como-desenvolver-um-app.jpg

Dúvidas sobre como desenvolver um aplicativo? Veja passo a passo aqui!

Você tem dúvidas sobre como desenvolver um aplicativo? Com o aumento do uso dos smartphones, as demandas mercadológicas têm exigido a sofisticação do ambiente virtual para a divulgação e a venda de produtos/serviços. A utilização de aplicativos nas empresas para impulsionar os negócios é reflexo direto dessa mudança. Afinal, os apps proporcionam vendas mais personalizadas e ágeis.

Isso implica dizer que eles são as novas ferramentas estratégicas na expansão dos negócios. Além disso, também permitem a otimização nos processos internos da empresa, visto que, quando conjugados com os sistemas informatizados já existentes no trabalho, intensificam a automação e aceleram a produtividade dos negócios.

No entanto, o desenvolvimento de apps segue um formato diferente da criação de websites. Pensando na importância dessa tecnologia, vamos apresentar o passo a passa de como desenvolver um aplicativo de sucesso para sua empresa. Confira!

Identifique o problema/demanda a ser solucionado

Antes de mais nada, é necessário que você defina qual é o problema a ser solucionado pela empresa com o uso do aplicativo. Assim, nesse primeiro momento, todas as ideias devem ser reunidas e mais bem formuladas. Afinal, elas nortearão todos os passos seguintes de como desenvolver um aplicativo.

Qual é o problema constatado? Como o aplicativo conseguirá solucioná-lo? Quais são os atrativos no app para a captação de clientes? Essas e outras perguntas podem facilitar o brainstorming de seus criadores. Além disso, você também pode se basear em abordagens de soluções de problemas, como o Design Thinking.

A partir disso, com as ideias já traçadas, você, empreendedor, poderá identificar qual será o perfil dos usuários/clientes.

Defina o público-alvo

A empresa precisa conhecer a fundo quem serão os usuários do aplicativo. Questionamentos pertinentes à idade, a rotinas, ao estado civil e a quais são as suas necessidades pessoais e profissionais podem auxiliá-lo nessa etapa. Em seguida, com as ideias formuladas, é fundamental validá-las.

A validação das ideias permite reduzir os riscos de rejeição pelos usuários do app a ser lançado. Isso é realizado por meio de pesquisas com entrevistas diretas, formulários eletrônicos etc., que, estatisticamente, apuram se o aplicativo conseguirá ou não atender um número de pessoas de modo economicamente viável à empresa.

Conheça seus concorrentes

Definidas as ideias e identificados os seus clientes, agora é preciso conhecer de perto quais são os concorrentes. Assim, compreender os pontos fortes e fracos, bem como a atuação de cada um deles no mercado, facilitará suas decisões de investimento nas opções mais certeiras para o seu app. Mas não se prenda aos pontos fortes e fracos deles, faça justamente o que é diferente — entregue valor de verdade ao seu cliente.

Por exemplo, as reclamações feitas pelo seu público-alvo nos serviços da concorrência são detalhes relevantes a serem considerados na criação e no aprimoramento do software. Em seguida, concluídas as 3 etapas de planejamento estratégico, seu app finalmente poderá ser desenvolvido.

Decida em quais sistemas operacionais o app será executável

Atualmente, os dois nomes mais populares no mercado são o iOS (pertencente à Apple) e o Android (criado pela Google), mas há uma variedade de opções disponíveis. De qualquer forma, é interessante lembrar que a escolha por um sistema pressupõe o domínio da linguagem de programação a ser usada para criar o aplicativo.

Desenvolvedores Android codificam seus softwares na linguagem Java. Para produtos da marca Apple, a criação de aplicativos depende do conhecimento prévio da linguagem Swift/Objective C. Independentemente disso, a codificação da sintaxe somente é possível por meio dos frameworks, escolhidos conforme as preferências do desenvolvedor.

Trace as características do aplicativo

Os recursos essenciais do app começam a ser, então, planejados com detalhes. Suas funcionalidades principais são, assim, elaboradas a fim de que se estabeleça um alicerce básico no qual os demais acessórios serão posteriormente incorporados na etapa de atualização.

Por essa razão, os recursos mais sofisticados e que demandem mais tempo e dinheiro devem ser, por ora, postergados. Afinal, a princípio, é mais interessante oferecer uma experiência satisfatória ao cliente do que completa, porém cara à empresa. A partir de como o app será aceito, você terá uma ideia melhor de como aprimorá-lo gradualmente.

Construa a interface

A partir daqui, a existência de um suporte técnico capacitado é indispensável na conclusão das etapas finais. A parte visual de interação (front-end) será o primeiro contato com o seu público-alvo. Por isso, o conhecimento na criação de interfaces amigáveis é essencial na obtenção de feedbacks positivos.

Quanto mais intuitivas são as telas do aplicativo (wireframes) e melhor a comunicação entre elas (storyboard), maiores as chances de aceitação e de contratação dos serviços disponibilizados pela empresa. Mantenha sempre em mente que cliques em excesso pela interface influenciam negativamente na decisão de compra dos usuários.

Desenvolva o back-end

Finalmente, o momento tão temido por muitos: a codificação do back-end. A etapa é considerada a parte tecnicamente mais trabalhosa, diante do alto domínio de programação exigido no funcionamento ideal do app. A prévia escolha do sistema operacional compatível com o software determina o perfil do desenvolvedor contratado.

Dentre as diversas tarefas realizadas, está a estruturação do banco de dados, que deve ser corretamente desenvolvido e relacionado sem sobrecarregar o sistema. Assim, a escolha das informações a serem recebidas, armazenadas e processadas pelo app deve garantir uma experiência satisfatória e, preferencialmente, sem bugs.

Efetue atualizações do app quando necessário

Aplicativo lançado, a partir daqui, é importante disponibilizar novas versões atualizadas sempre que necessário. As modificações decorrem muito de correções de bugs e de adequações a novos recursos. Contudo, qualquer que seja o motivo, a boa prática orienta manter todo o registro estrutural do app em um documento de especificações.

O objetivo é garantir aos usuários uma boa experiência na usabilidade. Afinal, um aplicativo amigável e adequado às necessidades de seu público-alvo naturalmente influencia no aumento de contratações e, consequentemente, na lucratividade da empresa.

Portanto, o passo a passo de como desenvolver um app exige certos cuidados. Ainda antes da etapa de codificação, é essencial que sua empresa identifique e defina o problema a ser solucionado e para qual tipo de público-alvo, não se esquecendo da análise dos concorrentes, que também é essencial.

 

Superadas as etapas iniciais, sua empresa deverá, então, desenvolver o aplicativo conforme os objetivos a serem alcançados. No entanto, a programação não deve se ater somente à fase de criação, mas também à fase de manutenção e atualização do software por desenvolvedores aptos a fornecer o resultado final esperado.

 

Agora, você sabe mais detalhes sobre como desenvolver um aplicativo Android e iOS para a sua empresa, não é? Ficou com alguma dúvida? Não se preocupe! Nossa empresa pode ajudá-lo com tudo! Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento! Vamos lá!

Dúvidas sobre como desenvolver um aplicativo? Veja passo a passo aqui!
Compartilhar este post

Comentários