texto-27-cert.png

Entenda como o Application Programming Interface (API) funciona

Compreender o que é a Application Programming Interface (API), em português Interface de Programação de Aplicativos, é crucial para os empreendedores com ambições no e-commerce. Isso porque essa solução tecnológica integra diferentes plataformas e coloca-as para funcionar de maneira automática e imperceptível para os usuários.

Com ela, é possível complementar as funções de um software específico para seu empreendimento. Um exemplo seria criar, dentro do site de sua empresa, um dispositivo para encomendas via Internet. O app que permite executar essa tarefa e integra-se a página é chamado de API. Quer saber mais? Então acompanhe as dicas sobre esse recurso!

Saiba o que é a API

A API é um grupo de padrões de programação — instruções e rotinas — que possibilita o acesso a um aplicativo baseado na web. Essa interface faz o papel de base para apps variados, sendo a plataforma que “roda” escondida por trás de diversas funcionalidades, como a busca por imagens, por notícias, por artigos, entre outras.

A palavra-chave de API é “integração”, pois ela permite que sistemas e aplicativos comuniquem-se entre si, trocando informações e funcionalidades.

Conheça sua utilidade

As APIs fazem com que outros softwares consigam realizar as suas respectivas funções, como tocar uma música, transmitir um vídeo ou efetuar uma pesquisa.

Imagine um app dentro do Windows que se utilize do relógio do sistema para cumprir determinada tarefa em horário específico, pré-agendado. As aplicações que vão vincular essa informação — que horas são — com o comando do que terá de ser feito são tipos de APIs. Elas são, portanto, soluções de informática que servem outras.

Quer um exemplo prático? O Google Maps é um tipo de Interface de Programação de Aplicativos, pois ele viabiliza que diversos outros sites se utilizem de sua estrutura, por meio da moldagem de seu código original às características desses próprios sites.

Assim, uma página com informações sobre os pontos turísticos de um município pode ser conectada ao Google Maps, de modo que o usuário, ao acessar esse site, enxergue a localização de atrações interessantes por meio de mapas disponibilizados por esse instrumento da multinacional norte-americana.

O que isso tudo tem a ver com a realidade de um negócio? Lembra quando falamos, logo no início deste post, que esses softwares aprimoram o e-commerce? É exatamente isso que acontece quando, por exemplo, um site corporativo resolve investir em ferramentas de compras on-line.

Para que esse sistema de fato funcione, será necessário conectar transações, que incluem instituições bancárias, fornecedores de serviços de aplicações e a própria empresa que os contrata. Desse modo, a Application Programming Interface é fundamental para quem tem a pretensão de crescer nos negócios digitais.

Veja as vantagens da API para as organizações

As APIs proporcionam vários benefícios para as companhias, como a análise estatística de dados, a automatização de tarefas, a melhoria da gestão, o acesso a informações até então inéditas sobre o público-alvo, entre outros.

É possível, por exemplo, usar essas plataformas para ganhar tempo, aprimorar a administração financeira e manter os dados integrados. Abaixo, preparamos três tópicos sobre os ganhos que essas estruturas de informática oferecem. Acompanhe!

Tenha mais informações sobre seus clientes

É viável acoplar um site institucional às redes sociais e aproveitar o cadastro deixado pelos usuários no Facebook ou no Instagram, por exemplo, para alimentar o banco de dados de sua empresa.

Assim, um consumidor com contas abertas em redes sociais não precisa, quando navegar em uma URL (Uniform Resource Locator), perder muito tempo com os cadastros, o que aumenta o tráfego em uma página e amplia seu destaque na web. Afinal de contas, com o preenchimento mais rápido dos formulários, esse usuário terá mais motivação para retornar ao site.

Amplie seus nichos de mercado e garanta a customização

Um empresário que investe em APIs para turbinar seus sites e aplicativos consegue medir o nível de satisfação de seus clientes. Com base nessas respostas, será possível oferecer serviços personalizados, o que é vital para a boa performance no empreendedorismo digital.

Um exemplo disso são as companhias aéreas que usam recursos dessas plataformas para obter informações e aumentar as suas vendas.

Conforme alguém navega pelo site, são registrados dados sobre as suas preferências: tipos de hotéis que ele já procurou, destinos pelos quais ele já demonstrou interesse, quantidade de dinheiro que ele estaria disposto a gastar pelo passeio, entre outros.

Isso acaba contribuindo para um aprimoramento da atuação em segmentos novos e para a expansão do ramo atual de operação.

Voltemos ao exemplo das empresas de voos comerciais. Além de usufruirem dos rastros deixados pelos passageiros no site, elas também aproveitam para estabelecer parcerias com organizações do mesmo setor que não são suas concorrentes.

Assim, tem sido cada vez mais comuns os convênios entre as aéreas e os hotéis. Além isso, esses softwares podem ser construídos sob demanda, ou seja, de acordo com as necessidades específicas de uma instituição.

Automatize tarefas

Com as APIs, é muito simples, fácil e rápido automatizar tarefas, como preenchimento de formulários, alteração de dados, envio de e-mails automáticos com boletos etc. Desse modo, sobra mais tempo para seus funcionários se dedicarem às atividades mais importantes e estratégicas.

Suponha que uma distribuidora de produtos de limpeza utilize uma planilha do Google para criar uma lista baseada em seus seguidores no Facebook. Com as APIs, essa companhia pode introduzir uma função automática que funcione da seguinte forma: a cada vez que alguém seguir a página da corporação no site de relacionamento, essa pessoa é imediatamente inserida nos contatos.

Também é possível interligar um sistema de cobrança com um disparador automático de e-mail. Assim, quando um prazo vence sem que a quitação do débito tenha ocorrido, uma mensagem eletrônica é remetida ao devedor mecanicamente.

Aprimore sua administração

Essas soluções tecnológicas ajudam a aperfeiçoar a gestão interna, pois oferecem, aos líderes, relatórios automáticos que vão direcionar as tomadas de decisões. Com esses documentos, é praticável interpretar o desempenho de uma organização, o que contribui para definir as estratégias.

Descubra os benefícios para os consumidores

A utilização dessas plataformas está em alta, porque elas melhoram a experiência em um site, o que favorece qualquer marca. Para os consumidores, há ganhos significativos, como o acesso a um conteúdo pertinente a seus interesses específicos, o que acontece por meio da personalização, sobre a qual falamos no tópico anterior.

Lembra quando dissemos, pouco acima, que as APIs produzem relatórios? Entre esses arquivos, está o levantamento de dados sobre as prioridades da clientela. Desse modo, o público recebe um tratamento de excelência, uma vez que essas corporações terão uma robusta biblioteca sobre os produtos e serviços prediletos desse grupo.

A Application Programming Interface disponibiliza, portanto, a automatização de processos, uma navegação mais interessante, uma melhor qualidade de produtos e serviços e, ainda por cima, ajuda a interpretar o comportamento da audiência.

 

Desse modo, você usa a tecnologia para alavancar seus negócios, otimizando seus resultados de jeito muito rápido. Escalar seu empreendimento em proporções exponenciais se torna uma realidade tangível ao invés de um sonho distante. E aí? O que achou do nosso post? Você tem algo a acrescentar sobre o tema? Então deixe seu comentário! Sua opinião é muito valiosa!

Entenda como o Application Programming Interface (API) funciona
Compartilhar este post

Comentários