capa-post.png

5 benefícios do modelo SaaS para empresas

Já ouviu a expressão modelo SaaS, mas não sabe o que significa? Nós podemos dar uma ajudinha.

É um modelo em que a aquisição ou o uso de um software não está necessariamente vinculada à compra de licenças. É bastante flexível e permite você controlar o que necessita, pagando apenas pelo que utiliza. Em vez de comprar o software, você paga o serviço.

Você certamente já deve utilizar algum serviço desse tipo. Desde ouvir música a gerenciar e-mails, tudo é feito em aplicações online. Serviços com Spotify e Skype são alguns exemplos que você provavelmente já utilizou.

Mas quais os benefícios desse modelo de negócio para as empresas? Quer saber a resposta? Continue a leitura!

1. Custos iniciais reduzidos

Com o SaaS, você pode desfrutar de toda a sua sofisticação, com todas as funções que um software tradicional possui, porém sem os encargos regulares de manutenção, taxas e custos iniciais de licença.

Uma outra questão benéfica é que o software já está instalado e configurado, e não precisa contratar um programador para adaptar o programa. Isso se reflete na produtividade, pois os colaboradores poderão desenvolver seu trabalho com maior rapidez, reduzindo custos e melhorando o atendimento.

2. Fácil upgrade

Já imaginou o sufoco que é quando uma nova atualização de um software de escritório precisa ser atualizada? Com o SaaS esse problema não existe.

Como os upgrades e as atualizações são todas realizadas pelo provedor, as plataformas SaaS dispensam a possibilidade de realizar downloads ou instalações de aplicativos. O provedor também pode ser responsável pela disponibilidade.

Dessa forma, você contará sempre com o software mais recente disponível e sem a necessidade de adicionar hardware, software, nem largura de acordo com o crescimento da sua base de dados.

3. Alta acessibilidade

Uma grande vantagem no uso do modelo SaaS é que o software está disponível em diversas plataformas como PC, tablets ou smartphones, a qualquer hora e em qualquer lugar por meio da computação na nuvem.

O SaaS permite que a sua empresa tenha toda informação necessária na palma de sua mão.

Essa é uma função que permite que as empresas tenham acesso às informações com mais segurança e rapidez, facilitando também a manutenção dos sistemas e de suas aplicabilidades.

4. Escalabilidade e integração

Normalmente, as soluções SaaS encontram-se em ambientes de nuvem que são escaláveis e têm integração com outros serviços. Comparando com o modelo tradicional, os usuários não necessitam comprar outro servidor ou software, apenas integrá-los.

Eles só precisam habilitar uma nova oferta SaaS e, em termos de planejamento de capacidade de servidor, esse provedor será proprietário disso.

5. Menos necessidade de técnicos

Ao instalar um programa tradicional, você precisa contar com vários técnicos, não apenas em virtude da instalação, mas principalmente para manutenção.

Dentre os benefícios do modelo SaaS, além de custos iniciais reduzidos, diminui-se também a quantidade necessária de técnicos, isto porque todas as intervenções do software é realizado pela prestadora do serviço. Dessa forma, a atuação do TI pode ser muito mais estratégica e gerar mais resultados para empresa.

O modelo SaaS, não é mais uma tendência, é uma grata realidade que tem ajudado as empresas a reduzir custos, pagar apenas pelos serviços que precisam, estar prontas para crescer e ter a equipe técnica focada no que realmente é importante. O que você está esperando para implantar uma dessas soluções em sua empresa?

Veja no artigo: Sistema Web: 3 áreas da sua empresa que precisam de um!, alguns excelentes exemplos de SaaS que separamos para você e já podem ser adotar em seu negócio.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre modelo SaaS para empresas e outros assuntos? Assine a nossa newsletter, fique sempre informado e receba conteúdo VIP em primeira mão.

5 benefícios do modelo SaaS para empresas
Compartilhar este post

Comentários