texto-36.png

Você já sabe o que são frameworks?

Durante o desenvolvimento de um projeto, é comum o programador encontrar diferentes problemas que podem ser solucionados com um mesmo código. Por esse motivo, é importante que você saiba o que são frameworks.

Para explicar melhor, a ferramenta é um conjunto de códigos abstratos, escritos em determinada linguagem de programação, e tem como objetivo solucionar um problema recorrente, como a criação de um formulário on-line, por exemplo.

Por serem genéricos, eles podem se encaixar em diversos projetos diferentes.

Quer saber mais detalhes de como utilizar os frameworks? Acompanhe o nosso post!

Para que servem?

Como afirmamos, a metodologia se torna bastante útil no desenvolvimento de um projeto, principalmente em tarefas que são constantemente utilizadas.

Graças a elas, os desenvolvedores ganham produtividade, não precisando se preocupar em desenvolver uma mesma solução diferentes vezes.

Quando são utilizados?

Imagine a seguinte situação: na construção do site da sua empresa, a equipe precisa escrever um mesmo código para pegar as informações básicas dos seus clientes (como login, senha e cadastro para novos usuários) em diferentes plataformas da companhia.

Para que o programador não tenha o trabalho de duplicar as mesmas linhas, ele pode simplesmente optar por utilizar apenas um framework que satisfaça ambas as situações.

Quais são as vantagens?

O seu uso é muito importante para que a equipe trabalhe com produtividade, dispensando o uso de código repetido.

Outros benefícios:

São seguros

Alguns frameworks costumam ser bastante populares entre os desenvolvedores. Para ganhar reconhecimento, grupos de programadores se esforçam para aperfeiçoar as suas respectivas ferramentas. Por esse motivo, eles costumam lançar melhorias, correções e novas ideias para manter todo o sistema seguro.

Sem custos na aquisição

Como muitos projetos têm seus códigos liberados para o público, o empresário não precisa arcar com custos para ter a ferramenta.

Dessa forma, o desenvolvedor fica com maior liberdade para utilizar a ferramenta da maneira que achar mais apropriado, sem se preocupar com gastos.

Padronizam o código

Assim como precisamos cuidar da organização de nossos documentos, dentro de um projeto a necessidade é a mesma.

Contudo, como o trabalho é usado por diferentes pessoas dentro da equipe, é comum que os programadores pensem diferente. Dessa forma, é muito provável que cada integrante resolva desenvolver de sua maneira, causando um grande problema de padronização.

Além da função de melhorar o desempenho na equipe, os frameworks mostram quais são as informações necessárias para executar a ação. Por esse motivo, todos os integrantes da equipe precisam pensar de forma semelhante, diminuindo o número de inconsistências.

Quais são as desvantagens?

Apesar das vantagens citadas acima, o seu uso pode trazer alguns problemas, caso não tenha sido feito um planejamento prévio. Em alguns casos, podem ocorrer atrasos no andamento do projeto.

Podem gerar dependência

Apesar de ser uma situação difícil de acontecer, pode acontecer de a equipe responsável pelo framework abandonar o projeto. Como o seu código utiliza as funções da ferramenta, você ficará responsável por fazer a manutenção nela, consumindo bastante tempo.

Uma alternativa é migrar de plataforma, mas ainda assim consumirá o seu tempo a adaptação para o novo programa, podendo atrasar o andamento do projeto.

Leva tempo para aprender

Como o código é uma compilação de várias funções, você precisará usar um pouco do seu tempo para estudar a ferramenta, saber as melhores formas de usar e como adaptar o seu projeto. Por esse motivo, caso esteja pensando em adotar o método em seu projeto, leve em conta o tempo que os funcionários precisarão para se adaptar às mudanças.

Uso desnecessário de código

Atualmente, existem diversos tipos diferentes de frameworks no mercado. Alguns são extremamente complexos e resolvem várias questões (porém consomem bastante processamento), e outros realizam apenas o necessário (como mencionamos, o formulário básico de cadastro).

É importante que o empreendedor esteja atento às suas necessidades, pois pode ocorrer de achar um framework interessante, mas o seu uso vai muito além do que ele realmente necessita. Por esse motivo, o programa se torna pesado, contendo pedaços de código que não são utilizados.

Para o uso efetivo, é importante estar atento às suas necessidades.

 

Agora que você já conhece mais sobre frameworks, o que acha de receber mais conteúdos relevantes como este? Assine a nossa newsletter!

Você já sabe o que são frameworks?
Compartilhar este post

Comentários