Tem certas áreas do mercado que são resistentes à inovação, podemos citar a área financeira (que já comentamos aqui no blog sobre as fintechs) e a área de saúde. Porém, algumas empresas estão revolucionando esse mercado.
As chamadas Healthtechs são empresas (geralmente startups), que com o respaldo da tecnologia, fornecem serviços inovadores na área da saúde. E o contexto da área da saúde não é muito diferente do contexto do área financeira no Brasil: consumidor insatisfeito com as opções e atendimento do mercado.
Um país com um sistema único de saúde que não atende à toda população e com menos de 25% tendo acesso aos planos privados, tem-se uma ampla janela de oportunidade para empreendedores. Junte isso ao fato de que o consumo final de bens e serviços de saúde cresceu e atingiu R$546 bilhões em 2017, equivalente a 9,1% do PIB do país. Isto é, pode ter certeza que vão ter investidores de olho nessa área.
Porém, falando de um contexto global, mesmo países com um bom sistema de saúde público tem grande interesse em soluções inovadoras que auxiliem a baixar os custos e melhorar a vida de pacientes.
Os 3 nichos
Dentro desse contexto de healthtech, podem ser identificados três grandes nichos, que contém diferentes plataformas e modelos de negócio. São eles: prevenção, diagnóstico e tratamento.
Em cada nicho, tem-se o uso de diferentes plataformas e focos de negócio, tornando o segmento com grande variedade de soluções.
O mercado de Healthtechs
Um mercado baseado em prontuários em papel, dificuldade de acesso às informações do paciente e acompanhamento presencial dá lugar à inteligência artificial, data analytics, wearables, telemedicina, aplicativos, entre outras tecnologias. Com isso, a conectividade também é totalmente estimulada a um âmbito global, visto que, como as doenças são similares em qualquer país, as soluções podem ser escaláveis de um país para o outro.
Por que é tendência?
O mercado de healthtechs no Brasil está começando a se aquecer, como uma necessidade de solução aos problemas já citados. Somado ao fato de a população brasileira estar ficando mais velha (o esperado para um país que está se desenvolvendo) e com alto índice de doenças crônicas, proporciona um cenário para empresas que querem entregar valor e solucionar problemas nessa área.
Aqui na Shift Code trabalhamos com um cliente visionário dessa área, que precisou de suporte tecnológico para o desenvolvimento do aplicativo para iOS. Confira o case do OnCall.
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