o-inicio-do-projeto.jpg

O Início de um Projeto de Software

Tudo que hoje é grandioso, um dia já foi nada. Todo negócio que hoje é bem sucedido, um dia já foi cheio de incertezas. Tudo que decolou, um dia já esteve no chão, planejando seu lançamento. Toda empresa consagrada teve um princípio, o início de tudo. O início do projeto.

É incrível como, embora em fase inicial, já conseguimos enxergar o negócio que está nascendo de forma robusta e estruturada, com vários clientes fiéis, slogans aparecendo em diversos canais de marketing, pessoas comentando e indicando o serviço.

Por algumas semanas, meses ou até mesmo anos da fase de idealização, vamos maturando a empresa que vai nascer em nossa imaginação, até que ela se torna um sucesso, mesmo sem sequer ter nascido ainda.

1. A idealização do projeto de software e sua concepção com a Shift Code

O início do projeto é a fase de idealização do mesmo. É onde ele é concebido e transformado em um plano de ação. É a fase mais artística, espontânea e criativa. Ela envolve o êxtase da construção de algo novo e a contenção desse mesmo sentimento, para que seja possível manter os dois pés no chão.

É também a fase das incertezas. Como abrir uma empresa? Preciso de um contador? O que é um plano de negócios? Como vou desenvolver o sistema ou aplicativo?

Todas dúvidas são naturalmente sanadas pelo famoso “correr atrás”. A medida que nos aprofundamos em cada tópico, vamos descobrindo os melhores lugares para encontrar as melhores respostas. Só o que precisamos são das características naturais de todo bom empreendedor: vontade de aprender, vontade de fazer acontecer, energia de sobra e muita persistência. E, de alguma forma, só por estar nesse artigo, lendo e aprendendo sobre a concepção de projetos de software, já é possível assumir que você é um deles ?

Você teve o estalo. E correu atrás. Fez seu estudo de mercado e viabilidade. Definiu seu modelo de negócios e monetização. Desenhou wireframes (protótipos de tela), detalhou funcionalidades e agora está procurando a melhor forma para implementar seu projeto. Pesquisou e estudou suas opções, procurou algumas empresas especializadas e encontrou a Shift Code. Que bom, você está no caminho certo!

A partir de agora, tudo ficará mais fácil, pois lhe auxiliaremos em todas as etapas do processo. Vamos ser seu braço tecnológico nessa jornada e lhe oferecer o melhor da qualidade de desenvolvimento, com os melhores profissionais, transparência, compromisso e o melhor atendimento.

2. O entendimento do projeto

O próximo passo é para nós, desenvolvedores, entendermos em detalhes o objetivo e funcionalidades de seu projeto, afinal seremos nós que iremos desenvolvê-lo, certo?

Após seu primeiro contato e introdução inicial do escopo, é momento de sentarmos juntos, afim de compreender todo o projeto. É o momento de explicar com suas palavras o objetivo do software, como ele deve operar, para quem ele estará disponível e quais as principais funcionalidades que os usuários terão acesso. Tudo que já estiver planejado, de wireframes a especificações documentadas, ajuda nesse momento.

Durante a conversa, levantaremos nossas primeiras dúvidas pontuais sobre o negócio, operação e software, seja ele um sistema web ou aplicativo. Vamos eventualmente, também, sugerir pequenas alterações benéficas ao projeto ou novas idéias que podem agregar ainda mais à aplicação.

3. Elaboração da estimativa e plano do projeto

Esta etapa é nossa. É o momento em que vamos sentar, analisar todo o escopo e organizá-lo em módulos. Os módulos, por sua vez, tem todas suas funcionalidades detalhadas item a item. Para cada funcionalidade, elaboramos uma estimativa de horas necessárias para sua implementação. A estimativa de todas funcionalidades, em conjunto, leva à estimativa de horas total para o desenvolvimento do projeto. Total esse, que servirá de base para o cálculo do orçamento do projeto.

Com base nos módulos e horas necessárias para cada, elaboramos o cronograma de entregas projeto – as funcionalidades são liberadas em pequenos intervalos de tempo, conforme o desenvolvimento avança, e não apenas na conclusão do projeto – com o tempo necessário para implementação de cada entrega e prazo total do projeto.

Além de orçamento, prazos e funcionalidades, são detalhadas também as soluções tecnológicas que serão utilizadas para a construção e disponibilização do software: frameworks, plataformas, ferramentas, infraestrutura, linguagens de programação, entre outros.

Portanto, não trata-se apenas de uma estimativa com orçamento. Ao final desta etapa, vamos lhe encaminhar um plano de projeto de software real, com todas funcionalidades, tecnologias e plano de execução. Ao final de sua análise do plano, cabe a você fazer a sábia escolha.

4. A sábia escolha

Agora, revendo suas opções, chega a hora de fazer uma sábia escolha. Analise suas opções e opte por quem vai tratar o seu projeto como próprio, lhe auxiliando em todas etapas como uma extensão de sua equipe, fornecendo consultoria, transparência, processos bem definidos e profissionais altamente qualificados.

Psst.. Sua sábia escolha é a Shift Code! 😀


Ainda não entrou em contato com a gente? Envie o escopo introdutório de seu projeto através da nossa página de orçamento, ela contém um passo-a-passo simples que vai lhe auxiliar a detalhar alguns pontos macro com facilidade. Ao final, escreva o suficiente para que seja possível compreender o escopo inicial do projeto.

Se você quer conhecer os projetos desenvolvidos pela Shift Code, veja nossa página de cases.

Para saber mais sobre tecnologia no mundo dos negócios, continue acompanhando nosso blog e inscreva-se em nossa newsletter!

O Início de um Projeto de Software
Compartilhar este post

Comentários