texto-15.jpg

SaaS: está na hora de conhecer esse modelo de negócio

Sua empresa presta um excelente serviço aos clientes, mas você sente dificuldades em escalar as vendas? Não sabe como fazer para reduzir custos e aumentar o faturamento? Então, chegou a hora de conhecer a fundo o modelo de negócio SaaS.

O SaaS é uma estratégia que ganhou muita força no início da década e que não para de crescer. Afinal, são muitas as vantagens e as empresas que embarcam na nova onda conseguem melhorar bastante o produto ou serviço oferecido aos clientes.

Ficou curioso e quer ver se o SaaS também pode ser aplicado na sua empresa? Leia este artigo com bastante atenção.

Afinal, o que é SaaS?

SaaS é a sigla para expressar o termo Software as a Service. Em bom português, nada mais é do que Software como um Serviço. Isso mesmo! Os programas de computadores deixaram de ser vistos como produto de prateleira, como era comum até a disseminação da internet.

Naquela época, se o usuário quisesse ter um software de edição de imagens, por exemplo, precisava ir até uma loja, comprar o produto e instalá-lo manualmente no computador. Isso é coisa do passado.

O SaaS não é vendido em lojas físicas e o usuário nem sequer compra o produto de maneira definitiva. O Software as a Service é distribuído por meio de licenças mensais. Você paga apenas uma mensalidade de acordo com o número de usuários ou funcionalidades que pretende utilizar.

Como funciona o SaaS?

No modelo de SaaS, o software não fica instalado no seu computador. Ele roda na nuvem, ou seja, em servidores da internet, e dispensa qualquer tipo de instalação. Não entendeu? Fique tranquilo! Vamos dar um exemplo prático para deixar tudo mais claro.

Você utiliza serviços como o Google Drive, o Dropbox ou o Flickr, não é mesmo? Esses softwares permitem a você guardar e compartilhar fotos, documentos de texto, planilhas e muitos outros arquivos. Porém, em nenhum deles você precisa baixar o sistema para o seu computador. Tudo é feito na nuvem, diretamente na internet. Basta acessar o site do software e fazer o login.

SaaS é exatamente isso. Você pode elaborar planilhas, editar imagens, escrever textos, controlar o fluxo de caixa, atender os clientes e muito mais. Tudo feito diretamente da internet. Igual ao jeito como você usa o Google Drive ou o Gmail. Fácil, rápido e seguro!

Quais exemplos de SaaS existem no mercado?

São vários os exemplos. Desde empresas pequenas até gigantes oferecem softwares como serviço. Leia abaixo as principais opções encontradas no mercado:

São empresas que você conhece, que oferecem produtos de grande capilaridade e que ganharam muito mercado ao aderirem ao modelo SaaS.

Quais as vantagens do modelo de negócio SaaS?

Há diversos benefícios para quem adere ao modelo de negócio SaaS. Seja para o usuário final, seja para a empresa que oferece o produto, essa estratégia tornou-se vital e as vantagens são incontestáveis.

Nesta seção, vamos citar as principais vantagens e os atrativos para você não deixar de abraçar de vez a ideia.

Fácil escalabilidade

Como citado, um dos principais benefícios do modelo SaaS, principalmente para quem vende software, é aumentar o mercado consumidor. Afinal, tudo é feito pela internet.

Se antes você focava na conquista de clientes da sua cidade ou estado, com o SaaS é possível vender para qualquer lugar do Brasil e do mundo. Isso porque você não precisará de uma equipe de instalação in loco no escritório do cliente e nem que o cliente vá até sua loja comprar o programa pessoalmente.

Tudo é feito pela internet. Desde a prospecção, as negociações, a compra, a instalação e a implementação. Com tanta praticidade é muito mais fácil escalar seu produto.

Custos iniciais reduzidos

Quem compra ou adquire um SaaS tem uma vantagem que é insuperável: o custo inicial reduzido. Afinal, os planos para aquisição de SaaS oferecem mensalidades que variam de acordo com o número de usuários e das funcionalidades do programa.

Dessa forma, ninguém precisa desembolsar grandes valores inicialmente. O comum é que os novos usuários comecem a testar o produto com planos mais baratos e, de acordo com a necessidade, adquiram opções mais robustas e caras. Isto é, a tomada de decisão de compra se torna mais fácil, visto que o investimento é reduzido.

O modelo de negócio SaaS também permite que você desista do produto quando quiser. Se o usuário comprou 20 licenças, mas por algum motivo terá que demitir 10 funcionários, basta cancelar algumas licenças do SaaS. Sem burocracia alguma, sem arcar com custos extras.

Alta acessibilidade e mobilidade

O SaaS tem ainda outra vantagem primordial para seus usuários: pode ser acessado de qualquer computador. Por não ficar instalado localmente, o software permite que o usuário acesse o sistema a partir de qualquer desktop, tablet ou smartphone.

Basta ter um dispositivo conectado à internet. Com isso, qualquer pessoa consegue trabalhar de qualquer lugar. O usuário pode até mesmo estar em viagem e utilizar o software como se estivesse no escritório.

Integração simples

Adquirir um SaaS é extremamente simples e objetivo. Para ter um desses funcionando na empresa, o usuário precisa apenas efetuar o pagamento online e ativar a senha. Em seguida, já trabalha normalmente.

Claro que, dependendo do tipo de uso, será necessário integrar com outros produtos e soluções, por exemplo, ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management). Porém, o SaaS costuma oferecer toda a documentação e orientação necessárias para fazer a integração da melhor forma possível.

Posso converter minha empresa ao modelo de negócio SaaS?

Sim, com certeza! Não há limites para o desenvolvimento de Software as a Service. Tudo o que pode ser criado no mundo dos softwares, pode ser elaborado na forma de SaaS. Para isso, é preciso alguns conhecimentos específicos.

Lembre-se de ter em mente que uma empresa de SaaS é responsável por:

  • toda a infraestrutura do sistema, como servidor e data center;
  • manutenção e ampliação da infraestrutura, sempre visando manter o programa funcionando corretamente;
  • dar suporte aos clientes;
  • segurança de dados, incluindo backups e proteção contra invasões e ataques cibernéticos.

O modelo de negócio SaaS é uma revolução que chegou para ficar. Apostar nesse tipo de serviço pode ser uma escolha bem interessante para sua empresa! Aproveite e saiba mais sobre planejamento estratégico, para alavancar todos os resultados que o modelo de negócio SaaS pode te oferecer.

SaaS: está na hora de conhecer esse modelo de negócio
Compartilhar este post

Comentários