stock-iphone-business-mobile-38629.jpg

Economia digital: tudo que você precisa saber sobre o assunto!

vida conectada proporcionada pela tecnologia não só afetou a forma como a humanidade se relaciona entre si e com as coisas, mas transformou também a economia.

A febre digital impactou tão profundamente o setor que relações comerciais impensáveis ou presentes apenas em filmes de ficção científica são hoje parte do cotidiano das pessoas e empresas. E esse novo modelo de negócios ganhou o nome de economia digital.

fMas afinal, o que é, como funciona e qual é o futuro da economia digital? Aprenda mais sobre o assunto no texto que preparamos para você!

O que é economia digital?

Surgida ainda na década de 1990, a economia digital era utilizada na negociação de compra e venda de insumos industriais e matérias primas e hoje já conseguiu alcançar e transformar todos os tipos de comercialização.

Podemos dizer que a economia digital – ou nova economia digital, como preferem alguns especialistas – é um modelo de negócio que usa a tecnologia para efetuar seus processos, ou seja, as transferências, comunicação e transações.

Ela também pode ser considerada como uma junção de normas que determinam uma nova forma de transação onde a informação é a moeda, como é o caso dos bitcoins.

Como ela funciona?

A tecnologia se tornou uma grande aliada da sociedade contemporânea, especialmente quando oferece ao consumidor formas cada vez mais práticas de realizar negócios.

Integrando 4 forças da TI: fluxo de informação, mobilidade, redes sociais e armazenamento em nuvem, a economia digital vem para atender essa nova dinâmica nas relações comerciais e com os consumidores.

É possível encontrar diversos tipos de modelos de mercado com esse objetivo e certamente você utiliza pelo menos um deles no seu dia a dia. Quer um exemplo? Os aplicativos para conversas ou conferências como o Skype.

Outros exemplos são o uso de aplicativos para locomoção, como o Uber, o pagamento de contas e transferências de crédito online, os cartões de crédito virtuais, ou mesmo e já consagrada compra de produtos por meio da internet.

Qual é o futuro da economia digital?

A tendência é que esse tipo de economia tenha cada vez mais espaço, chegando a dominar boa parte das relações comerciais no mundo. Especialistas acreditam que, em alguns anos, a base da economia digital se estabeleça sobre 3 pilares:

Inteligência artificial

As tecnologias que envolvem inteligência artificial vieram para ficar. Nos próximos 10 anos, o prognóstico é que ela traga inovações constantes justamente por sua capacidade de dados e avanços na área. Isso vai possibilitar encontrar soluções para situações do cotidiano instantaneamente.

Experiências transparentes de convívio

A tecnologia será cada vez mais centrada no homem. Assim, a previsão é que as interações sejam mais nítidas e adaptadas às necessidades individuais. Isso afetará não só as relações pessoais, como também as relações de negócios.

Conforme o mundo digital se incorpora à vida humana, mais fluido ele será em cada parte da vida, ou seja, trabalho, casa, lazer, etc. Já podemos ver isso com o advento da impressão 3D, o uso de realidade aumentada e dispositivos eletrônicos (TV, computador, aparelhos de som, etc) conectados à rede.

Plataformas digitais

A quantidade de dados que serão produzidos e processados precisará de bases capacitadas. A intenção é que existam mais plataformas com competência para lidar com um volume de dados cada vez maior.

Assim, boa parte dos compartimentos de infraestrutura técnica serão transferidos para plataformas digitais que auxiliarão na criação de novos modelos de negócios.

 

Esperamos que com esse post você tenha entendido sobre economia digital e sua importância para os próximos anos. Gostou do nosso conteúdo? Então siga a gente no Facebook, Instagram e Google+ e fique por dentro de todas as novidades que preparamos para você!

Economia digital: tudo que você precisa saber sobre o assunto!
Compartilhar este post

Comentários