texto-40.jpg

4 ferramentas gratuitas de SEO que você precisa conhecer

Aparecer no topo dos buscadores online é um objetivo para qualquer empresa que tenha presença na internet. Porém, essa não é uma tarefa fácil e exige muito trabalho e dedicação de empresários, gestores e social media. Para facilitar esse processo, existem no mercado diversas ferramentas gratuitas de SEO.

O Search Engine Optimization – ou simplesmente SEO – é um conjunto de técnicas que buscam otimizar sites, blogs e páginas na internet. Com esse trabalho, espera-se conseguir melhor ranqueamento orgânico nos buscadores online, como o Google, e permitir que a empresa seja encontrada com facilidade pelo seu público.

Neste artigo, separamos 4 ferramentas gratuitas de SEO que podem ser usadas pela sua empresa. Quer saber quais? Então não deixe de ler os próximos parágrafos!

1. Google Analytics

Essa é a ferramenta de SEO mais conhecida e utilizada no mercado. Com ela, é possível ter acesso a uma grande quantidade de informações detalhadas sobre o seu site, blog ou página web. O Google Analytics é tão poderoso que outras plataformas se baseiam nele para oferecer seus serviços.

Quem atua na internet precisa ter uma conta nesse sistema da Google e, com isso, ter acesso a dados de alta qualidade sobre visitantes, tráfego orgânico e outras métricas fundamentais para o desenvolvimento do negócio.

2. Google Search Console

A Google é conhecida por oferecer diversas ferramentas interessantes para auxiliar a sua empresa na internet – e a sua maioria é gratuita. Esse é o caso do Google Search Console, que tem como objetivo principal a pesquisa e otimização tanto do site quanto das palavras-chave usadas por você.

Essa ferramenta pode ser vista como um complemento do Analytics, trazendo algumas informações de SEO de maneira simples e fácil de entender. Entre as principais métricas entregues pelo Search Console, estão: tráfego de visitantes e quantas vezes o seu site foi linkado.

3. Planejador de palavras-chave do Google Adwords

Quando falamos de buscadores da internet e resultados orgânicos, também estamos falando de palavras-chave. São elas que permitem que o seu site, blog ou sua página web tenham o melhor ranqueamento nas pesquisas no Google, Bing e em outros mecanismos de busca.

Com essa ferramenta, é possível encontrar as melhores palavras-chave para serem usadas ao longo dos seus textos – tanto artigos como outras informações que serão inseridos no site ou blog. Ou seja, facilita bastante a vida da pessoa responsável por trabalhar a presença digital da empresa.

4. Mozbar

Essa é uma das ferramentas gratuitas de SEO mais fáceis de usar. Porém, para conseguir operá-la, é preciso ter algum conhecimento de inglês, pois ela só está disponível nesse idioma. Mas isso não é algo que atrapalhe a grande potencialidade do Mozbar.

Com ele, é possível identificar qual conteúdo ou material é mais relevante para o SEO do seu site ou blog. Além disso, também consegue ter acesso a dados importantes, competição de palavras-chave e rentabilidade.

Agora que você já conhece algumas das principais ferramentas gratuitas de SEO, está na hora de começar a adotá-las em seu site. Então mãos à obra!

 

O que achou deste artigo sobre ferramentas gratuitas de SEO? Então, que tal compartilhar o conhecimento com os seus amigos nas redes sociais?!

4 ferramentas gratuitas de SEO que você precisa conhecer
Compartilhar este post

Comentários