça de calcular as depreciações de suas máquinas e ferramentas, que é o desgaste desses produtos.

Planejamento estratégico

Após analisar todos esses pontos, você está mais que preparado para fazer o planejamento estratégico do seu negócio. Essa ferramenta irá linkar todas as áreas e, com a metodologia que mais se encaixar a sua empresa, traçar objetivos. Uma ferramenta que auxilia sua empresa a se tornar mais eficiente e competitiva, é a Matriz SWOT, que é a sigla para Forças (Strengths) e Fraquezas (Weakness), que são relacionados ao ambiente interno, e Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), que são relacionadas ao ambiente externo.

Ferramenta Bônus

Além do plano de negócio, a ferramenta Business Model Canvas levanta pontos importantes para análise do plano de negócio. O Canvas abrange nove blocos: Atividades Chave, Proposta de Valor, Relacionamento com Clientes, Segmento de Clientes, Fluxo de Receita, Canais, Recursos Chave, Estrutura de Custos e Parcerias Chaves. O Sebrae, que é uma instituição essencial para quem está começando o negócio, disponibiliza uma ferramenta de canvas online, confira.


Esse panorama é bem inicial. Por isso, é de suma importância que você, empreendedor, se aprofunde no plano e consiga a maior quantidade de informações possíveis sobre o mercado que está se aventurando e o seu negócio.

Esse plano pode se transformar em documento que ficará guardado ou então em uma base para tomada de decisões importantes para o seu empreendimento, depende apenas da dedicação ao mesmo.

E claro, para ser seu braço tecnológico na jornada, pode contar com a Shift Code. Entre em contato para conversamos mais sobre as tecnologias para o seu negócio!

Como fazer um plano de negócio: primeiros passos
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