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Monetização de apps: quais as opções?

comentamos aqui no blog: a utilização de mobiles tem dado grandes saltos no Brasil e no mundo, e consequentemente, o mercado de apps recebe sua devida atenção e investimentos. Não é para menos que as previsões de download de apps supera o número de oito bilhões 2022, só aqui no Brasil.

Entrar nesse mercado promissor é o objetivo de muitos empreendedores, mas uma etapa muito importante é definir a forma que você vai monetizar o seu app. E não é simples, você deve entender quem é o seu usuário e qual a forma que ele está disposto a gastar no seu app ou se não está disposto.

Para fazer a melhor escolha, é importante que você conheça as opções de monetização de apps. Separamos 5 formas de monetização para te auxiliar nesse momento, confira:

Aplicativos gratuito com anúncio

Se o seu objetivo é um grande volume de usuários, uma opção a ser considerada é a disponibilização gratuita do aplicativo com espaço para anúncios. Disponibilizar espaços para divulgação de anúncios de acordo com o perfil do usuário do seu aplicativo pode gerar uma renda baseada na quantidade de pessoas que acessam seu app diariamente. É importante prestar atenção na experiência do usuário: o anúncio não deve prejudicar sua usabilidade e nem apresentar informações que não sejam interessantes para o público.

Para gerenciar os anúncios, você pode utilizar plataformas especializadas em publicidades de apps (como o Google Admob) ou fazer de maneira independente.

Freemium

O Freemium é um tipo de estratégia (muitos autores defendem que é, inclusive, uma estratégia de marketing) de monetização de apps que utiliza uma versão gratuita de um serviço como isca para clientes com o objetivo de aderirem à versão paga. Você pode oferecer um período de trial do aplicativo (proporcionar um período de teste e depois cobrar a utilização do serviço) ou então oferecer uma versão paga com mais funcionalidades/benefícios que a versão gratuita.

Aplicativo pago

Essa talvez seja a forma mais tradicional de se monetizar um app, que é cobrando um valor ao baixar o programa em questão. Geralmente é utilizada em apps que são mais complexos e não possuem tanta concorrência, e muitas vezes, por marcas já consolidadas no mercado. A formação de preço do aplicativo deve ser estratégica, pois esse tipo de monetização não tem as maiores taxas de download.

Vendas de serviço

Outra forma de monetizar um app é para oferecer algum tipo de serviço, e cobrar uma taxa na utilização desse serviço. É a forma que utiliza-se, por exemplo, no iFood, onde o usuário pode baixar o aplicativo gratuitamente, e só paga uma taxa ao iFood quando faz a compra de algum item oferecido no espaço.

Compras no aplicativo

O último tipo de monetização que falaremos aqui diz respeito às compras feitas dentro do app. Muito utilizado em jogos e aplicativos de venda, você pode obter vantagens ao comprar determinada opção dentro do aplicativo. Um exemplo é comprar boost em jogos para obter melhores resultados.


Nada impede que você utilize uma outra forma de monetização, ou misture mais uma forma, o que importa é entender como o seu cliente consome o valor que você está oferecendo com seu app, e proporcionar a melhor experiência possível para ele.

Aqui na Shift Code, participamos do desenvolvimento de diversos apps, conheça alguns de nossos cases.

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