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Gestão empresarial: 4 ferramentas estratégicas para alavancar seu negócio

A gestão empresarial consiste em um conjunto de ações e ferramentas estratégicas aplicadas em um negócio, utilizando de seus recursos financeiros e habilidades de sua equipe. A gestão bem definida e consolidada é essencial para a empresa, pois além de uma entrega consistente de resultados, permite que a organização inove com segurança e com um caminho bem definido, além de entregar muito mais valor ao seu cliente. 

Você, como empreendedor, tem claro quais são os objetivos da sua empresa? Separamos algumas ferramentas que podem te auxiliar nessa questão, continue lendo o texto para saber mais!

Ferramentas e a tecnologia

Alguns conceitos de ferramentas para gestão estão a muito tempo no mercado, porém, ainda são aplicáveis aos negócios atuais. E os recursos tecnológicas existentes hoje tornam esses conceitos cada vez mais acessíveis, confira sobre alguns deles:

Missão, visão, valores e negócios

O conjunto de missão, visão, valores e negócio é chamado de Base Estratégica Corporativa, e ela diz muito sobre a sua empresa, sendo que cada ponto abrange uma característica da organização.

Por exemplo, a missão diz respeito à razão da empresa existir. Já a visão, é sobre qual patamar a empresa deseja alcançar. Os valores diz sobre a essência da mesma: quais são suas características e ações inegociáveis? Por fim, o negócio determina qual será a entrega de valor ao cliente.

Com esses pontos bem definidos, o caminho a ser seguido pela organização é melhor embasado.

Caso você não tenha claro por onde começar, a Endeavor disponibiliza materiais para te ajudar.

Canvas

Na hora de determinar seu modelo de negócio, uma ferramenta que pode te auxiliar é o Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas. Ele permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Para completar a ferramenta, o empreendedor deve refletir sobre a Proposta de Valor (o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes), o Segmento de Clientes (qual público-alvo da sua organização), os Canais (como o cliente compra e recebe o seu produto e serviço), o Relacionamento com clientes (como sua empresa se relaciona com cada cliente), as Atividades-chave (quais são as principais atividades que possibilitam que você entregue a sua Proposta de Valor), os Recursos principais (são os recursos necessários para realizar as atividades-chave), as Parcerias principais (são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa), as Fontes de receita (é a receita que é adquirida através das propostas de valor) e por fim, a Estrutura de custos (que são os custos relevantes e necessários para que a estrutura proposta possa funcionar).

O Sebrae disponibiliza uma ferramenta de elaboração de Canvas online para te auxiliar nesse processo.

Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão que faz a integração de visão e missão da empresa, bem como a definição e acompanhamento de indicadores financeiros e não financeiros da empresa.

A parte visual do BSC fica por conta do Mapa Estratégico, que divide os indicadores em perspectivas: Aprendizado e Crescimento (referente às pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais), Processos Internos (atividades empreendidas dentro da organização que possibilitam realizar desde a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes), Clientes (ponto de vista de fonte externa de receitas, identificando os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa), e enfim, a perspectiva Financeira (avalia a lucratividade da estratégia).

Existem ferramentas que proporcionam o acompanhamento do BSC, como o QuickScore.

Matriz SWOT

SWOT é a sigla para Forças (Strengths) e Fraquezas (Weakness), que são relacionados ao ambiente interno, e Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), que caracterizam o ambiente externo, e a sua análise é importante para auxiliar na tomada de decisão referente aos dois ambientes e sua interação.

Por fim, depois de definidos os quadrantes da matriz, é a hora de definir ações que vão maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos, que é o grande objetivo da SWOT.

O Trello disponibiliza um modelo de SWOT feitos em seus quadros, que pode te inspirar na definição da sua.

 

Esses são alguns exemplos de ferramentas de gestão empresarial, e com o auxílio de um planejamento estratégico bem definido e ferramentas tecnológicas, com certeza trará muito resultado para o seu negócio!

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