xxxxxStockSnap_FIJPLQAAF4.jpg

Ferramentas para Business Intelligence: 5 plataformas para auxiliar na estratégia

Para qualquer tomada de decisão efetiva dentro de uma empresa, deve existir a análise das informações relacionadas. Para isso, já na década de 90, surgiu o Business Intelligence, que tem como objetivo facilitar e tornar mais estratégico qualquer passo que o empreendedor dê em relação ao seu negócio.

Neste post vamos recordar as vantagens de Business Intelligence e apresentar ferramentas que podem ser utilizadas nessa estratégia. Acompanhe!

O que é Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) é o processo de coleta, monitoramento, análise e compartilhamento de dados e informações do negócio, sendo uma ação essencial para que as empresas possam melhorar suas ações e fortalecer a posição de mercado.

A análise dessas informações são relacionadas a todas áreas da organização: vendas, marketing, RH, compras, por aí vai. Assim, é possível ter uma visão mais realista e assertiva do seus concorrentes, melhorar o relacionamento com os clientes, ter ações estratégicas com os seus colaboradores, entre outros, sempre visando a otimização dos seus processos.

Independente do porte, o BI pode ser utilizado por todas as empresas, pois o que define a estratégia são as informações coletadas, logo, é totalmente adaptável ao seu negócio. E atualmente, existem algumas ferramentas que auxiliam na tomada de decisões, confira algumas:

1. Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita do Google que foca em relatórios simples e de fácil elaboração, com o intuito da informação coletada ser distribuída entre os envolvidos. Com uma interface simples e intuitiva, além da fácil integração com sistemas como o Google Analytics e planilhas do Google Sheets (isto é, aqui você pode inserir qualquer tipo de informação), a plataforma permite o compartilhamento desses dados em tempo real.
Essa ferramenta auxilia quem está começando a trabalhar com BI e não tem um fluxo de informação tão grande.

2. Microsoft Power BI

Esse conjunto de ferramentas da Microsoft permite a sincronização com mais de 60 tipos de sistemas, sendo a sua versão em desktop gratuita (a versão Pro permite compartilhamento em nuvem). O Power BI promete a facilidade em fazer o cruzamento de dados, mas de forma completa, isto é, o foco é que você invista seu tempo analisando seus dados e traçando ações, não em ficar arrumando os mesmos.

3. Tableau

O Tableau é uma plataforma paga que oferece seus serviços tanto como software quanto em nuvem, focando em inovação e segurança. A empresa tem como missão ajudar as pessoas a verem e entenderem seus dados, por isso, o uso da plataforma é fácil, gerando relatórios de fácil entendimento.

4. Qlik Sense

O Qlik Sense busca trazer uma cultura de análise para sua organização. A ferramenta também apresenta diversas integrações, e além disso, a disponibilidade da utilização em dispositivos móveis. Essas características fomentam a rápida decisão e em equipe.
A versão gratuita permite a criação e exploração dos dados, com diversas fontes de dados. Para outras funcionalidades, como o gerenciamento de equipe, a plataforma é paga.

5. MicroStrategy

Pioneira no setor de softwares para BI, a MicroStrategy foi criada para permitir que as organizações implantem rapidamente soluções sofisticadas, com embasamento nas análises. Com quase 30 anos de mercado, a empresa conta com um software robusto e extremamente completo, utilizado por grandes empresas, tanto nacionais quanto internacionais.

 

Como você pode ver, a oferta de ferramentas é alta e com detalhes diferenciados nas funcionalidades, proporcionando um melhor encaixe aos seus objetivos. Já refletiu qual seria a melhor ferramenta para o seu negócio? Conte para a gente nos comentários!

Ferramentas para Business Intelligence: 5 plataformas para auxiliar na estratégia
Compartilhar este post

Comentários